Ao mesmo tempo em que trabalha na renovação do Duster e prepara outras importantes novidades para o segmento de SUVs, a Dacia atua também no desenvolvimento da nova geração do Sandero. O novo modelo substituirá a linhagem que está à venda na Europa desde 2020 (e que nunca chegou ao Brasil) e representará importante salto técnico e estético sobre o carro atual.

O projeto vem sendo tratado com bastante prioridade dentro da Dacia em razão da importância comercial do Sandero para a empresa. Por várias vezes o modelo conquistou o topo do ranking de vendas da Europa, superando rivais consagrados, e o objetivo é manter a competitividade também na nova geração.

Dacia Sandero 2027 - Projeção

Segundo fontes internas, o modelo seguirá com o mesmo porte (algo em torno de 4,10 metros de comprimento), mas mudará completamente no design. Nesse sentido, a nova identidade visual da Dacia será aplicada e deixará o Sandero com linhas mais robustas e arrojadas. A pegada geral será a mesma do conceito Bigster e da nova geração do Duster (já flagrada em testes).

Projeção exclusiva do Motor1.com dá ideia geral de como ficará o carro. Na dianteira, por exemplo, o conjunto de grade e faróis será semelhante ao do Manifesto Concept. O logotipo da Dacia, recentemente renovado, será destacada e ganhará iluminação própria em algumas versões. Para ganhar aspecto de musculatura, a carroceria terá linha de cintura mais alta e molduras bem marcadas nas caixas-de-roda.

A plataforma CMF-B será atualizada e, pela primeira vez, o Sandero terá uma variante puramente elétrica. Neste último caso, será adotada a arquitetura CMF-B EV dos futuros compactos da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, incluindo os novos Renault 4, Renault 5 e Nissan Micra.

Dacia Sandero 2023 - Avaliação

Dacia Sandero atual

Para mater o chamariz de preços baixos, o Sandero elétrico abrirá mão de alguns recursos na comparação com os irmão de grupo. A bateria, por exemplo, será menor e a autonomia ficará entre 300 e 350 km. A informação foi adiantada pelo CEO da Dacia, Denis Le Vot, que disse: "o Sandero EV percorrerá distâncias mais curtas e terá tempos de recarga mais longos do que seus concorrentes".

A expectativa é oferecer o Sandero por cerca de 25.000 ou 27.000 euros, abaixo da média dos rivais. O lançamento é aguardado para 2027, com foco nos mercados da Europa. No Brasil, a próxima estreia nacional da Renault será inédito SUV compacto desenvolvido a partir da atual geração do Sandero Stepway europeu.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com