O novo SUV elétrico da Toyota, o BZ3c, teve mais detalhes divulgados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT). Embora tenha sido apresentado no último Salão do Automóvel de Pequim, China, o modelo ainda tinha algumas informações guardadas para o seu lançamento oficial.
Caso você não saiba, o MIIT é uma das últimas etapas de certificação antes que qualquer veículo seja aprovado para venda na China. Infelizmente para os fabricantes de automóveis, todas as especificações e fotos não lisonjeiras que eles precisam enviar para esse processo são informações públicas na China, o que torna toda a operação basicamente uma central de vazamentos. Parece que o Toyota BZ3c é a mais recente vítima do MIIT.
Nós vimos o BZ3c pessoalmente, embora em sua aparência de conceito de pré-produção pouco velado no Salão do Automóvel de Pequim deste ano. Ao vivo, o BZ3c parecia ser bem proporcionado e estiloso, como se fosse a progressão lógica de uma versão totalmente elétrica do novo e elegante Prius.
Em termos de tamanho, quando vimos o BZ3c ao vivo, ele me pareceu similar ao Prius, mas, na verdade, o BZ3c tem 4,78 metros de comprimento, comparado aos 4,60 metros do Prius atual.
As fotos oficiais divulgadas pelo MIIT não ajudam muito na estética. O carro não sofreu grandes mudanças desde o salão, mas a pintura branca básica, as calotas pouco atraentes e a ausência de vidros escurecidos o fazem parecer pouco impressionante. Além disso, a iluminação forte e a distância focal da câmera das fotos contribuem para o visual sem destaque.
De acordo com o MIIT, o BZ3c será equipado com uma bateria LFP fornecida pela BYD, embora o tamanho da bateria ainda não tenha sido especificado. O motor elétrico também será da BYD, com 200 kW (equivalente a 272 cavalos), tracionando as rodas dianteiras. Este modelo será fabricado na planta da FAW-Toyota em Tianjin, assim como o sedã BZ3, outro elétrico da mesma linha.
Ainda que esse carro seja fruto da colaboração entre FAW, BYD e Toyota, ele parece mais alinhado visualmente aos outros modelos da Toyota. No mesmo evento, a montadora japonesa apresentou uma versão quase final do SUV Toyota BZ3x. Inicialmente, fui enganado ao pensar que o BZ3c era um SUV subcompacto, algo próximo ao Toyota Corolla Cross, posicionado abaixo do BZ4x, que é do tamanho do RAV4.
Ainda não foi confirmada a plataforma do BZ3c, mas se seguir os mesmos moldes do sedã BZ3, é provável que utilize a plataforma e-TNGA, a mesma usada em outros elétricos da Toyota. Isso abre a possibilidade de que o modelo seja lançado fora da China, embora possa enfrentar dificuldades de exportação devido a componentes chineses, como as baterias e motores da BYD, que estão sujeitos a tarifas sobre carros elétricos em alguns mercados.
Contudo, não podemos descartar a possibilidade de que a Toyota encontre uma maneira de produzir uma versão mais acessível do BZ3c para mercados como o Brasil, América do Norte ou Europa. Dado o crescente interesse por SUVs elétricos no Brasil, o BZ3c, com adaptações, poderia se encaixar bem no nosso mercado, especialmente considerando a demanda por veículos elétricos e híbridos.
Com o aumento do interesse do público brasileiro por veículos elétricos, uma eventual chegada do BZ3c pode representar uma interessante opção, ainda mais com o suporte de uma marca como a Toyota, que já possui forte presença no Brasil. Adaptar esse modelo para o mercado brasileiro, seja com motorizações alternativas ou componentes locais, poderia ajudar a contornar algumas barreiras tarifárias e tornar o modelo competitivo em termos de preço.
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