Quando se chega ao sucesso, como fazer para aproveitá-lo? Se faz um sucesso atrás do outro, sem parar. Nesse sentido, o Tiguan é esse caso para a Volkswagen desde 2007. Já foram vendidos 8 milhões de Tiguan no mundo todo até o momento. Será que a nova edição conseguirá acompanhar este ritmo? Nós o dirigimos e descobrimos se será possível.

As fotos divulgadas pela marca ainda mostram o novo VW Tiguan camuflado, mas já tivemos acesso ao veículo pronto. Uma coisa podemos revelar: permanece fiel ao seu design, com a dianteira que lembra um pouco o ID.4 e ID.5. Na traseira, as lanternas invadem um pouco mais as laterais e formam uma faixa contínua.

VW Tiguan (2023) Covered Drive
VW Tiguan (2023) Covered Drive

Um pouco mais de paciência, por favor

Como de costume em Wolfsburg, a evolução em vez de revolução. A revelação completa acontece em agosto, mas o lançamento comercial, na Alemanha, acontece apenas no primeiro trimestre de 2024. 

O Tiguan será o primeiro modelo na base MQB a ser lançado com o recém-desenvolvido "IQ.LIGHT", os faróis Matrix HD. O sistema de iluminação interativa também foi desenvolvido em paralelo para o Touareg recentemente reestilizado, de modo que ambos os SUVs compartilham o design básico dos faróis. Eles estarão disponíveis como item de série nas versões superiores do Tiguan e do Touareg.

Tela grande e seletor de marchas no estilo ID.

O que se destaca no interior? A digitalização no estilo do VW Golf MK8, mas muito melhor. Já ouviram as reclamações dos clientes do Golf com relação ao valor, ao acabamento, à operação e ao software escasso. Como no novo ID.7, a tela central sensível ao toque é de até 15" (12,9" de série), mas tem controles retroiluminados para a climatização. Particularmente bom, no console central está um grande botão giratório analógico.

2024 VW Tiguan

Mais precisamente, o novo Driving Experience Switch (FES) com uma pequena tela OLED. A partir de agora, esse botão pode ser usado não apenas para definir os modos de condução ou os programas do sistema de tração integral, mas também o volume e luz ambiente. Falando em analógico, no volante há botões clássicos em vez dos sensíveis ao toque.

Em geral, os materiais usados no interior são de alta qualidade, embora ainda estejamos lidando com veículos pré-produção. O console central também oferece mais espaço para armazenamento, já que o seletor de marchas agora é por meio de uma alavanca na coluna de direção à direita do volante, semelhante aos modelos ID.: gire para frente para dirigir para a frente, gire para trás para dar ré, pressione lateralmente para ativar o freio de estacionamento. Além disso, há uma nova alavanca multifuncional da coluna de direção para as funções de setas e do limpador de para-brisa no lado esquerdo.

VW Tiguan (2023) Covered Drive

O novo Tiguan e o novo Passat Variant, ambos a serem revelados antes do final de 2023, compartilham um DNA em comum: a Modularen Querbaukasten em sua mais recente evolução, ou a plataforma MQB evo, para abreviar.

Dimensões novo vs. antigo

O novo Tiguan é 32 mm maior em comprimento (4.551 mm), mas com um aumento de 5 mm, ficou pouco mais alto (1.640 mm) do que seu antecessor. A largura (1.939 mm) e a distância entre eixos (2.681 mm) permanecem iguais. Embora o SUV seja apenas um pouco mais longo, a capacidade do porta-malas aumentou em 33 litros para 648 litros quando carregado na altura dos encostos do banco traseiro.

VW Tiguan (2023) Covered Drive

O espaço para a cabeça melhorou em 9 mm na frente (para 1.058 mm) e 10 mm na traseira (para 1.022 mm). Como antes, há bastante espaço para as pernas na traseira e também é arejado na dianteira. A propósito, o novo Tiguan pode rebocar um máximo de 2,3 toneladas. A Volkswagen oferecerá um novo head-up display, que projeta informações no para-brisa e, portanto, no espaço virtual na frente do veículo.

Nova plataforma

A MQB Evo forma a base para uma nova geração do Passat Variant e o Tiguan. Além de inúmeras medidas individuais, a VW desenvolveu uma nova geração da suspensão adaptativa DCC para seus dois best-sellers: o DCC Pro, um opcional. Além disso, os novos modelos apresentam o Driving Dynamics Manager, um sistema na base MQB que fez sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrônicos do diferencial (XDS) e os componentes dinâmicos laterais dos amortecedores regulados pelo DCC Pro.

VW Tiguan (2023) Covered Drive
VW Tiguan (2023) Covered Drive

Por meio de intervenções nos freios específicos por roda e da modificação seletiva também por roda da rigidez do amortecedor, o gerenciador torna o comportamento de direção mais neutro, mais estável, mais ágil e mais preciso. A arquitetura básica consiste em um eixo dianteiro com McPherson e um eixo traseiro four-link mais desenvolvido.

O novo DCC Pro aprimora ainda mais a aliança entre o controle adaptativo da carroceria e o gerenciador da dinâmica de direção. Em comparação com o conhecido DCC com os amortecedores usuais de uma válvula, os amortecedores do novo DCC Pro são equipados com duas válvulas. Isso é acompanhado por um algoritmo de controle adaptado para controle separado de retorno e compressão.

Motores a diesel permanecem na linha

Com relação ao motor, o novo Tiguan é um dos últimos modelos da marca a vir com um motor de combustão interna. Há turbodiesel (TDI), motores turbo a gasolina (TSI), motores turbo a gasolina híbridos-leve (eTSI) e híbridos plug-in (eHybrid). A linha já foi desenvolvida tendo em mente o futuro padrão de emissões Euro 7.

Os novos híbridos plug-in fornecem uma potência de sistema de 150 kW (204 cv) e 200 kW (272 cv), respectivamente. Em comparação com seus antecessores, a autonomia elétrica aumenta para cerca de 90 a 120 quilômetros, dependendo da versão. Além disso, o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid e o carregamento rápido DC estará disponível como série pela primeira vez.

E como tudo isso é conduzido? Como é típico da VW, não é nada espetacular, mas é muito mais envolvente do que o modelo anterior. A direção é mais precisa, especialmente no modo Sport com DCC Pro. No modo "Comfort", ela se torna mais suave, mas a indiferença em relação à posição central desapareceu. Também é perceptível: pouca saída de frente, embora a carroceria alta impeça a subida radical nas curvas. 

O engenheiro ao meu lado diz o seguinte: Direção intuitiva, resposta linear. Eu diria: o prato com fatias que todo mundo gosta. Não é uma má ideia para um best-seller. Em alguns meses, veremos se os clientes gostarão.

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