À venda no mercado internacional desde 2017 e no Brasil desde 2020, a atual geração do Duster caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O desenvolvimento de um modelo totalmente novo já foi iniciado pela Dacia na Europa e detalhes a respeito do projeto aos poucos vão se tornando conhecidos.

É o caso destas imagens, que pela primeira vez revelam protótipos da nova geração rodando em testes com carroceria final. As fotos foram captadas na Europa e desde já adiantam que o Duster 2024 terá design inspirado no conceito Bigster. A promessa é de reformulação total e implementação das maiores mudanças técnicas e dinâmicas já vistas na história do modelo.

Galeria: Novo Duster 2024 - Flagra

Para começar, a atual plataforma B0, herdada ainda da primeira geração, será finalmente aposentada. No lugar, entrará a nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault, já usada nas novas gerações europeias de Logan e Sandero. A base será responsável por proporcionar todos os avanços esperados, além de abrir caminho para a eletrificação. Dessa forma, o Duster de nova geração já nascerá compatível com propulsão híbrida e até elétrica.

Executivos da Dacia já adiantam que o consumidor deve esperar da próxima linhagem do Duster mudanças em aspectos como condução e dirigibilidade, além de modernidade, porte e NVH (sigla em inglês para ruído, vibração e aspereza).

Em termos de estilo, fica clara a inspiração no Bigster Concept. Haverá caixas de roda alargadas, para-lamas quadrados, faróis e grades integrados e perfil ainda mais off-road. A ideia será manter o aspecto de robustez e resistência que sempre rendeu boa fama ao Duster.

Dacia Bigster concept

Bigster Concept emprestará design ao Duster

A versão 4x4, que sempre fez parte do portfólio, será mantida na nova geração com avanços importantes em eletrificação. Segundo fontes internas, o novo Duster 4x4 será híbrido e equipado com dois motores: o tradicional posicionado na dianteira e um inédito propulsor elétrico instalado no eixo traseiro, responsável por acionar as rodas em situações de baixa aderência e terrenos difíceis.

A data exata do lançamento ainda não foi confirmada, mas todas as especulações apontam para 2024. Assim como acontece hoje, o modelo será vendido na Europa como Dacia e chegará ao Brasil e à Índia como Renault.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com