O varejo foi responsável por 50,51% dos 1.957.699 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2022. Este desempenho representou uma retração de mais de 6 pontos percentuais na comparação com 2021 (56,77%). A Fiat, com 17,29% de marketshare, repetiu a liderança do ano anterior. Muito próxima, a Chevrolet (16,37%) foi a 2ª, com a Toyota (14,91%) subindo de 5ª para 3ª e VW (11,81%) e Hyundai (10,73%) na sequência.

Líder entre 2015 e 2020 e 2º colocado em 2021, o Chevrolet Onix (58.083) retomou a posição de honra entre os automóveis. Mas não foi fácil: o Creta, novamente o líder entre os SUVs / crossovers, ficou menos de 1,6 mil unidades atrás (56.493) – o modelo da Hyundai teve mais de 90% de seus registros na modalidade. Com 47.471 unidades, o Chevrolet Tracker, 11º há um ano, completou o pódio.

VW T-Cross encara Honda HR-V Touring e Jeep Renegade 1.3 Turbo

Atrás do VW T-Cross (42.002), o Chevrolet Onix Plus (39.060) foi o único sedã entre os dez primeiros. Campeão geral no ano passado, o Hyundai HB20 (37.273) caiu para o sexto lugar com o aumento de sua participação nas vendas diretas. Em seus primeiros anos completos, Fiat Pulse (37.200) e Toyota Corolla Cross (36.217) vieram na sequência. Com o VW Nivus (32.201) em 10º, tivemos seis SUVs / crossovers na parte de cima da tabela.

Entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (35.878) novamente ficou à frente do Fiat Mobi (24.742). 19º, o Honda City Hatch (14.992) foi o melhor estreante. Assim como no ano anterior, os BMW 320i (4.394) e X1 (3.090) foram os únicos representantes premium no top 50. Mesmo aposentado em dezembro de 2021, o Honda Civic (1.971) ainda ficou à frente de modelos como o Renault Captur (1.738), um dos que tiveram um 2022 para esquecer.

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

2022

CHEVROLET ONIX

58.083

68,13%

85.252

HYUNDAI CRETA

56.493

90,17%

62.651

CHEVROLET TRACKER

47.471

67,04%

70.806

VW T-CROSS

42.002

64,28%

65.341

CHEVROLET ONIX PLUS

39.060

51,91%

75.243

HYUNDAI HB20

37.273

38,72%

96.255

FIAT PULSE

37.200

73,63%

50.522

TOYOTA COROLLA CROSS

36.217

85,20%

42.506

RENAULT KWID

35.878

62,52%

57.388

10º

VW NIVUS

32.201

81,60%

39.463

11º

TOYOTA COROLLA

31.400

73,22%

42.887

12º

FIAT MOBI

24.742

34,01%

72.756

13º

FIAT ARGO

24.078

37,61%

64.016

14º

NISSAN KICKS

22.774

58,42%

38.983

15º

TOYOTA YARIS HATCH

20.877

78,44%

26.614

16º

HONDA CITY

19.387

87,60%

22.132

17º

VW GOL

17.093

23,54%

72.606

18º

JEEP RENEGADE

15.655

30,46%

51.398

19º

HONDA CITY HATCH

14.992

93,03%

16.115

20º

JEEP COMPASS

14.986

23,58%

63.564

21º

HONDA HR-V

14.440

93,74%

15.404

22º

TOYOTA SW4

12.802

93,32%

13.718

23º

HYUNDAI HB20S

10.818

42,43%

25.497

24º

FIAT CRONOS

10.574

25,37%

41.680

25º

RENAULT DUSTER

10.387

45,78%

22.690

26º

TOYOTA YARIS SEDAN

10.087

63,91%

15.783

27º

VW TAOS

9.690

82,56%

11.737

28º

FIAT FASTBACK

8.678

87,75%

9.889

29º

CAOA CHERY TIGGO 8

7.941

76,07%

10.439

30º

CAOA CHERY TIGGO 5X

7.653

79,28%

9.653

31º

VW POLO

7.111

86,79%

8.193

32º

CAOA CHERY TIGGO 7

6.947

78,27%

8.876

33º

CITROËN C3

5.547

51,20%

10.834

34º

NISSAN VERSA

5.038

88,98%

5.662

35º

CHEVROLET CRUZE SEDAN

5.035

59,12%

8.517

36º

BMW 320I

4.394

89,51%

4.909

37º

CHEVROLET SPIN

3.932

22,07%

17.816

38º

JEEP COMMANDER

3.474

15,54%

22.355

39º

BMW X1

3.090

88,82%

3.479

40º

RENAULT SANDERO

2.862

26,82%

10.673

41º

VW VIRTUS

2.765

49,15%

5.626

42º

PEUGEOT 208

2.710

9,06%

29.918

43º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

2.310

62,01%

3.725

44º

CAOA CHERY TIGGO 3X

2.024

55,36%

3.656

45º

HONDA CIVIC

1.971

98,75%

1.996

46º

CITROËN C4 CACTUS

1.762

9,55%

18.450

47º

RENAULT CAPTUR

1.738

57,80%

3.007

48º

MITSUBISHI PAJERO

1.649

84,30%

1.956

49º

FIAT GRAND SIENA

1.388

33,52%

4.141

50º

CHEVROLET EQUINOX

1.376

77,83%

1.768

Fiat Strada 2023

Já entre os comerciais leves tivemos uma nova líder. Terceira colocada nos últimos dois anos, a Fiat Strada (37.160) assumiu a 1ª posição com quase 2,3 mil unidades à frente da Toyota Hilux (34.886), nº 1 na categoria entre 2016 e 2020. Em ano fraco, a Fiat Toro (19.889) caiu da 1ª para a 3ª posição. A Ford Ranger, com 7.827 unidades, repetiu a 4ª colocação do último ranking.

