O A3 foi importante para a Audi ganhar volume no Brasil, mas quem realmente se tornou o Audi mais desejado foi o Q3, o SUV compacto premium mostrado no Brasil em 2012 com motor 2.0 turbo de até 211 cv e câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e tração integral. Foi produzido no Brasil de 2016 a 2019, inclusive um tempo com motor 1.4 TSI flex.

Em 2020, a nova geração chega ao Brasil...apenas com motor 1.4 turbo de 150 cv com câmbio de dupla embreagem de 6 marchas e tração dianteira. Os tempos são outros e o cliente Audi, agora em um carro mais caro e procurando sempre mais, não curte a ideia de ter um SUV premium com "motor de VW T-Cross". E pensando que ele se acostumou com um Audi Q3 2.0 turbo no passado, dá para entender a reclamação. 

Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023

RG nacional, motor certo

Tanto que a Audi está tratando essa nova linha do Q3 quase como um relançamento do SUV. Existem alguns outros motivos para isso, como o retorno de sua montagem em São José dos Pinhais (PR), em regime SKD com peças importadas da Hungria, e a estreia da Sportback, versão cupê que estava disponível apenas no RS Q3 até então. 

O mais importante para os clientes, porém, é que o Q3 volta a ter um motor 2.0 turbo com sistema de tração integral quattro, sob demanda. O motor é o EA888, conhecido 2.0 turbo, mas em uma geração mais recente e moderna, com 231 cv e 34,7 kgfm de torque, um belo ganho na comparação com o anterior 1.4 turbo e seus 150 cv e 25,5 kgfm, além do próprio sistema de tração integral sob demanda. 

Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023

O câmbio também é novo. A caixa automática, com conversor de torque, tem 8 marchas e tem pontos positivos e negativos quando o comparamos ao S-Tronic de dupla embreagem. No restante, o Q3 Sportback é basicamente o mesmo carro que conhecemos em 2020, a não ser obviamente pelo caimento da traseira. Plataforma MQB A2, suspensão independente nas 4 rodas, assim como discos ventilados em todas elas, são pontos elogiáveis e conhecidos. 

Toda essa teoria forma um conjunto interessante na prática. Desde a primeira geração, o Audi Q3 se destaca pela dirigibilidade e, com a geração feita sobre a plataforma MQB A2, melhorou consideravelmente isso. Para um SUV que não está em sua versão esportiva, o Q3 Sportback dobra pouco a carroceria nas curvas mais fechadas, apesar de uma tendência a sair de frente quando colocado no limite. Mas quando isso acontece, a tração quattro aciona o eixo traseiro, que trabalha sob demanda, para empurrar o SUV para seu lugar. 

Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023
Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023
Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023

Não é a tocada do RS Q3, mas tem o DNA da Audi. O lado ruim é que ele sofre um pouco nos buracos mais profundos, não chegando ao final de curso de amortecedores, mas perceptível que algumas buchas e borrachas estão trabalhando mais do que gostariam naquele momento. A direção elétrica é direta, se comunica com o motorista de forma satisfatória e leve em manobras. Para o Brasil, a suspensão foi elevada em 18,5 mm na dianteira e 13,5 mm na traseira. 

231 cv que andam, 231 cv que bebem

Motor 2.0 turbo e sistema de tração integral formam uma bela dupla nas arrancadas. Em nosso teste, o Q3 Sportback marcou 7,5 segundos no 0 a 100 km/h, uma melhora considerável na comparação com o Q3 e seu antigo 1.4T (9,9 segundos), além de simplesmente se lançar ao soltar os freios, trabalho da tração. Não é um carro leve, com 1.676 kg em 4,50 metros de comprimento. 

Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023

O Q3 Sportback tem o seletor de modos de condução. No Efficiency, ele privilegia o consumo. O câmbio trabalha em baixas rotações e faz trocas uma sobre a outra de uma forma que pouco se percebe que isso acontece. Suave, a 60 km/h ele já está na sexta marcha e apontando para a sétima, usando o torque em baixas rotações para locomover o SUV de quase 1.700 kg. 

