As picapes segue puxando o segmento dos comerciais leves para cima, que já contabiliza 68.521 unidades emplacadas no 1º bimestre, um aumento de 35,62% ante o ano passado. E, sem surpreender ninguém, as picapes pequenas ainda são as mais vendidas, com a Fiat Strada liderando com folga. Foram 8.568 unidades emplacadas em fevereiro, o que fez com que mantivesse a 1ª posição também no ranking geral.
A Volkswagen tem obtido um bom resultado com Saveiro, emplacando 4.126 unidades. Ainda é pouco menos da metade que a Strada, mas é uma quantidade consideravelmente alta, ainda mais para um projeto que já se pagou há tempos.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (FEVEREIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Fiat Strada | 8.568 | 6,8% | 16.587 |
2º | Volkswagen Saveiro | 4.126 | 13,6% | 7.757 |
A Fiat também manteve a liderança no segmento intermediário, com a Toro contabilizando 3.044 unidades em feveiro, o que ainda assim é uma queda de 7,1% em comparação com janeiro. É bem provável que alguns clientes tenham migrado para Ram Rampage (2.101), que cresceu 24,7% e já conquista a segunda posição na categoria, superando a Chevrolet Montana (1.858).
Mesmo que tenha estreado o segmento, a Renault Oroch continua sem chance de subir no pódio, emplacando somente 977 unidades. Só não é a última colocada porque temos a Ford Maverick, importada e por um preço maior que as rivais, o que fez com que emplacasse apenas 232 veículos em fevereiro.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (FEVEREIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Fiat Toro | 3.044 | -7,1% | 6.321 |
2º | Ram Rampage | 2.101 | 24,7% | 3.786 |
3º | Chevrolet Montana | 1.858 | 3,7% | 3.650 |
4º | Renault Oroch | 977 | -8,2% | 2.041 |
5º | Ford Maverick | 232 | 75,80% | 364 |
A maioria das fabricantes parou a produção na Argentina ou reduziu o ritmo, exceto pela Toyota, o que ajudou a Hilux a abrir uma boa margem na liderança por ter unidades em estoque. Foram 3.436 unidades em fevereiro e já soma 6.713 veículos em fevereiro, quase o dobro que a Ford Ranger, que está na 2ª colocação no acumulado, mas por uma diferença de somente 19 unidades. A Chevrolet S10 mostrou uma boa reação, sendo a 2ª mais vendida em fevereiro, ainda que esteja prestes a mudar.
A Mitsubishi L200 Triton manteve a 4ª posição, vendendo 889 unidades, mas não está tão tranquila pois a Nissan Frontier emplacou 715 veículos. Esperando a reestilização, a Volkswagen Amarok ficou na lanterna e vendeu 245 unidades. Este mês tivemos as primeiras unidades da Fiat Titano sendo emplacadas, porém são as unidades de test-drive e da frota interna da fabricante, então não podemos considerar como vendas.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (FEVEREIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Toyota Hilux | 3.436 | 4,9% | 6.713 |
2º | Chevrolet S10 | 2.020 | 24,7% | 3.640 |
3º | Ford Ranger | 1.885 | 6,3% | 3.659 |
4º | Mitsubishi L200 Triton | 889 | 17,7% | 1.644 |
5º | Nissan Frontier | 715 | -3,6% | 1.457 |
6º | Volkswagen Amarok | 245 | -31,8% |
604 |
7º | Fiat Titano | 49 | ---- |
49 |
A situação entre as picapes grandes está bem interessante. A Chevrolet Silverado está na liderança no acumulado, com 561 unidades, o que foi um efeito dos pedidos acumulados da pré-venda. Tanto é que caiu 71,6% de janeiro para fevereiro e emplacou 124 unidades no mês passado, o que a coloca na 4ª posição.
Esta movimentação abre dúvidas se a Silverado manterá esta liderança até o final do ano. A Ram 1500 já emplacou 125 unidades em fevereiro, somente 1 veículo a mais, porém mostra uma queda de 33,5% ante janeiro. Ainda temos a Ram Classic com 126 unidades registradas no mês. Por outro lado, a F-150 segue sem pressa para vender e emplacou 31 unidades em fevereiro. A picape da Ford ainda tem o agravante de que receberá uma reestilização este ano, que foi lançada nos EUA no ano passado - como ela vem importada, a mudança será obrigatória.
Como a Ram é a única a vender picapes ainda maiores, tem aproveitado bem e a 3500 emplacou 132 unidades, enquanto a 2500 registrou 90 unidades no mês passado.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (FEVEREIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Ram 3500 | 132 | -1,5% | 266 |
2º | Ram Classic | 126 | -19,2% | 282 |
3º | Ram 1500 | 125 | -33,5% | 313 |
4º | Chevrolet Silverado | 124 | -71,6% | 561 |
5º | Ram 2500 | 90 | -18,2% | 200 |
6º | Jeep Gladiator | 85 | -29,8% | 206 |
7º | Ford F-150 | 31 | 82,4% | 48 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Chevrolet Silverado tem unidades 2023 em oferta com R$ 45.000 de desconto
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Chevrolet Silverado já tem data para ganhar nova geração; saiba quando
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Teste: Chevrolet Silverado High Country mostra como 23 anos evoluem um produto