Com participação um pouco inferior à registrada no ano anterior, as vendas diretas responderam por 43,23% dos 1.974.431 automóveis e comerciais emplacados em 2021. A Fiat, com 30,51%, assegurou 13 pontos percentuais a mais do que a Volkswagen (17,48%) para chegar à sua 5ª liderança consecutiva. Quarta em 2020, a Jeep (12,72%) completou o pódio, seguida por Chevrolet (11,34%) e Renault (6,99%).
Entre os automóveis tivemos o 4º líder diferente nos últimos quatro anos. Nº 1 em 2019, o Chevrolet Onix (27.169) foi apenas o 11º. Preferido em 2020, o Volkswagen Gol (55.513) desta vez foi o 2º colocado. Já o Jeep Compass (48.578), que figurou no topo em 2021, completou o pódio como o preferido entre os SUVs. Com tudo isso, o destaque coube ao Hyundai HB20 (58.982), com quase 2/3 de seus registros na modalidade.
Mobi (48.014) e Argo (39.938) mantiveram dois representantes da Fiat no top 5. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (36.183) foi o sedã nº 1. Logo após o Jeep Renegade (35.743), vice no ano anterior, o VW Voyage (35.363) – que havia sido o preferido entre os modelos três volumes em 2021 - foi o 8º, com menos de 500 unidades comercializadas no varejo.
O Fiat Cronos, com 31.106 unidades, repetiu a 9ª posição de 2021. Já o Peugeot 208 (27.208), 16º no ranking anterior, assegurou sua 1ª presença na parte de cima da tabela. Hyundai Creta (6.158) e Honda City Hatch (1.123) foram os únicos entre os cinquenta primeiros com menos de 10% de dependência da modalidade. 48º, o Fiat Fastback (1.211) foi o melhor estreante.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | 2022 |
1º | HYUNDAI HB20 | 58.982 | 61,28% | 96.255 |
2º | VW GOL | 55.513 | 76,46% | 72.606 |
3º | JEEP COMPASS | 48.578 | 76,42% | 63.564 |
4º | FIAT MOBI | 48.014 | 65,99% | 72.756 |
5º | FIAT ARGO | 39.938 | 62,39% | 64.016 |
6º | CHEVROLET ONIX PLUS | 36.183 | 48,09% | 75.243 |
7º | JEEP RENEGADE | 35.743 | 69,54% | 51.398 |
8º | VW VOYAGE | 35.363 | 98,43% | 35.928 |
9º | FIAT CRONOS | 31.106 | 74,63% | 41.680 |
10º | PEUGEOT 208 | 27.208 | 90,94% | 29.918 |
11º | CHEVROLET ONIX | 27.169 | 31,87% | 85.252 |
12º | VW T-CROSS | 23.339 | 35,72% | 65.341 |
13º | CHEVROLET TRACKER | 23.335 | 32,96% | 70.806 |
14º | RENAULT KWID | 21.510 | 37,48% | 57.388 |
15º | JEEP COMMANDER | 18.881 | 84,46% | 22.355 |
16º | CITROËN C4 CACTUS | 16.688 | 90,45% | 18.450 |
17º | NISSAN KICKS | 16.209 | 41,58% | 38.983 |
18º | HYUNDAI HB20S | 14.679 | 57,57% | 25.497 |
19º | CHEVROLET SPIN | 13.884 | 77,93% | 17.816 |
20º | FIAT PULSE | 13.322 | 26,37% | 50.522 |
21º | RENAULT DUSTER | 12.303 | 54,22% | 22.690 |
22º | TOYOTA COROLLA | 11.487 | 26,78% | 42.887 |
23º | RENAULT LOGAN | 9.012 | 87,33% | 10.320 |
24º | RENAULT SANDERO | 7.811 | 73,18% | 10.673 |
25º | VW NIVUS | 7.262 | 18,40% | 39.463 |
26º | TOYOTA COROLLA CROSS | 6.289 | 14,80% | 42.506 |
27º | HYUNDAI CRETA | 6.158 | 9,83% | 62.651 |
28º | TOYOTA YARIS HATCH | 5.737 | 21,56% | 26.614 |
29º | TOYOTA YARIS SEDAN | 5.696 | 36,09% | 15.783 |
30º | CITROËN C3 | 5.287 | 48,80% | 10.834 |
31º | PEUGEOT 2008 | 4.748 | 91,73% | 5.176 |
32º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 3.482 | 40,88% | 8.517 |
33º | VW VIRTUS | 2.861 | 50,85% | 5.626 |
34º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 2.763 | 86,13% | 3.208 |
35º | FIAT GRAND SIENA | 2.753 | 66,48% | 4.141 |
36º | HONDA CITY | 2.745 | 12,40% | 22.132 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 2.498 | 23,93% | 10.439 |
38º | VW TAOS | 2.047 | 17,44% | 11.737 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 2.000 | 20,72% | 9.653 |
40º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1.929 | 21,73% | 8.876 |
41º | VOLVO XC40 | 1.908 | 99,63% | 1.915 |
42º | VOLVO XC60 | 1.880 | 99,89% | 1.882 |
43º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 1.632 | 44,64% | 3.656 |
44º | HYUNDAI TUCSON | 1.485 | 66,32% | 2.239 |
45º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1.415 | 37,99% | 3.725 |
46º | AUDI Q5 | 1.336 | 84,83% | 1.575 |
47º | RENAULT CAPTUR | 1.269 | 42,20% | 3.007 |
48º | FIAT FASTBACK | 1.211 | 12,25% | 9.889 |
49º | HONDA CITY HATCH | 1.123 | 6,97% | 16.115 |
50º | VW POLO | 1.082 | 13,21% | 8.193 |
Mesmo reduzindo sua dependência das vendas diretas em 2022, a Fiat Strada (75.296) foi a líder geral da modalidade pelo 3º ano consecutivo. Com 29.678 unidades, a Toro assegurou nova dobradinha para a marca italiana entre os comerciais leves. Em briga acirrada, a VW Saveiro (22.536) retomou a 3ª posição perdida para a Chevrolet S10 (22.154) em 2021. Sexta, a Toyota Hilux (13.720) novamente teve mais de 70% de seus emplacamentos no varejo.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | 2022 |
1º | FIAT STRADA | 75.296 | 66,96% | 112.456 |
2º | FIAT TORO | 29.678 | 59,87% | 49.567 |
3º | VW SAVEIRO | 22.536 | 96,22% | 23.422 |
4º | CHEVROLET S10 | 22.154 | 81,66% | 27.128 |
5º | FIAT FIORINO | 14.629 | 69,81% | 20.954 |
6º | TOYOTA HILUX | 13.720 | 28,23% | 48.606 |
7º | RENAULT OROCH | 9.472 | 78,79% | 12.022 |
8º | MITSUBISHI L200 | 8.239 | 52,04% | 15.831 |
9º | RENAULT MASTER | 6.645 | 66,30% | 10.023 |
10º | FORD RANGER | 6.475 | 45,27% | 14.302 |
11º | NISSAN FRONTIER | 4.162 | 48,01% | 8.669 |
12º | VW AMAROK | 2.263 | 37,64% | 6.012 |
13º | RAM 3500 | 2.159 | 97,96% | 2.204 |
14º | PEUGEOT PARTNER | 1.744 | 80,97% | 2.154 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 1.420 | 39,79% | 3.569 |
16º | FIAT DUCATO | 1.279 | 69,17% | 1.849 |
17º | RAM 1500 | 1.193 | 95,36% | 1.251 |
18º | CITROËN JUMPY | 1.050 | 38,20% | 2.749 |
19º | RAM 2500 | 1.037 | 99,14% | 1.046 |
20º | FORD TRANSIT | 1.011 | 48,96% | 2.065 |
21º | FIAT SCUDO | 949 | 91,87% | 1.033 |
22º | FORD MAVERICK | 877 | 63,46% | 1.382 |
23º | VW / MAN EXPRESS | 646 | 30,37% | 2.127 |
24º | RAM CLASSIC | 548 | 99,28% | 552 |
25º | RENAULT KANGOO | 400 | 99,75% | 401 |
26º | IVECO DAILY 35-150 | 151 | 10,69% | 1.413 |
27º | HYUNDAI HR | 98 | 15,17% | 646 |
28º | JEEP GLADIATOR | 74 | 56,92% | 130 |
29º | PEUGEOT BOXER | 26 | 27,66% | 94 |
30º | CITROËN JUMPER | 19 | 23,75% | 80 |
31º | FIAT DOBLÒ | 16 | 84,21% | 19 |
32º | IVECO DAILY 30-130 | 13 | 2,80% | 464 |
33º | CHEVROLET MONTANA | 11 | 61,11% | 18 |
