Fábrica do Volkswagen T-Cross e Audi Q3 no Brasil completa 25 anos
Planta sediada em São José dos Pinhais (PR) foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999
A fábrica da Volkswagen e da Audi sediada em São José dos Pinhais (PR) completa nesta semana 25 anos de trabalhos. A planta foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 e desde então tem se firmado como uma das principais unidades fabris do grupo no país. Desde o início das atividades, já forma mais de 3 milhões de veículos produzidos, incluindo os modelos Fox, CrossFox, Golf, A3 e outros.
Atualmente, a fábrica é responsável pela produção do SUV T-Cross, por parte da Volkswagen, e dos crossovers Q3 e Q3 Sportback, por parte da Audi. A área construída atual é de 1.300.000 m² e, além do mercado brasileiro, a planta é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 países da América Latina e da África. Recentemente, o T-Cross alcançou a cifra de 80 mil unidades exportadas.
A fábrica adota processos de produção avançados, como solda a laser, e foi uma das primeiras do país a usar tinta à base de água na pintura de automóveis. Há ainda avançado processo de tratamento de efluentes para esgotos convencionais e industriais, amplo uso de iluminação natural tanto nos escritórios quanto nas áreas produtivas, uso racionalizado de energia e de gás natura, e cerca de 300 mil metros quadrados de reflorestamento (incluindo mais de 10 mil araucárias).
O primeiro modelo produzido na planta foi o Audi A3, ainda em 1999. Na sequência, o Fox começou a sair das linhas de montagem em 2003 e o CrossFox em 2005. Outros marcos importantes foram a produção do Golf com plataforma MQB em 2016, Audi Q3 no mesmo ano, T-Cross em 2019 e, mais recentemente, as novas gerações de Q3 e Q3 Sportback em 2022.
Novos Q3 e Q3 Sportback são produzidos em São José dos Pinhais desde 2022
Para 2024, a novidade da fábrica será a produção do T-Cross reestilizado, que já foi apresentado na Europa e chegará ao Brasil nos próximos meses. Por parte da Audi, há planos para produção de uma terceiro modelo a partir de 2026.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:30 Rimac diz que clientes ricos não querem mais superesportivos elétricos
- 11:00 Bentley prepara-se para acabar com motor V8 sem eletrificação
- 09:30 História automotiva: os brasileiros que ensinaram aos chineses como fabricar automóveis
- 08:02 Ford desiste de vender somente carros elétricos na Europa em 2030
- 12:57 Carro da Xiaomi quebra depois de rodar por somente 39 km
- 11:05 Semana Motor1.com: Mobi e Polo 2025, Yaris Cross no Brasil e mais
- 09:30 Coluna do Calmon: Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024
- 08:00 Impressões Ducati Multistrada V4 Rally: esportiva sem medo de terra
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |