Em fevereiro de 2021, a Ford anunciou planos para vender apenas carros elétricos na Europa a partir de 2030. No entanto, a adoção mais lenta do que o esperado de EVs está forçando a empresa a revisar seu plano inicial. A nova estratégia não exclui a venda de veículos com motores de combustão na próxima década, caso haja demanda suficiente.

Automotive News Europe cita o gerente geral da Ford Europa, Martin Sander, dizendo que o motor a combustão poderia sobreviver até a década de 2030: "Se observarmos uma forte demanda, por exemplo, por veículos híbridos plug-in, nós os ofereceremos". Falando em Londres esta semana na cúpula do Financial Times Future of the Car, o chefe admitiu que a demanda por elétricos tem sido "mais branda" do que a estimada originalmente pela Ford.

Ford Explorer EV

A Ford vem se preparando para uma linha de carros de passeio totalmente elétricos nos últimos anos. A produção do Fusion/Mondeo foi encerrada de forma chocante em 4 de abril de 2022, na fábrica de Valência, na Espanha. O EcoSport foi eliminado em dezembro de 2022 da fábrica de Craiova, na Romênia. A empresa também eliminou o Fiesta em 7 de julho de 2023, em sua unidade em Colônia, Alemanha. A minivan S-Max/Galaxy deu adeus em abril de 2023, quando as últimas unidades foram produzidas na fábrica de Almussafes, em Valência.

No próximo ano, o último Focus sairá da linha de montagem em Saarlouis, na Alemanha. No início deste mês, Martin Sander disse à Autocar que a decisão de descontinuar o Focus em 2025 é definitiva. Enquanto isso, a antiga estrela da linha de produção da Ford está em suporte de vida em três estilos de carroceria: hatchback, sedã e perua.

Como a Ford está preenchendo essas lacunas em sua linha europeia dizimada? Uma versão totalmente elétrica do SUV subcompacto Puma está para ser lançada no final deste ano. O Puma Gen-E será montado na fábrica da empresa em Craiova, na Romênia. Um Explorer de emissão zero na plataforma MEB da Volkswagen entrará em produção em junho na fábrica de Colônia.

Na foto, o lançamento do SUV elétrico foi adiado devido à adoção de um novo padrão europeu para veículos elétricos (UN Regulation 100.3/ ECE-R 100.3). Um segundo Ford elétrico na plataforma que serviu de base para veículos como o Volkswagen ID.4 será lançado no próximo mês. Poderá ser um ID.5 com engenharia de emblema, com uma linha de teto mais arrojada e poderá reviver o apelido "Capri".

Os arquirrivais estão fazendo as coisas de forma diferente na Europa. O Grupo Volkswagen ainda tem muitos carros com motor a combustão, pequenos como o Polo e grandes como o Passat ou o Tiguan, além do mais sofisticado Touareg. Da mesma forma, a Stellantis oferece uma infinidade de modelos com motores a combustão, desde um supermini como 208 e Corsa até o 508 liftback/wagon de tamanho médio, com muitos crossovers e SUVs no meio.

Algumas marcas ainda estão vendendo carros do segmento A, com exemplos relevantes como o Toyota Aygo, o Hyundai i10 e o Kia Picanto. A Ford também costumava ter um carro nessa classe, mas o Ka (conhecido na Europa como Ka+) foi descontinuado em setembro de 2019. Sim, mais um modelo foi descontinuado na Europa. A linha dos EUA também foi simplificada, considerando que o Fiesta, o Focus e o Fusion já não existem há muito tempo.

A Ford assumiu um grande risco ao eliminar alguns de seus nomes mais importantes, na esperança de que os veículos elétricos se tornassem populares. A demanda por carros elétricos está esfriando, o que levanta preocupações sobre a aposta feita pela empresa. Os concorrentes não aposentaram seus carros tradicionais, portanto, as pessoas que desejam comprar um veículo movido a gasolina ainda têm muitas opções.

Onde isso deixa a Ford? O Puma e o Kuga (Escape nos EUA) são produtos populares, mas há muitas pessoas interessadas em hatchbacks, sedãs e peruas. Esses clientes terão de procurar em outro lugar.

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