Substituta da Strada? Conceito revela a nova família Fiat Panda
Nova família de subcompactos da marca terá 5 modelos, incluindo uma picape
Após quatro anos de ausência, o Salão de Genebra reabre hoje suas portas na Suíça. Uma das mostras mais importantes da indústria automotiva mundial será protagonizada pelas grandes novidades dos expositores, como é o caso do Renault 5 E-Tech, mas também pelas montadoras que ficaram de fora.
É o caso da Fiat. A marca do Grupo Stellantis decidiu economizar o "custoso investimento" de Genebra e organizou seu próprio evento em paralelo. Para isso, Olivier François, o executivo francês que comanda a Fiat globalmente, se deslocou para a cidade italiana de Ginevra (na zona de Brescia) e organizou sua própria apresentação em um bar dessa cidadezinha.
Galeria: Novo Fiat Panda: imagens da nova gama de entrada
O plano pode parecer descabido, mas esse é o estilo de François desde que mergulhou com um Fiat 600 em uma piscina de tinta para anunciar que a marca não venderia mais carros cinzas na Europa. A apresentação da Fiat em Ginevra incluiu a revelação de cinco inéditos conceitos. Não apenas protótipos futuristas. François afirmou que os cinco serão colocados à venda entre julho de 2024 e o final de 2027. Ele também acrescentou que serão comercializados na Europa, África e América do Sul, que são hoje os três mercados mais fortes da Fiat em todo o mundo.
O modelo mais chamativo para nossa região é a Panda Pick-up, uma caminhonete do segmento compacto, que será a substituta da atual e bem-sucedida Strada. O mais interessante: François revelou que será utilizada a mesma Plataforma CMP do Grupo Stellantis, que permitirá oferecer versões a gasolina, híbridas e 100% elétricas.
A ideia é que "Panda" se torne quase uma marca independente dentro da gama da Fiat, com uma família de modelos que compartilham plataforma, mecânica, muitos componentes e até um estilo próprio. Os futuros integrantes da família Panda são os seguintes:
Panda Hatchback
A reinterpretacão moderna do clássico Panda: um hatchback para o segmento compacto e de uso urbano, com uma proposta prática e acessível. É o primeiro modelo a ser lançado à venda e estabelecerá as bases da nova "Família Panda". Embora as medidas não tenham sido fornecidas, a Fiat confirmou que será um "Mega-Panda", pois terá um tamanho maior que o Panda atual. Também terá uma posição de condução mais elevada e maior distância do solo.
Panda Picape
A sucessora da atual Strada manterá a proposta de cabine dupla, com quatro portas e capacidade para cinco passageiros, com um espaço de carga prático, embora reduzido. "A Fiat é líder de mercado na América do Sul e a picape Strada é o veículo mais vendido no mercado brasileiro. Olhando para o futuro, a Fiat está confiante de que esse tipo de veículo pode replicar seu sucesso globalmente, inclusive na Europa", informou a marca italiana. "Este veículo mistura o conceito de picape com a funcionalidade de um veículo comercial leve e o conforto de um SUV em um tamanho adequado para ambientes urbanos em todo o mundo", acrescentou a marca.
Panda Fastback
O Fiat Fastback é um sucesso de vendas no Brasil. "Este conceito é fabricado sobre a mesma plataforma modular e apresenta um estilo esportivo. O Fastback é a prova de que a Fiat pode aprimorar seu compromisso sustentável sem abrir mão do desempenho: a dinâmica da silhueta e as características verdadeiramente aerodinâmicas oferecem um menor consumo e um toque de modernidade e juventude que muitos SUVs", informou a marca.
Panda SUV
Eles o definem como "Giga-Panda". É um dos membros maiores da nova família Panda e se apresenta como um veículo familiar: "O conceito SUV da Fiat atende às necessidades finais dos clientes em termos de segurança, versatilidade e design, proporcionando amplitude e robustez às famílias em todo o mundo".
Panda Camper
O último conceito apresentado é o veículo definitivo para tudo, pois apresenta o novo estilo "dolce vita" da Fiat, que propõe "reconectar as pessoas entre si e com a natureza". Este conceito presta homenagem à filosofia "Fun-ctionality" do Panda dos anos 80, lembrando a versatilidade de um carro feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um fiel companheiro de aventuras.
Fonte: Motor1.com Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Fiat Panda, primo do Uno, terá produção suspensa diante das baixas vendas
Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
Stellantis cogita vender Fiat Grande Panda 2025 nos Estados Unidos
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Novo Uno Mille? Fiat Grande Panda 2025 é flagrado na versão básica