A Stellantis contabiliza os números de vendas das 14 montadoras do conglomerado ao longo de 2023 e coloca a Fiat em destaque mais uma vez. A fabricante italiana foi a marca mais vendida do grupo pelo terceiro ano consecutivo e entregou em todo o mundo no ano passado cerca de 1,35 milhão de veículos. O resultado foi 12% superior ao registrado em 2022 e, como nos anos anteriores, teve participação decisiva do Brasil.
Ausente ou pouco expressiva em grandes mercados, como Estados Unidos, China e Índia, a Fiat concentrou suas vendas em quatro regiões-chave: Brasil (onde obteve 21,8% de participação geral), Itália (12,8%), Turquia (15,7%) e Argélia (78,6%). No Brasil, a picape Strada foi o veículo mais vendido da marca (120.600 unidades), enquanto na Itália o domínio foi exercido pelo Panda. Já nos mercados turco e argelino, o modelo Egea/Tipo foi o grande destaque.
Do total de 1,35 milhão de veículos vendidos, o Brasil respondeu sozinho por 475.527 unidades e foi, de longe, o maior mercado global da Fiat. Não à toa, a marca é líder do mercado nacional há três anos seguidos. Na América do Sul, a empresa também é líder e conquistou em 2023 participação de mercado de 14,5%, com mais de 542.000 unidades emplacadas (45.000 carros a mais que em 2022).
Fiat Panda foi líder de mercado na Itália em 2023
Na Europa, a Fiat vendeu mais de 230.000 unidades dos modelos Panda e 500 Hybrid (geração anterior) e dominou o segmento de automóveis urbanos com participação de 44,4%. Ainda na região, a marca conquistou resultados animadores na França, onde vendeu mais de 60.000 unidades e cresceu 7,2% sobre 2022.
A Fiat Professional (que na Europa é uma marca própria) foi líder de mercado em veículos comerciais na Europa com 51.000 emplacamentos, registrando participação de 26,1%. Os modelos Ducato, Doblò e Fiorino ficaram em primeiro lugar nos seus respetivos segmentos, enquanto o Scudo ficou em segundo.
Linha comercial da Fiat Professional na Europa
Falando sobre o futuro, o CEO da Fiat, Olivier François disse que a “segunda temporada” da marca italiana começará em breve. As expectativas para 2024 são as melhores possíveis e estão sendo apoiadas por lançamentos importantes como a nova geração do icônico Panda na Europa e a picape Titano no Brasil. Além disso, o crossover 600 terá seu primeiro ano completo de vendas e inédito modelo elétrico acessível será lançado para competir com rivais chineses.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Latin NCAP: Renault Kardian não alcança nota máxima em segurança
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Nissan pede que revendedores tenham paciência e compreensão diante da crise
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto