A reestilização do Volkswagen Golf fará sua estreia oficial em 2024. Como de costume, trará uma mudança visual tanto por dentro quanto por fora. Só que irá um pouco além disso, fazendo uma alteração que irá deixar muitos entusiastas tristes: o câmbio manual deixará de ser oferecido por completo.

É uma consequência das regras de emissões do Euro 7, que determina uma redução nosdióxido de carbono gerado pelos carros com motores a combustão. E, segundo a Volkswagen, o Golf GTI com câmbio manual emite 162 kg/km de CO2, enquanto o automático emite 160 g/km. É uma diferença pequena, mas o suficiente para que afete a cota de emissões da empresa.

Galeria: Flagra: VW Golf 2024 com facelift

Por esse motivo, entre outros, a legislação Euro 7 tem enfrentado críticas significativas das fabricantes. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, chamou os novos padrões de "inúteis" porque eles terão um impacto negativo sobre os preços dos carros e não oferecem nenhum benefício ao cliente ou ao meio ambiente. A Volkswagen também foi crítica, dizendo que interromperia a produção de alguns modelos ou descontinuaria outros, como o Skoda Fabia e o Volkswagen Polo.

De acordo com a revista Autocar, esta decisão afetará todas as versões do Golf, não apenas a GTI. Se isto after mais fabricantes, pode acelerar o fim do câmbio manual, que há não tem um futuro promissor. Os carros elétricos não precisam deles, exceto se a fabricante tiver uma ideia diferente, como a Toyota tem planejado por seu primeiro esportivo elétrico. Outras marcas estão deixando de oferecer o pedal de embreagem em seus esportivos, dizendo que não há procura o suficiente para justificar sua produção.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com