BYD revela primeiras imagens da Shark, sua picape híbrida de 490 cv
Modelo que rivalizará com a Toyota Hilux será apresentada em 14 de maio
As imagens parecem um registro de uma viagem entre amigos, mas na realidade são as primeiras fotos oficiais da BYD Shark. A picape média híbrida da marca chinesa deve ser revelada no próximo dia 14 de maio, chegando como uma nova rival para modelos como a Toyota Hilux e a Ford Ranger, mas se diferenciando pelo conjunto eletrificado.
Apesar de as imagens divulgadas nas redes sociais da BYD mostrarem a nova Shark sem camuflagens, elas ainda não revelaram como ficará a grade da picape nem a tampa da caçamba. Estes itens devem aparecer mesmo só no lançamento oficial. Ainda assim, não deve ser muito diferente dos diversos flagras que já apareceram da picape pelo mundo.
Em uma antecipação divulgada anteriormente, a BYD confirmou o batismo Shark para o modelo e adiantou o slogan do lançamento: "força híbrida, espírito selvagem". Nas imagens publicadas nas redes sociais, a marca afirmou que "de cidades remotas a desertos sem fronteiras, a BYD Shark aguarda suas aventuras sem fim. Com suas robustas capacidades off-road e a tecnologia DMO (sistema híbrido da empresa), deixe a ansiedade de autonomia para trás e saboreie a jornada de exploração".
A ênfase dada à hibridização do conjunto mecânico não é por acaso. Como já antecipado, a Shark será equipada com powertrain formado por motor 1.5 turbo a gasolina de 139 cv associado a dois motores elétricos. Segundo rumores, a potência combinada ficará na casa dos 490 cv. Ao todo, picape terá comprimento na casa dos 5,30 metros e altura de aproximadamente 1,80 metro.
No visual, flagras já revelaram que a dianteira será imponente, quadrada e com o logotipo BYD destacado na grade. A inspiração, claramente, veio do desenho da Ford F-150 e fica evidente no formato dos faróis e até nos LEDs interligados que fazem referência à versão Lightning da picape norte-americana. Outros aspectos importantes são para-choque com apliques plásticos em cores contrastantes, teto alto e colunas retas com pintura em preto.
Na traseira, as lanternas são interligadas no mesmo esquema dos faróis (mais uma referência à F-150 Lightning) e a tampa da caçamba terá o logo tipo BYD estampado na lataria. Finalizam a composição do design rack de teto, santo-antônio e caixas de rodas com revestimento plástico.
Segundo a BYD, a Shark foi desenvolvida com foco no off-road e promete proporcionar uma experiência "revolucionária". As células da bateria serão integrados ao chassi, para reduzir o peso e aumentar a rigidez. Além disso, haverá suspensão independente duplo-A nos dois eixos e a tração 4x4 fornecida pelo dos dois motores elétricos, usando um sistema que avalia as condições em milisegundos e distribui a tração de acordo.
Após apresentação no México, a estreia comercial da picape não deve demorar para acontecer. No Brasil, a própria BYD já confirmou que a Shark será lançada em meados de agosto e concorrerá com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças