A Alemanha comemorou mais um mês de crescimento nas vendas de veículos 0 km, o 4º consecutivo. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, as 246.966 unidades registradas em maio representaram um avanço de pouco mais de 19% na comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado, de 1.116.731 unidades, já é 10,2% superior ao de 2022.
Com 43.831 unidades, a Volkswagen manteve uma confortável liderança, mas foi a única do top 5 a perder participação de mercado nos últimos doze meses. Vice, a Mercedes-Benz (27.911) chegou ao 5º mês seguido acima dos 10% de market share. O destaque do mês foi a BMW (27.489), que atingiu sua melhor participação (11,1%) desde setembro de 2018, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Ford (10.913) e Opel (10.405) foram as únicas do top 10 em baixa.
POS. | MARCA | MAI.2023 | % MERCADO 2023 | MAI.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW | 43.831 | 17,7% | 38.782 | 18,7% | 13,0% |
2º | MERCEDES-BENZ | 27.911 | 11,3% | 18.008 | 8,7% | 55,0% |
3º | BMW | 27.489 | 11,1% | 17.158 | 8,3% | 60,2% |
4º | AUDI | 22.143 | 9,0% | 16.287 | 7,9% | 36,0% |
5º | SKODA | 13.157 | 5,3% | 10.645 | 5,1% | 23,6% |
6º | SEAT | 11.434 | 4,6% | 9.510 | 4,6% | 20,2% |
7º | FORD | 10.913 | 4,4% | 12.153 | 5,9% | -10,2% |
8º | OPEL | 10.405 | 4,2% | 13.057 | 6,3% | -20,3% |
9º | HYUNDAI | 9.341 | 3,8% | 8.503 | 4,1% | 9,9% |
10º | KIA | 6.684 | 2,7% | 6.582 | 3,2% | 1,5% |
11º | TOYOTA | 5.768 | 2,3% | 6.516 | 3,1% | -11,5% |
12º | DACIA | 5.658 | 2,3% | 3.620 | 1,7% | 56,3% |
13º | FIAT | 5.650 | 2,3% | 6.833 | 3,3% | -17,3% |
14º | RENAULT | 5.287 | 2,1% | 5.979 | 2,9% | -11,6% |
15º | TESLA | 5.265 | 2,1% | 293 | 0,1% | 1696,9% |
16º | MINI | 3.788 | 1,5% | 3.473 | 1,7% | 9,1% |
17º | CITROËN | 3.700 | 1,5% | 4.136 | 2,0% | -10,5% |
18º | PEUGEOT | 3.521 | 1,4% | 3.183 | 1,5% | 10,6% |
19º | MAZDA | 3.279 | 1,3% | 1.950 | 0,9% | 68,2% |
20º | VOLVO | 3.091 | 1,3% | 2.775 | 1,3% | 11,4% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 246.966 | 100,0% | 207.199 | 100,0% | 19,2% | |
ACUMULADO | 1.116.731 | 100,0% | 1.013.417 | 100,0% | 10,2% |
Na disputa entre os modelos, a VW não deu chances às rivais e emplacou os três mais vendidos. Com 6.035 unidades, o T-Roc conquistou apenas a sua 4ª liderança – as demais foram em outubro/21, agosto/22 e março/23 – e reduziu para pouco mais de 2 mil unidades a sua desvantagem no acumulado do ano em relação ao Golf (5.436), 3º em maio. Dobrando as vendas de 2022, o Tiguan (5.641) foi o 2º colocado.
Com 100% de avanço no período, o Mercedes-Benz Classe C (5.221) aparece na 4ª posição, bem perto de entrar no pódio. Preferido em abril, o Opel Corsa (4.434) caiu para 5º. Em seu 1º top 10 no ano, o BMW Série 3 emplacou 4.406 unidades. Quarto colocado no acumulado de 2023, o Tesla Model Y (4.240) garantiu a presença de dois elétricos no pelotão de cima – o outro foi o VW ID.4 (3.720), que ainda não havia figurado entre os dez primeiros nesse ano.
