A fábrica da Volkswagen e da Audi sediada em São José dos Pinhais (PR) completa nesta semana 25 anos de trabalhos. A planta foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 e desde então tem se firmado como uma das principais unidades fabris do grupo no país. Desde o início das atividades, já forma mais de 3 milhões de veículos produzidos, incluindo os modelos Fox, CrossFox, Golf, A3 e outros.

Atualmente, a fábrica é responsável pela produção do SUV T-Cross, por parte da Volkswagen, e dos crossovers Q3 e Q3 Sportback, por parte da Audi. A área construída atual é de 1.300.000 m² e, além do mercado brasileiro, a planta é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 países da América Latina e da África. Recentemente, o T-Cross alcançou a cifra de 80 mil unidades exportadas.

Volkswagen T-Cross - Fábrica São José dos Pinhais

A fábrica adota processos de produção avançados, como solda a laser, e foi uma das primeiras do país a usar tinta à base de água na pintura de automóveis. Há ainda avançado processo de tratamento de efluentes para esgotos convencionais e industriais, amplo uso de iluminação natural tanto nos escritórios quanto nas áreas produtivas, uso racionalizado de energia e de gás natura, e cerca de 300 mil metros quadrados de reflorestamento (incluindo mais de 10 mil araucárias).

O primeiro modelo produzido na planta foi o Audi A3, ainda em 1999. Na sequência, o Fox começou a sair das linhas de montagem em 2003 e o CrossFox em 2005. Outros marcos importantes foram a produção do Golf com plataforma MQB em 2016, Audi Q3 no mesmo ano, T-Cross em 2019 e, mais recentemente, as novas gerações de Q3 e Q3 Sportback em 2022.

Fábrica Audi do Brasil - São José dos Pinhais

Novos Q3 e Q3 Sportback são produzidos em São José dos Pinhais desde 2022

Para 2024, a novidade da fábrica será a produção do T-Cross reestilizado, que já foi apresentado na Europa e chegará ao Brasil nos próximos meses. Por parte da Audi, há planos para produção de uma terceiro modelo a partir de 2026.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com