Única fábrica da Audi na América do Sul, a planta de São José dos Pinhais (PR) deverá receber investimentos nos próximos anos para abrigar a produção de mais um veículo. Em reunião com executivos da montadora, autoridades do governo do Paraná definiram uma série de ações e estudos para viabilizar novos projetos, incluindo a nacionalização de terceiro modelo na planta.

Hoje, a fábrica paranaense é responsável pela montagem dos SUVs Q3 e Q3 Sportback (versão cupê da linha). A operação é realizada em sistema SKD (Semi Knock Down) através de de kits de componentes importados, que chegam ao Brasil parcialmente desmontados a partir da Hungria. A planta tem capacidade para produzir anualmente cerca de 4.000 unidades.

Fábrica Audi do Brasil - São José dos Pinhais

Tanto o Q3 quanto o Q3 Sportback são equipados com motor 2.0 turbo de 231 cv e 34,7 kgfm de torque, que trabalha sempre com transmissão automática de 8 marchas e tração integral quattro. É um propulsor com bem mais força em relação ao antigo 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm, que acabou sendo aposentado em 2020. Além disso, são os primeiros modelos com tração quattro montados no Brasil.

Já sobre o terceiro modelo a ser produzido, as informações ainda são restritas. A identidade do veículo não foi revelada e mais detalhes serão divulgados apenas quando os planos estiverem mais avançados. De todo modo, é certo que o projeto prevê o início da montagem para 2026.

O esquema SKD provavelmente será mantido, já que a Audi considera o método como mais eficiente para modelos de baixo volume. Desde 2022, vale lembrar, a planta opera com maquinários, tecnologias e infraestrutura logística nos mesmos padrões mundiais da Audi.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com