Relatórios trimestrais para acionistas não são os documentos mais interessantes que se pode ler, mas às vezes contêm algumas informações. Esse é o caso da Ford e seu longo comunicado à imprensa sobre como ela se saiu no terceiro trimestre de 2023. A Ford Blue, a divisão automotiva criada em 2022 e dedicada a veículos com motores de combustão, está "lançando novos derivados de suas marcas icônicas".

Ford Ranger Raptor e o Mustang GTD, que já foram revelados, são mencionados no documento, juntamente com "novas extensões para os nomes Bronco e Maverick". É claro que a Ford não entra em detalhes sobre esses futuros derivados, nem se está se referindo ao Bronco com carroceria sobre chassi e/ou ao Bronco Sport. Ainda não se sabe se esses novos membros serão edições especiais de tiragem limitada e/ou versões permanentes.

Ford Maverick ST (flagra EUA)

Flagras de um protótipo do Maverick com uma pegada mais urbana podem ter antecipado uma versão ST, mas essas imagens já têm um ano e meio. Isso ainda pode acontecer, considerando que a picape pequena é baseada no Focus, um modelo que, infelizmente, está perto de sair de linha. O Focus ST é oferecido na Europa com um motor 2.3 turbo de 280 cv ou um 2.0 turbodiesel de 190 cv.

Até agora não sabemos se existem planos para uma Maverick Raptor, voltada para o uso off-road e posicionada acima da variante Tremor oferecida nos EUA. Também não há informações se teremos uma variante mais potente usando o sistema híbrido com tração nas quatro rodas. Falando em eletrificação, sabemos que uma opção híbrida plug-in não está nos planos, de acordo com o porta-voz da Ford, Mike Levine, em uma entrevista ao Heatmap no início deste ano.

Registrada no início deste ano no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), a marca "Maverick Lobo" poderia sugerir uma nova versão. Não é um nome estranho para a Ford, pois ela já usa o batismo "Lobo" para a F-150 vendida no México.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com