O Cerato está morto. Vida longa ao K4. A Kia substituirá o sedã médio por um novo carro programado para estrear em 27 de março no Salão do Automóvel de Nova York (EUA). Antes disso, o design será revelado daqui a uma semana. Enquanto isso, estes teasers serão tudo o que teremos. Ele já parece muito diferente do modelo anterior, que já tinha um design bem ousado após a reestilização.

O Kia K4 2025 compartilha alguns traços de estilo com o K3 lançado em agosto de 2023 - o K3 é um carro menor e funciona como um substituto do Rio. O sucessor do Cerato será bem diferente de seus antecessor, com faróis caídos que nos lembram um Cadillac. Ajustamos a exposição e o brilho das imagens oficiais para revelar mais detalhes do design do rival do Toyota Corolla. A estranha coluna traseira que vimos em alguns flagras e projeções agora está confirmada.

Kia K4 2025 - Teaser

Os leitores com olhos de águia perceberão que as maçanetas das portas traseiras não estão mais na posição tradicional, pois foram "escondidas" na base da coluna. O que está depois delas é estranho, com uma janela espia de formato estranho que dá a ilusão de estar parcialmente escondida atrás da coluna. É certamente uma abordagem de design não convencional, mas não é uma surpresa, já que a Kia tem sido bastante ousada ultimamente com seu estilo.

O novo K4 parece maior do que o Cerato que está prestes a substituir. Ele é o mais recente de uma longa série de sedãs a adotar uma designação alfanumérica. O K5 costumava ser o Optima, enquanto o Cadenza se tornou o K7 antes de ser substituído pelo K8. O Stinger - que era tecnicamente um liftback - saiu de linha completamente.

É provável que esse próximo sedã tenha uma forte relação com o Hyundai Elantra, que foi reformulado em meados de 2023. O substituto do Cerato deve permanecer acessível no mercado global, considerando que o carro anterior é um dos poucos modelos remanescentes com preço inferior a US$ 20.000 (R$ 99.246) nos EUA.

No Brasil, o Cerato acabou tendo as vendas suspensas indefinidamente em julho do ano passado. O Grupo Gandini, representante oficial da marca no país, havia prometido lançar uma versão do sedã com motor turbo em 2022, o que não aconteceu. O carro estava bem desatualizado, sem a reestilização que foi lançada no mercado global em 2021. Como a empresa disse que era uma situação temporária, quem sabe o Cerato não retorne ao Brasil quando virar o K4.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com