34º | KIA K2500 | 8 | 0,30% | 2.687 |
35º | FORD E-TRANSIT | 5 | 100,00% | 5 |
36º | FORD F150 | 5 | 14,71% | 34 |
37º | IVECO DAILY | 5 | 0,52% | 957 |
38º | TOYOTA BANDEIRANTE | 5 | 35,71% | 14 |
39º | JAC T8 | 2 | 100,00% | 2 |
40º | CITROËN BERLINGO | 1 | 100,00% | 1 |
41º | FORD F250 | 1 | 20,00% | 5 |
42º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 1 | 0,39% | 255 |
45º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 100,00% | 1 |
46º | RENAULT E-KWID CARGO | 1 | 100,00% | 1 |
47º | TOYOTA HIACE | 1 | 100,00% | 1 |
48º | VW KOMBI | 1 | 11,11% | 9 |
Em dezembro
No encerramento de 2022, as vendas diretas completaram seis meses consecutivos à frente do varejo. Dos 202.176 automóveis e comerciais leves emplacados em dezembro, 53,89% foram através da modalidade. A Fiat, com 25,11% de participação, chegou ao 28º mês seguido na liderança. Volkswagen (19,76%), Chevrolet (14,82%), Jeep (10,28%) e Renault (6,81%) completaram as cinco primeiras posições.
Com quase 90% de suas unidades, o VW Gol (8.136) foi o nº 1 entre os automóveis em seu último mês de produção. Líder em novembro, o Fiat Mobi (6.000) foi o 2º, com o Argo (5.050) garantindo dois representantes da Fiat no pódio. Quarto, o Jeep Compass (4.903) repetiu a posição de honra entre os SUVs.
Chevrolet Onix Plus (4.709) e Chevrolet Onix (3.468), 5º e 10º colocados respectivamente, foram os menos dependentes das vendas diretas entre os dez primeiros. Ausente da parte de cima em boa parte do ano, o Jeep Renegade (4.252) fechou o último mês do ano na 6ª colocação. Oficialmente aposentado no mês passado, o VW Voyage (3.996) teve apenas 6 unidades comercializadas no varejo.
A Audi emplacou quatro modelos no top 50: Q5 (207), Q3 (110), A4 (82) e A3 Sedan (77). Assim como em novembro, os únicos modelos da lista com 100% de seus emplacamentos na modalidade foram da Volvo: XC60 (312), XC40 (309) e XC90 (125). 44º, o HR-V (168) manteve a Honda como a marca do modelo menos dependente dentre os cinquenta mais vendidos (5,25%).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | DEZ.22 (A) |
1º | VW GOL | 8.136 | 88,76% | 9.166 |
2º | FIAT MOBI | 6.000 | 82,67% | 7.258 |
3º | FIAT ARGO | 5.050 | 74,96% | 6.737 |
4º | JEEP COMPASS | 4.903 | 80,48% | 6.092 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 4.709 | 58,64% | 8.030 |
6º | JEEP RENEGADE | 4.252 | 78,45% | 5.420 |
7º | HYUNDAI HB20 | 4.211 | 60,42% | 6.970 |
8º | VW VOYAGE | 3.996 | 99,85% | 4.002 |
9º | FIAT CRONOS | 3.492 | 75,95% | 4.598 |
10º | CHEVROLET ONIX | 3.468 | 36,46% | 9.511 |
11º | VW T-CROSS | 3.280 | 53,06% | 6.182 |
12º | CHEVROLET TRACKER | 2.558 | 30,88% | 8.283 |
13º | RENAULT KWID | 2.483 | 48,85% | 5.083 |
14º | JEEP COMMANDER | 2.044 | 89,61% | 2.281 |
15º | HYUNDAI HB20S | 1.981 | 67,84% | 2.920 |
16º | CITROËN C3 | 1.945 | 59,46% | 3.271 |
17º | CHEVROLET SPIN | 1.877 | 77,18% | 2.432 |
18º | PEUGEOT 208 | 1.619 | 90,60% | 1.787 |
19º | FIAT PULSE | 1.447 | 36,00% | 4.019 |
20º | RENAULT DUSTER | 1.348 | 59,44% | 2.268 |
21º | VW NIVUS | 1.342 | 28,22% | 4.756 |
22º | NISSAN KICKS | 1.305 | 35,59% | 3.667 |
