As picapes segue puxando o segmento dos comerciais leves para cima, que já contabiliza 68.521 unidades emplacadas no 1º bimestre, um aumento de 35,62% ante o ano passado. E, sem surpreender ninguém, as picapes pequenas ainda são as mais vendidas, com a Fiat Strada liderando com folga. Foram 8.568 unidades emplacadas em fevereiro, o que fez com que mantivesse a 1ª posição também no ranking geral.
A Volkswagen tem obtido um bom resultado com Saveiro, emplacando 4.126 unidades. Ainda é pouco menos da metade que a Strada, mas é uma quantidade consideravelmente alta, ainda mais para um projeto que já se pagou há tempos.
POSIÇÃO
MODELO
UNIDADES (FEVEREIRO/2024)
DIFERENÇA MÊS ANTERIOR
ACUMULADO 2024
1º
Fiat Strada
8.568
6,8%
16.587
2º
Volkswagen Saveiro
4.126
13,6%
7.757
104 Fotos
A Fiat também manteve a liderança no segmento intermediário, com a Toro contabilizando 3.044 unidades em feveiro, o que ainda assim é uma queda de 7,1% em comparação com janeiro. É bem provável que alguns clientes tenham migrado para Ram Rampage (2.101), que cresceu 24,7% e já conquista a segunda posição na categoria, superando a Chevrolet Montana (1.858).
Mesmo que tenha estreado o segmento, a Renault Oroch continua sem chance de subir no pódio, emplacando somente 977 unidades. Só não é a última colocada porque temos a Ford Maverick, importada e por um preço maior que as rivais, o que fez com que emplacasse apenas 232 veículos em fevereiro.
POSIÇÃO
MODELO
UNIDADES (FEVEREIRO/2024)
DIFERENÇA MÊS ANTERIOR
ACUMULADO 2024
1º
Fiat Toro
3.044
-7,1%
6.321
2º
Ram Rampage
2.101
24,7%
3.786
3º
Chevrolet Montana
1.858
3,7%
3.650
4º
Renault Oroch
977
-8,2%
2.041
5º
Ford Maverick
232
75,80%
364
A maioria das fabricantes parou a produção na Argentina ou reduziu o ritmo, exceto pela Toyota, o que ajudou a Hilux a abrir uma boa margem na liderança por ter unidades em estoque. Foram 3.436 unidades em fevereiro e já soma 6.713 veículos em fevereiro, quase o dobro que a Ford Ranger, que está na 2ª colocação no acumulado, mas por uma diferença de somente 19 unidades. A Chevrolet S10 mostrou uma boa reação, sendo a 2ª mais vendida em fevereiro, ainda que esteja prestes a mudar.
A Mitsubishi L200 Triton manteve a 4ª posição, vendendo 889 unidades, mas não está tão tranquila pois a Nissan Frontier emplacou 715 veículos. Esperando a reestilização, a Volkswagen Amarok ficou na lanterna e vendeu 245 unidades. Este mês tivemos as primeiras unidades da Fiat Titano sendo emplacadas, porém são as unidades de test-drive e da frota interna da fabricante, então não podemos considerar como vendas.
POSIÇÃO
MODELO
UNIDADES (FEVEREIRO/2024)
DIFERENÇA MÊS ANTERIOR
ACUMULADO 2024
1º
Toyota Hilux
3.436
4,9%
6.713
2º
Chevrolet S10
2.020
24,7%
3.640
3º
Ford Ranger
1.885
6,3%
3.659
4º
Mitsubishi L200 Triton
889
17,7%
1.644
5º
Nissan Frontier
715
-3,6%
1.457
6º
Volkswagen Amarok
245
-31,8%
604
7º
Fiat Titano
49
----
49
A situação entre as picapes grandes está bem interessante. A Chevrolet Silverado está na liderança no acumulado, com 561 unidades, o que foi um efeito dos pedidos acumulados da pré-venda. Tanto é que caiu 71,6% de janeiro para fevereiro e emplacou 124 unidades no mês passado, o que a coloca na 4ª posição.
Esta movimentação abre dúvidas se a Silverado manterá esta liderança até o final do ano. A Ram 1500 já emplacou 125 unidades em fevereiro, somente 1 veículo a mais, porém mostra uma queda de 33,5% ante janeiro. Ainda temos a Ram Classic com 126 unidades registradas no mês. Por outro lado, a F-150 segue sem pressa para vender e emplacou 31 unidades em fevereiro. A picape da Ford ainda tem o agravante de que receberá uma reestilização este ano, que foi lançada nos EUA no ano passado - como ela vem importada, a mudança será obrigatória.
Como a Ram é a única a vender picapes ainda maiores, tem aproveitado bem e a 3500 emplacou 132 unidades, enquanto a 2500 registrou 90 unidades no mês passado.