Em alguns momentos, ele parece preguiçoso abaixo das 1.500 rpm pelo turbolag, mas ou afunde um pouco mais o acelerador ou faça reduções pelas aletas no volante e ele acorda. Sem eletrificação, o Q3 Sportback ainda depende do câmbio para responder, principalmente em retomadas em rodovias se estiver neste modo mais econômico de condução. Econômico? Não muito, na verdade. 

Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023
Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023
Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023
Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023

Com gasolina, o Q3 Sportback, no modo Efficiency, marcou 7,7 km/litro na cidade e 12,2 km/litro na estrada, este último ajudado bastante pela oitava marcha que reduz as rotações em velocidade de cruzeiro - a 120 km/h, são 2.000 rpm marcadas no painel. Não são números animadores, mas quando lembramos dos 231 cv, sistema de tração integral (mais pesada e com mais perdas) e 1.700 kg, até que não está longe do esperado, mas a eletrificação já é uma realidade entre os premium.

Q3 de sempre, seja bom ou não tão bom

Na Europa, onde e para quem o Q3 Sportback nasceu, os SUVs compactos são tratados como carros para solteiros, deixando para os médios a proposta familiar. Por isso que o Q3 Sportback, com 4,50 m de comprimento e 2,68 de entre-eixos, priorizou o espaço dianteiro, com grande e confortáveis bancos, e deixou o banco traseiro o suficiente para dois adultos com certo aperto para as pernas. Saída de ar-condicionado garante conforto, mas um túnel central alto prejudica quem precisar levar um quinto elemento.

Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023
Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023
Audi Q3 Sportback Performance Black 2.0T quattro 2023

Até comparado a SUVs compactos generalistas, o Q3 Sportback não é exemplo de espaço no banco traseiro. O Sportback tem trilhos para deslizá-lo, mas serve mais para variar o espaço do porta-malas, que chega aos 530 litros, esse sim um bom ponto dentro do segmento e de seu porte. 

O acabamento é bom, apesar de ter mais plástico rígido que o esperado nesta faixa de preço, principalmente no console central e nas portas, que ao menos é emborrachado. O painel de instrumentos de 10,25" faz par com o sistema multimídia de 8,8", com espelhamento por fios e sem carregador por indução, além de um ar-condicionado de duas zonas. Seu visual remete ao Q8, o maior SUV da Audi, e é um charme que foge da neutralidade.

Mas não espere um carro barato. A Audi diz que os clientes estão procurando mais o Q3 Sportback, mesmo ele custando R$ 315.990 e R$ 339.990 em duas versões, sendo testada a Performance Black, topo. Tem o pacote visual S-Line interno e exterior, rodas de 19", teto-solar, porta-malas elétrico, faróis fullLEDs e outros itens. Como opcional para o Performance Black, o pacote Advanced, de R$ 15 mil, adiciona o piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixas e o sistema de som assinado pela SONOS. 

O Audi Q3 voltou a ser o que sempre gostaram dele, um SUV premium com bom motor e um toque de esportividade tão conhecido da marca. Chega em um momento onde a concorrência já olha a eletrificação, mas não perde seu charme por isso, só o consumo. A carroceria Sportback é a mais procurada nesta nova fase do Q3 e conversa com o estilo mais esportivo de condução. Não é barato, mas é bom. 

Veredito

8.0 / 10

Audi Q3 Sportback 2.0T quattro

Motor dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm3, duplo comando de válvulas variável, injeção direta, turbo, gasolina
Potência e torque 231 cv de 5.000 a 6.000 rpm; 34,7 kgfm de 1.700 a 4.500 rpm
Transmissão automático de 8 marchas; tração integral sob demanda
Suspensão McPherson na dianteira, multilink na traseira; rodas de 19" com pneus 235/50
Comprimento e entre-eixos 4.500 mm; 2.680 mm
Largura 1.843 mm
Altura 1.567 mm
Peso 1.676 kg em ordem de marcha
Capacidades porta-malas: 530 litros; tanque: 62 litros
Preço de entrada R$ 315.990
Preço como testado R$ 354.990 (Performance Black + pacote Advance)
Aceleração 0 a 60 km/h: 3,6; 0 a 80 km/h: 5,4 s; 0 a 100 km/h: 7,5 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 5,6 s; 80 a 120 km/h (em S): 4,5 s
Consumo de combustível cidade: 7,7 km/l; estrada: 12,2 km/l
Envie seu flagra! flagra@motor1.com