23º | RENAULT SANDERO | 1.159 | 84,91% | 1.365 |
24º | TOYOTA COROLLA | 1.132 | 26,14% | 4.330 |
25º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.124 | 34,90% | 3.221 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 991 | 49,45% | 2.004 |
27º | HYUNDAI CRETA | 853 | 12,98% | 6.572 |
28º | RENAULT LOGAN | 832 | 90,83% | 916 |
29º | CITROËN C4 CACTUS | 639 | 84,30% | 758 |
30º | VW VIRTUS | 558 | 70,10% | 796 |
31º | TOYOTA COROLLA CROSS | 490 | 12,58% | 3.894 |
32º | VW POLO | 474 | 16,42% | 2.887 |
33º | VW TAOS | 364 | 24,35% | 1.495 |
34º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 332 | 37,73% | 880 |
35º | FIAT FASTBACK | 328 | 9,62% | 3.411 |
36º | VOLVO XC60 | 312 | 100,00% | 312 |
37º | VOLVO XC40 | 309 | 100,00% | 309 |
38º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 270 | 91,22% | 296 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 234 | 33,96% | 689 |
40º | PEUGEOT 2008 | 220 | 91,67% | 240 |
41º | AUDI Q5 | 207 | 94,52% | 219 |
42º | HONDA CITY | 204 | 15,41% | 1.324 |
43º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 176 | 24,62% | 715 |
44º | HONDA HR-V | 168 | 5,25% | 3.198 |
45º | VOLVO XC90 | 125 | 100,00% | 125 |
46º | AUDI Q3 | 110 | 40,89% | 269 |
47º | MITSUBISHI PAJERO | 106 | 30,37% | 349 |
48º | AUDI A4 | 82 | 82,83% | 99 |
49º | NISSAN VERSA | 82 | 17,01% | 482 |
50º | AUDI A3 SEDAN | 77 | 91,67% | 84 |
A Fiat Strada (5.987), com quase 2/3 de seus registros fora do varejo, completou pelo menos 48 meses seguidos no topo entre os comerciais leves. A Toro, com 3.206 unidades, assegurou dobradinha para a marca italiana, mas sob forte ameaça da Chevrolet S10 (3.175). Quinta, a Toyota Hilux (1.779) concentrou pouco mais de 30% de seus registros na modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | DEZ.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 5.987 | 65,30% | 9.169 |
2º | FIAT TORO | 3.206 | 74,63% | 4.296 |
3º | CHEVROLET S10 | 3.175 | 94,10% | 3.374 |
4º | VW SAVEIRO | 2.862 | 94,64% | 3.024 |
5º | TOYOTA HILUX | 1.779 | 30,76% | 5.783 |
6º | FIAT FIORINO | 1.627 | 80,58% | 2.019 |
7º | RENAULT OROCH | 913 | 76,59% | 1.192 |
8º | MITSUBISHI L200 | 858 | 54,00% | 1.589 |
9º | RENAULT MASTER | 643 | 71,92% | 894 |
10º | FORD RANGER | 636 | 39,90% | 1.594 |
11º | NISSAN FRONTIER | 552 | 58,41% | 945 |
12º | VW AMAROK | 514 | 57,88% | 888 |
13º | RAM 3500 | 450 | 99,56% | 452 |
14º | FORD TRANSIT | 340 | 61,26% | 555 |
15º | RAM CLASSIC | 301 | 99,01% | 304 |
16º | FIAT SCUDO | 206 | 87,29% | 236 |
17º | PEUGEOT PARTNER | 201 | 85,53% | 235 |
18º | RAM 2500 | 136 | 98,55% | 138 |
19º | RAM 1500 | 88 | 78,57% | 112 |
20º | VW / MAN EXPRESS | 58 | 38,67% | 150 |
21º | FORD MAVERICK | 56 | 43,75% | 128 |
22º | PEUGEOT EXPERT | 41 | 22,28% | 184 |
23º | CITROËN JUMPY | 18 | 11,84% | 152 |
24º | FORD F150 | 5 | 31,25% | 16 |
25º | HYUNDAI HR | 4 | 100,00% | 4 |
26º | JEEP GLADIATOR | 3 | 50,00% | 6 |
27º | CHEVROLET MONTANA | 1 | 100,00% | 1 |
28º | FIAT DUCATO | 1 | 9,09% | 11 |
29º | KIA K2500 | 1 | 0,44% | 226 |
30º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave