Com a sua menor participação na composição global do mercado desde abril do ano passado (41,82%), as vendas diretas representaram 43,54% dos 179.691 automóveis e comerciais leves emplacados em junho. Com 28,89% de participação, a Fiat chegou à sua 34ª liderança consecutiva. Volkswagen (19,00%) e Chevrolet (17,62%) completaram o pódio, com Jeep (9,27%) e Toyota (6,49%) repetindo as posições de maio.
Terceiro colocado entre os automóveis no mês anterior, o Chevrolet Onix Plus (3.956) assumiu a posição de honra com quase 2/3 do seu total de emplacamentos. O VW Polo (3.624), nº 1 em maio, ficou muito próximo, com o VW T-Cross (3.431) completando o pódio como líder entre os SUVs e crossovers. O segmento ainda teve no top 5 a presença dos Jeep Compass (3.364) e Renegade (3.076).
Da 6ª à 8ª posições, tivemos somente modelos da Fiat: Argo (3.050), Cronos (3.031) e Mobi (2.810). Onix (2.806) e Tracker (2.085), outros dois representantes da Chevrolet no pelotão de cima, completaram o top 10. Em mês fraco na modalidade, o Hyundai HB20 (339) concentrou quase 95% de seus registros no varejo. Cinco modelos, por sua vez, tiveram 100% de dependência: o GWM Haval H6 (969), os Volvo XC60 (392), XC40 (119) e XC90 (88) e o Nissan Leaf (56).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.23 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.956 |
61,63% |
6.419 |
2º |
VW POLO |
3.624 |
36,43% |
9.949 |
3º |
VW T-CROSS |
3.431 |
47,23% |
7.264 |
4º |
JEEP COMPASS |
3.364 |
77,55% |
4.338 |
5º |
JEEP RENEGADE |
3.076 |
75,32% |
4.084 |
6º |
FIAT ARGO |
3.050 |
45,21% |
6.747 |
7º |
FIAT CRONOS |
3.031 |
61,00% |
4.969 |
8º |
FIAT MOBI |
2.810 |
40,75% |
6.895 |
9º |
CHEVROLET ONIX |
2.806 |
33,97% |
8.261 |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
2.085 |
42,06% |
4.957 |
11º |
VW NIVUS |
1.664 |
44,36% |
3.751 |
12º |
RENAULT KWID |
1.483 |
25,00% |
5.933 |
13º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.285 |
66,24% |
1.940 |
14º |
NISSAN KICKS |
1.102 |
31,73% |
3.473 |
15º |
CHEVROLET SPIN |
1.060 |
70,20% |
1.510 |
16º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
982 |
75,89% |
1.294 |
17º |
GWM HAVAL H6 |
969 |
100,00% |
969 |
18º |
TOYOTA COROLLA |
959 |
25,57% |
3.751 |
19º |
CITROËN C3 |
847 |
28,91% |
2.930 |
20º |
RENAULT DUSTER |
843 |
56,65% |
1.488 |
21º |
JEEP COMMANDER |
802 |
59,94% |
1.338 |
22º |
PEUGEOT 208 |
764 |
28,11% |
2.718 |
23º |
FIAT PULSE |
742 |
16,86% |
4.401 |
24º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
703 |
20,94% |
3.357 |
25º |
FIAT FASTBACK |
677 |
20,01% |
3.384 |
26º |
VW TAOS |
590 |
55,19% |
1.069 |
27º |
VW VIRTUS |
588 |
26,87% |
2.188 |
28º |
HONDA HR-V |
563 |
11,70% |
4.810 |
29º |
RENAULT LOGAN |
469 |
99,15% |
473 |
30º |
VOLVO XC60 |
392 |
100,00% |
392 |
31º |
NISSAN VERSA |
364 |
43,23% |
842 |
32º |
HYUNDAI HB20 |
339 |
5,28% |
6.420 |
33º |
RENAULT SANDERO |
331 |
32,97% |
1.004 |
34º |
HYUNDAI CRETA |
306 |
6,66% |
4.597 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
193 |
28,51% |
677 |
