Em um mês de resultados positivos para os emplacamentos de novos veículos no Brasil, o segmento de sedãs mostrou mais crescimentos expressivos do que quedas nas vendas em abril. O ranking de licenciamentos dessa categoria mostrou poucas mudanças nas posições do ranking, mas diversos crescimentos expressivos e acima da média do mercado.

No segmento de sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus liderou com folga, registrando 7.049 unidades vendidas e um aumento de 76,8% em relação ao mês anterior. Em segundo lugar, o Fiat Cronos teve um desempenho bastante positivo, com 3.403 unidades vendidas e um aumento de 80,6%.

Fiat Cronos 2023

Interessante lembrar que os dois primeiros colocados de abril terão dificuldades em maio. O Onix Plus teve a produção suspensa na fábrica de Gravataí (RS) por conta das enchentes em decorrência da crise climática que está assolando o Rio Grande do Sul. Já o Cronos, o único carro de passeio da Fiat que não é feito no Brasil, também passou por uma paralisação em sua linha de montagem na Argentina e também por conta das chuvas na Região Sul, que está atrapalhando a logística para o país vizinho.

Na terceira posição entre os compactos, o Volkswagen Virtus, apesar de uma queda de 18,6% em suas vendas, ainda figura entre Top 3, com 2.456 unidades vendidas. Na sequência, o Hyundai HB20S e o Toyota Yaris Sedan ocuparam o quarto e quinto lugares, com 2.065 e 1.670 unidades vendidas, respectivamente.

Sedãs compactos em abril

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (ABRIL/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Chevrolet Onix Plus 7.049 76,8% 17.852
Fiat Cronos 3.403 80,6% 9.869
Volkswagen Virtus 2.456 -18,6% 10.381
Hyundai HB20S 2.065 69,1% 7.192
Toyota Yaris Sedan 1.670 15,7% 6.235
Honda City 1.004 5,2% 3.799
Nissan Versa 991 -14,6% 3.977
Renault Logan 675 382,1% 1.096
byd-seal-2024-na-cor-azul---brasil

No segmento de sedãs médios, o Toyota Corolla manteve sua posição como líder, com 3.104 unidades vendidas, embora tenha experimentado uma pequena queda de 2,0%. O BMW Série 3 apresentou um sólido desempenho, com um aumento de 34,2% em suas vendas, totalizando 451 unidades vendidas. Na terceira posição, o Nissan Sentra registrou uma queda de 24,0%, com 380 unidades vendidas. O BYD Seal e o Volkswagen Jetta completaram a lista dos cinco primeiros, com 283 e 274 unidades vendidas, respectivamente. O elétrico chinês chegou a ocupar a vice-liderança da categoria, mas está em queda.

Sedãs médios em abril

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (ABRIL/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Toyota Corolla 3.104 -2,0% 10.913
BMW Série 3 451 34,2% 1.374
Nissan Sentra 380 -24,0% 1.544
BYD Seal 283 -19,1% 1.699
Volkswagen Jetta 274 2,2% 1.043
Honda Civic 145 39,4% 478
Chevrolet Cruze 116 -35,9% 594
Mercedes-Benz Classe C 113 -33,9% 384
Mercedes-Benz CLA 71 20,3% 236
10º Audi A3 Sedan 34 -17,1% 153
11º BMW Série 2 34 17,2% 92
12º Audi A5 24 -38,5% 100
13º BMW Série 4 10 -47,4% 50
14º BMW i4 3 -50,0% 22
15º Caoa Chery Arrizo 6 3 50,0% 22
16º JAC E-JS7 2 -50,0% 9
17º Hyundai Ioniq 0 --------- 3
Porsche Panamera E-Hybrid 2024

No segmento de sedãs grandes, o destaque foi o Porsche Panamera, que liderou com 51 unidades vendidas, representando um aumento significativo de 363,6% em relação ao mês anterior. O Honda Accord, com 13 unidades vendidas e uma queda de -13,3%, ficou em segundo lugar. Na terceira posição, o Audi A4 registrou 10 unidades vendidas e uma redução de -28,6%. Completando a lista dos cinco primeiros, o Lexus ES e o Toyota Camry venderam 8 e 5 unidades, respectivamente.

Sedãs grandes em abril

POSIÇÃO MODELO

UNIDADES

(ABRIL/2024)

DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Porsche Panamera 51 363,6% 114
Honda Accord 13 -13,3% 84
Audi A4 10 -28,6% 39
Lexus ES 8 14,3% 37
Toyota Camry 5 66,7% 19
BMW i7 4 -33,3% 12
Porsche Taycan 3 -70,0% 44
Mercedes-Benz Classe E 2 -71,4% 11
BYD Han 1 -------- 26
10º BMW Série 5 0 -------- 8
Envie seu flagra! flagra@motor1.com