Além do novo Explorer EV, já conhecido do público, a Ford trabalha em outro SUV elétrico baseado na plataforma MEB da Volkswagen. Ainda sem nome conhecido (é tratado internamente apenas como "Sport Crossover"), o modelo chegará ao mercado como parte importante do plano estratégico de eletrificação da marca e começará a ser vendido na segunda metade de 2024.

Assim como o Explorer EV, do qual será diretamente derivado, o SUV-cupê terá foco comercial voltado para a Europa e produção concentrada na fábrica de Colônia, na Alemanha. A planta, a título de curiosidade, é a mesma que desde 1979 produzia o compacto Fiesta - descontinuado oficialmente no último dia 7 de julho.

Ford Sport Crossver - Flagra

A receita já vista no Explorer EV será replicada no novo modelo, ou seja, mecânica emprestada da Volkswagen e carroceria de design tipicamente Ford. Como diferencial, o "Sport Crossover" apostará no estilo cupê das linhas e, nas imagens de flagra, já é possível conferir o caimento característico da traseira. Na dianteira, a assinatura luminosa em LEDs será a mesma adiantada pela Ford em teasers (foto abaixo).

Novos SUVs elétricos da Ford

No interior, o crossover deverá repetir a pegada tecnológica do irmão, incluindo tela central de 15 polegadas com formato vertical e sistema de entretimento Ford Sync Move. O quadro de instrumentos digital flutuante exibirá dados de condução e níveis de carga da bateria. Além disso, o pacote tecnológico incluirá pelo menos 12 sensores ultrassônicos, 5 câmeras e 3 dispositivos de radar integrados aos sistemas de assistência ao motorista.

Mecanicamente, são esperados números como 300 cv de potência e até 500 km de autonomia. Rumores indicam ainda versões de tração traseira ou tração nas quatro rodas, além de carregamento rápido DC que permitirá recarga de 10% a 80% em apenas 25 minutos.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com