Duramente impactado pelo avanço dos SUVs nos últimos anos, o segmento de sedãs médios acaba de sofrer mais uma baixa no mercado brasileiro. O Kia Cerato, representante da indústria sul-coreana na categoria, se despede do país e deixa de ser oferecido no site oficial da marca.

Contatada por Motor1.com, a Kia do Brasil confirmou a ausência do modelo da página e declarou que, por enquanto, encerrou as vendas do Cerato no mercado nacional. Com isso, as concessionárias da marca passam a comercializar apenas os SUVs Stonic, Niro e Sportage, além da minivan Carnival e do caminhão Bongo.

Kia Cerato 2.0 2020 (Teste BR)

As últimas unidades do Cerato foram vendidas em versão única de acabamento, sempre equipadas com motor 2.0 aspirado flex de 157 cv de potência e 19,2 kgfm de torque com gasolina e 167 cv e 20,6 kgfm de força com etanol. O câmbio não mudava: automático de 6 marchas, com tração dianteira.

+ Kit da China converte Fusca em elétrico pelo equivalente a R$ 10 mil
+ Microcarro elétrico Citroën Ami tem lançamento confirmado no Brasil

As medidas incluíam 4,64 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, além de 520 litros de espaço no porta-malas.

O fim de linha do Cerato no Brasil já era esperado, tendo em vista as vendas fracas e a desatualização do modelo em relação ao mercado internacional. Lá fora, vale pontuar, o Cerato é vendido desde 2021 com visual reestilizado. O facelift inclui dianteira com elementos redesenhados, novas rodas, logotipo atualizado e traseira com lanternas revistas. No interior, acabamento aprimorado e novos revestimentos.

Kia Forte 2022 (Cerato)

Cerato com facelift 

Em julho de 2022, a Kia chegou a anunciar que traria o Cerato com motor turbo ao Brasil, mas os planos nunca se concretizaram. Como a marca alegou que o fim das vendas é temporário, fica aqui a expectativa para que o sedã volte ao país em momento posterior, já com visual atualizado e motorização downsizing. A conferir.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com