36º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
183 |
11,65% |
1.571 |
37º |
AUDI Q5 |
181 |
83,41% |
217 |
38º |
NISSAN SENTRA |
147 |
36,03% |
408 |
39º |
HYUNDAI HB20S |
125 |
8,97% |
1.393 |
40º |
VOLVO XC40 |
119 |
100,00% |
119 |
41º |
CHEVROLET EQUINOX |
107 |
32,92% |
325 |
42º |
AUDI A3 SEDAN |
92 |
86,79% |
106 |
43º |
VOLVO XC90 |
88 |
100,00% |
88 |
44º |
HONDA CITY |
77 |
7,26% |
1.060 |
45º |
AUDI Q3 |
70 |
56,45% |
124 |
46º |
HONDA CITY HATCH |
69 |
8,72% |
791 |
47º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
63 |
75,00% |
84 |
48º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
63 |
13,79% |
457 |
49º |
FORD TERRITORY |
61 |
58,65% |
104 |
50º |
NISSAN LEAF |
56 |
100,00% |
56 |
Na disputa entre os comerciais, a Fiat manteve a liderança com a Strada (6.475), mas desta vez sem dobradinha: com aproximadamente 800 unidades a mais do que a Toro (3.615), a VW Saveiro (4.460) assumiu a 2ª posição. Com crescimento nas vendas, a Fiat Fiorino (2.006) desalojou a Chevrolet Montana (1.514) do top 5. Nº 1 no varejo, a Toyota Hilux (1.104) teve menos de 30% de suas unidades nas vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.23 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
6.475 |
71,89% |
9.007 |
2º |
VW SAVEIRO |
4.460 |
96,16% |
4.638 |
3º |
FIAT TORO |
3.615 |
81,95% |
4.411 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.147 |
88,14% |
2.436 |
5º |
FIAT FIORINO |
2.006 |
88,18% |
2.275 |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
1.514 |
51,20% |
2.957 |
7º |
TOYOTA HILUX |
1.104 |
29,58% |
3.732 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
747 |
78,22% |
955 |
9º |
RENAULT MASTER |
686 |
73,68% |
931 |
10º |
RENAULT OROCH |
558 |
76,44% |
730 |
11º |
MITSUBISHI L200 |
538 |
55,75% |
965 |
12º |
VW AMAROK |
501 |
79,52% |
630 |
13º |
FORD RANGER |
361 |
25,33% |
1.425 |
14º |
FIAT SCUDO |
181 |
63,29% |
286 |
15º |
RAM 1500 |
181 |
72,98% |
248 |
16º |
FORD F150 |
167 |
96,53% |
173 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
118 |
75,16% |
157 |
18º |
RAM CLASSIC |
63 |
41,18% |
153 |
19º |
FORD TRANSIT |
49 |
42,98% |
114 |
20º |
PEUGEOT EXPERT |
49 |
41,88% |
117 |
21º |
FORD MAVERICK |
48 |
28,40% |
169 |
22º |
RAM 3500 |
44 |
25,29% |
174 |
23º |
VW / MAN EXPRESS |
26 |
17,45% |
149 |
24º |
CITROËN JUMPY |
24 |
26,09% |
92 |
25º |
RAM 2500 |
16 |
48,48% |
33 |
26º |
FIAT DUCATO |
14 |
82,35% |
17 |
27º |
RAM RAMPAGE |
13 |
100,00% |
13 |
28º |
JEEP GLADIATOR |
7 |
50,00% |
14 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
5 |
33,33% |
15 |
30º |
MARCOPOLO VOLARE |
4 |
100,00% |
4 |
31º |
CITROËN JUMPER |
2 |
20,00% |
10 |
32º |
HYUNDAI HR |
2 |
6,25% |
32 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Chevrolet faz investimento bilionário para inédito SUV e novo Onix
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Sedãs em junho: Chevrolet Onix Plus lidera com folga entre os compactos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Chevrolet Onix volta a ser produzido após paralisação por enchentes no RS