A reestilização do Volkswagen Golf é uma das novidades mais aguardadas deste ano. Provavelmente, será a última versão a combustão do hatch alemão, destinada a se tornar 100% elétrica a partir de 2026. Já vimos diversas fotos de flagrantes nos últimos meses, mas faltavam dois detalhes: a primeira foto oficial e a data de estreia. Dúvidas às quais a própria montadora respondeu em poucos dias.

Tudo começou com o primeiro vídeo oficial do Volkswagen Golf 2024, apenas alguns frames contidos no vídeo postado por Thomas Schäfer (CEO da empresa) em seu perfil no LinkedIn. Um vídeo de 2 minutos contendo algumas antecipações. Em seguida, ocorreu a estreia, ainda camuflada, no CES de Las Vegas.

VW Golf GTI Concept (2024)

Agora, sabemos oficialmente quando veremos a versão final: em 24 de janeiro de 2024, para iniciar as celebrações dos 50 anos desde a apresentação da primeira geração. A informação foi compartilhada em uma história do Instagram do responsável pelo design da empresa, Andreas Mindt. O período de pré-venda será aberto no próximo trimestre, com preços ainda a serem divulgados.

Volkswagen Golf 2024, o que já sabemos

O destaque do vídeo de final de dezembro é a frente do Volkswagen Golf 2024, caracterizada por uma nova assinatura luminosa com uma faixa de LED percorrendo toda a frente, interrompida no centro, onde está o logo da Volkswagen (iluminado). Nos lados, as luzes propriamente ditas, têm segmentos envolvendo os faróis para luz baixa e alta. Permanece o olhar franzido da geração atual. Não há outros elementos dignos de nota, mas não esperamos mudanças significativas, uma vez que se trata de uma reestilização e não de uma nova geração.

VW Golf GTI Concept (2024)

Falando do modelo visto na CES, na versão GTI, esperamos mudanças também nos conjuntos óticos traseiros e no interior, onde haverá uma nova tela para a central multimídia semelhante ao visto no novo Passat. Será uma tela destacada no painel e fazendo uso da nova versão de software Mib4, que estreou primeiro na nova geração do Tiguan. De acordo com o que foi declarado pela Volkswagen, o Golf 2024 apresentará também novidades em termos de assistência ao motorista, mas a montadora não entrou em detalhes.

Quanto aos motores do Volkswagen Golf 2024, certamente sabemos apenas que não haverá uma versão elétrica. Como mencionado, para ver um novo Golf totalmente elétrico será necessário esperar mais alguns anos. A estimativa é para 2026, de acordo com o que foi antecipado alguns dias atrás pela Volkswagen.

A gama incluirá quase certamente trens de força híbridos plug-in renovados, com maior potência e autonomia no modo elétrico, acompanhados por sistemas híbridos-leves e motores a gasolina convencionais. Até mesmo o atual propulsor 2.0 turbodiesel poderá sobreviver. Futuramente, ainda chegarão as versões mais potentes GTI e R, para as quais podem haver aumentos de potência.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com