Citroën Basalt é visto em diferentes versões e terá mais itens que Aircross
Modelo com visual definitivo será oficialmente apresentado no próximo dia 2 de agosto
![Citroën Basalt - Flagra na Índia](https://cdn.motor1.com/images/mgl/2NEoMx/s3/citroen-basalt---flagra-na-india.jpg)
A Citroën realiza na Índia os últimos testes de rodagem com protótipos do SUV-cupê Basalt antes da apresentação oficial em agosto. Nos flagras mais recentes, o modelo aparece praticamente sem camuflagem e confirma visual final fiel às linhas antecipadas pelo conceito Vision. O leque de versões será variado e, conforme revelam as fotos, composto até por configurações básicas equipadas com calotas (as mesmas do C3 Aircross Feel).
Em termos de porte, especula-se que o Basalt terá algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros (mesma medida do Aircross). Além do caimento característico de SUVs com pegada cupê, a traseira terá lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico.
![Citroën Basalt - Flagra na Índia](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Citroën Basalt na versão básica com calotas do Aircross Feel
Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross. É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado digital, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.
![Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia
Mecanicamente, o Basalt será equipado com o motor 1.0 turboflex de 130 cv amplamente usado dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo irmão C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008. Outros mercados terão motores 1.6 aspirado e 1.2 turbo de 110 cv.
![Stellantis - Porto Real (RJ)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Stellantis - Porto Real (RJ)
O Brasil e demais mercados da América Latina serão abastecidos pela fábrica de Porto Real (RJ), que já produz C3 e C3 Aircross. A unidade está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos e passará a fabricar, além do Basalt, mais um modelo baseado na arquitetura CMP. Ao que tudo indica, será o Jeep Avenger hoje vendido principalmente na Europa.
Fonte: RushLane
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