Apresentada oficialmente no último mês de setembro, a eletrificada Ranger Plug-in Hybrid já tem local e data de produção definidos pela Ford. A gigantesca fábrica de Silverton, na África do Sul, será responsável por produzir a versão e iniciará os trabalhos a partir da segunda metade do ano que vem. A meta é colocar a Ranger híbrida à venda em 2025, atendendo especialmente mercados da Europa e Ásia-Oceania.
“É um orgulho anunciar que a primeira Ranger Plug-in Hybrid será produzida pela nossa incrível equipe na África do Sul”, disse Jim Farley, CEO da Ford. “Atualmente a planta produz e exporta a nova Ranger para mais de 100 mercados globais. Estou entusiasmado por adicionar a Ranger PHEV à programação!", completou.
Ford Ranger Plug-in Hybrid 2025
Os detalhes técnicos da Ranger híbrida, porém, não foram revelados. A Ford segue mantendo mistério sobre as especificações do conjunto, revelando apenas que terá 45 km de autonomia do modo elétrico. Sob o capô, tudo indica que o motor 2.3 turbo a gasolina, da família EcoBoost e que já equipa as variantes normais da picape em diversos mercados, trabalhará associado a um propulsor elétrico e uma pequena bateria.
Sem eletrificação, este motor já entrega 274 cv de potência. Com o auxílio do bloco elétrico, os números serão ainda melhores. A Ford disse ainda que Ranger PHEV terá capacidade de reboque de 3.499 kg, semelhante o resto da linha, e virá equipada com o recurso Pro Power Onboard (sistema de tomadas na caçamba para acessórios e ferramentas).
Visualmente, a Ranger híbrida se diferencia pelas rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo, logotipo PHEV e porta de recarga instalada na lateral da caçamba.
Ford Pro Power Onboard
E no Brasil?
Por aqui, a Ranger chega através da fábrica de Pacheco, na Argentina, que produz a picape para todos os mercados da região. Por enquanto, apenas as versões tradicionais são produzidas na unidade. A Ford promoveu importante modernização nas instalações da planta recentemente, mas ainda não confirmou quando produzirá localmente versões híbridas.
De todo modo, há grande expectativa em torno da eletrificação. A Toyota, que também produz a Hilux na Argentina, já confirmou o lançamento de versões híbridas para breve e a Nissan faz a mesma sinalização para a Frontier.