POS. | MODELO | MAI.2023 | % MERCADO 2023 | MAI.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW T-ROC | 6.035 | 2,4% | 5.273 | 2,5% | 14,5% |
2º | VW TIGUAN | 5.641 | 2,3% | 2.800 | 1,4% | 101,5% |
3º | VW GOLF | 5.436 | 2,2% | 6.197 | 3,0% | -12,3% |
4º | MERCEDES CLASSE C | 5.221 | 2,1% | 2.605 | 1,3% | 100,4% |
5º | OPEL CORSA | 4.434 | 1,8% | 5.102 | 2,5% | -13,1% |
6º | BMW SÉRIE 3 | 4.406 | 1,8% | 2.859 | 1,4% | 54,1% |
7º | VW PASSAT | 4.384 | 1,8% | 3.944 | 1,9% | 11,2% |
8º | TESLA MODEL Y | 4.240 | 1,7% | 112 | 0,1% | 3685,7% |
9º | MINI | 3.788 | 1,5% | 3.473 | 1,7% | 9,1% |
10º | VW ID.4 | 3.720 | 1,5% | 1.849 | 0,9% | 101,2% |
11º | BMW SÉRIE 4 | 3.718 | 1,5% | 1.248 | 0,6% | 197,9% |
12º | BMW X1 | 3.596 | 1,5% | 1.873 | 0,9% | 92,0% |
13º | SKODA OCTAVIA | 3.250 | 1,3% | 1.480 | 0,7% | 119,6% |
14º | MERCEDES GLC | 3.245 | 1,3% | 1.955 | 0,9% | 66,0% |
15º | AUDI A6 | 3.188 | 1,3% | 1.278 | 0,6% | 149,5% |
16º | AUDI A3 | 3.103 | 1,3% | 2.444 | 1,2% | 27,0% |
17º | CUPRA FORMENTOR | 2.872 | 1,2% | 2.562 | 1,2% | 12,1% |
18º | FIAT 500 | 2.818 | 1,1% | 3.503 | 1,7% | -19,6% |
19º | AUDI A4 | 2.772 | 1,1% | 1.483 | 0,7% | 86,9% |
20º | VW T-CROSS | 2.756 | 1,1% | 3.309 | 1,6% | -16,7% |
21º | BMW X3 | 2.716 | 1,1% | 2.548 | 1,2% | 6,6% |
22º | VW TRANSPORTER | 2.685 | 1,1% | 3.369 | 1,6% | -20,3% |
23º | BMW SÉRIE 2 | 2.588 | 1,0% | 1.239 | 0,6% | 108,9% |
24º | FIAT DUCATO | 2.514 | 1,0% | 3.038 | 1,5% | -17,2% |
25º | MERCEDES CLASSE E | 2.486 | 1,0% | 2.513 | 1,2% | -1,1% |
26º | BMW SÉRIE 5 | 2.479 | 1,0% | 1.289 | 0,6% | 92,3% |
27º | MERCEDES CLASSE A | 2.456 | 1,0% | 1.147 | 0,6% | 114,1% |
28º | BMW SÉRIE 1 | 2.351 | 1,0% | 1.846 | 0,9% | 27,4% |
29º | FORD KUGA | 2.311 | 0,9% | 3.484 | 1,7% | -33,7% |
30º | AUDI Q5 | 2.274 | 0,9% | 2.169 | 1,0% | 4,8% |
31º | FORD TRANSIT | 2.264 | 0,9% | 2.113 | 1,0% | 7,1% |
32º | DACIA SANDERO | 2.244 | 0,9% | 752 | 0,4% | 198,4% |
33º | MERCEDES CLASSE V | 2.239 | 0,9% | 1.806 | 0,9% | 24,0% |
34º | AUDI Q2 | 2.222 | 0,9% | 1.009 | 0,5% | 120,2% |
35º | HYUNDAI KONA | 2.217 | 0,9% | 2.027 | 1,0% | 9,4% |
36º | VW ID.3 | 2.185 | 0,9% | 1.356 | 0,7% | 61,1% |
37º | FORD PUMA | 2.155 | 0,9% | 2.215 | 1,1% | -2,7% |
38º | MERCEDES GLA | 2.151 | 0,9% | 1.027 | 0,5% | 109,4% |
39º | SEAT LEON | 2.122 | 0,9% | 2.827 | 1,4% | -24,9% |
40º | MERCEDES CLA | 2.057 | 0,8% | 794 | 0,4% | 159,1% |
41º | TOYOTA YARIS | 2.000 | 0,8% | 2.550 | 1,2% | -21,6% |
42º | SKODA KODIAQ | 1.995 | 0,8% | 1.382 | 0,7% | 44,4% |
43º | FORD FOCUS | 1.966 | 0,8% | 1.480 | 0,7% | 32,8% |
44º | SEAT ATECA | 1.951 | 0,8% | 1.159 | 0,6% | 68,3% |
45º | VW POLO | 1.914 | 0,8% | 2.759 | 1,3% | -30,6% |
46º | HYUNDAI TUCSON | 1.830 | 0,7% | 1.335 | 0,6% | 37,1% |
47º | VW UP | 1.823 | 0,7% | 2.223 | 1,1% | -18,0% |
48º | KIA SPORTAGE | 1.729 | 0,7% | 1.838 | 0,9% | -5,9% |
49º | OPEL MOKKA | 1.722 | 0,7% | 1.761 | 0,8% | -2,2% |
50º | BMW X5 | 1.721 | 0,7% | 1.279 | 0,6% | 34,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog