Paralisada desde o dia 2 de maio em razão das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, a produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus foi novamente retomada no início da semana. De acordo com o sindicato local dos metalúrgicos, as atividades na fábrica Gravataí voltaram em regime de turno único e envolvem aproximadamente 1.000 funcionários.

Posteriormente, com o avanço dos trabalhos de reabertura de estradas e vias no estado, o segundo turno de produção também será retomado. A expectativa é buscar normalizar as operações até o final da próxima semana.

Fábrica GM - Gravataí (RS)

Além da fábrica da Chevrolet, a situação de calamidade do estado tem afetado diversos outros integrantes da cadeia automotiva. Além de veículos, o Rio Grande do Sul produz peças para fábricas instaladas em outras regiões do Brasil, o que tem causado preocupações sobre desabastecimento. O estado concentra fornecedores de freios e implementos rodoviários para caminhões e ônibus.

Fábrica da Volkswagen Brasil - Taubaté - Produção do Polo

A Volkswagen, por exemplo, tem diversos fornecedores instalados no estado com produção comprometida e confirmou recentemente que estudar importar peças da China para abastecer suas fábricas de São Paulo. A planta de Taubaté, por exemplo, produz o compacto Polo, incluindo a versão Track, e terá atividades suspensas por 10 dias. Já a fábrica de motores de São Carlos ficará parada por 11 dias.

Comparativo VW Polo Highline vs. Chevrolet Onix Premier vs. Hyundai HB20 Platinum Plus vs. Honda City Hatch Touring

Vendas do Onix caíram mais de 30% na primeira quinzena de maio

Do ponto de vista de vendas, a catástrofe climática também tem gerado consequências significativas. O estado gaúcho comercializa mensalmente algo em torno de 10.000 unidades, mas as vendas caíram para zero desde o dia 7 de maio. Ao todo, o Rio Grande do Sul é responsável por de 5% das vendas nacionais de veículos e deixará de comercializar 12.000 unidades nos próximos dois meses.

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