Apresentado no dia 4 de março de 2004 como prévia do Fiat 500 de nova geração que chegou ao mercado em 2007, o conceito Trepiuno acaba de completar 20 anos de lançamento. Para comemorar a data, a Stellantis acionou a divisão Heritage e criou série especial alusiva ao protótipo. Batizada de Tributo Trepiuno, a novidade toma como base o 500 Hybrid vendido na Europa e conta com certificações especiais.

Assim como o conceito, que foi fortemente inspirado no 500 original de 1957, o Tributo Trepiuno é pintado em um tom especial de branco. Além disso, conta com conjunto de rodas de liga-leve com cinco raios duplos e acabamento brilhante, detalhes em vermelho nas lanternas traseiras e os antigos emblemas da Fiat em azul na grade, porta traseira e tampas das rodas.

Fiat 500 Tributo Trepiuno

No interior, destaque para a combinação única de marrom-avermelhado e branco. O painel é coberto pelos esboços originais do conceito, enquanto os bancos dianteiros com revestimento em couro branco apresentam bordado Trepiuno com emblema XX (algarismos romanos para 20). Os painéis das portas, molduras laterais e encostos dos bancos traseiros são pintados na mesma cor, em referência à cabine do conceito.

Fiat 500 Tributo Trepiuno

O Fiat 500 Tributo Trepiuno faz parte do projeto “Reloaded By Creators” com curadoria do departamento Stellantis Heritage, que recentemente lançou modelos únicos como Alfa Romeo 4C Unica e Fiat Multipla 6×6. Na mesma estratégia, o conceito Trepiuno foi desenhado por Roberto Giolito, hoje chefe da divisão Stellantis Heritage. “A minha ideia foi explorar o design minimalista do 500", disse.

Segundo a Stellantis, cada exemplar produzido (a empresa ainda não especificou a quantidade) será acompanhado de um certificado de autenticidade emitido pela Heritage. Preços serão divulgados posteriormente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com