A vantagem superior a 6,6 mil unidades em relação à Mitsubishi L200 (7.592), no entanto, caiu para apenas 235 unidades. Sexta, a Fiat Fiorino (7.357) foi novamente a 1ª dentre os modelos totalmente voltados para o trabalho. Principal aposta da Ford no ano passado, a Maverick emplacou apenas 505 unidades na modalidade.

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

2022

FIAT STRADA

37.160

33,04%

112.456

TOYOTA HILUX

34.886

71,77%

48.606

FIAT TORO

19.889

40,13%

49.567

FORD RANGER

7.827

54,73%

14.302

MITSUBISHI L200

7.592

47,96%

15.831

FIAT FIORINO

6.325

30,19%

20.954

CHEVROLET S10

4.974

18,34%

27.128

NISSAN FRONTIER

4.507

51,99%

8.669

VW AMAROK

3.749

62,36%

6.012

10º

RENAULT MASTER

3.378

33,70%

10.023

11º

KIA K2500

2.679

99,70%

2.687

12º

RENAULT OROCH

2.550

21,21%

12.022

13º

PEUGEOT EXPERT

2.149

60,21%

3.569

14º

CITROËN JUMPY

1.699

61,80%

2.749

15º

VW / MAN EXPRESS

1.481

69,63%

2.127

16º

IVECO DAILY 35-150

1.262

89,31%

1.413

17º

FORD TRANSIT

1.054

51,04%

2.065

18º

IVECO DAILY

952

99,48%

957

19º

VW SAVEIRO

886

3,78%

23.422

20º

EFFA V21

720

100,00%

720

21º

FIAT DUCATO

570

30,83%

1.849

22º

HYUNDAI HR

548

84,83%

646

23º

FORD MAVERICK

505

36,54%

1.382

24º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 314

478

100,00%

478

25º

IVECO DAILY 30-130

451

97,20%

464

26º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 315

425

100,00%

425

27º

PEUGEOT PARTNER

410

19,03%

2.154

28º

EFFA V22

270

100,00%

270

29º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 416

254

99,61%

255

30º

MERCEDES-BENZ SPRINTER

150

100,00%

150

31º

FIAT SCUDO

84

8,13%

1.033

32º

JAC V260

71

100,00%

71

33º

PEUGEOT BOXER

68

72,34%

94

34º

FOTON AUMARK 3.5-14DT

67

100,00%

67

35º

FOTON AUMARK 1039

62

100,00%

62

36º

CITROËN JUMPER

61

76,25%

80

37º

RAM 1500

58

4,64%

1.251

38º

JEEP GLADIATOR

56

43,08%

130

39º

EFFA V25

51

100,00%

51

40º

RAM 3500

45

2,04%

2.204

41º

BYD T3

37

100,00%

37

42º

KIA UK2500

36

100,00%

36

44º

FORD F150

29

85,29%

34

45º

CHEVROLET SILVERADO

25

100,00%

25

46º

JAC IEV750

23

100,00%

23

47º

EFFA K01

16

100,00%

16

48º

RAM 2500

9

0,86%

1.046

49º

TOYOTA BANDEIRANTE

9

64,29%

14

50º

VW KOMBI

8

88,89%

9

Em dezembro

Responsável por 46,11% dos 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no mês passado, o varejo chegou ao 6º mês seguido atrás das vendas diretas. A Chevrolet, com 17,59% de participação, assumiu a liderança. Preferida em outubro e novembro, a Fiat (15,47%) também foi superada pela Toyota (16,24%). VW (12,56%) e Hyundai (10,14%) completaram as cinco primeiras posições.

Comparativo VW Polo Highline vs. Chevrolet Onix Premier vs. Hyundai HB20 Platinum Plus vs. Honda City Hatch Touring

No ranking de automóveis tivemos uma dobradinha da Chevrolet, com o Onix (6.043) à frente do Tracker (5.725). Preferido entre agosto e novembro, o Hyundai Creta (5.719) praticamente teve um empate técnico na disputa pelo 2º lugar. O pódio, vale ressaltar, teve os mesmos integrantes do mês anterior, apenas com ordens trocadas.

Considerando o 4º lugar do VW Nivus (3.414), o Toyota Corolla Cross (3.404) em 5º, o Fiat Fastback (3.083) em 8º, o Honda HR-V (3.030) em 9º e o VW T-Cross (2.902) em 10º, tivemos 70% do top 10 com SUVs / crossovers – este é o 5º mês seguido em que o segmento mais aquecido do mercado tem pelo menos 60% de predomínio da parte de cima da tabela. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.321) tirou do Toyota Corolla (3.198) a liderança entre os sedãs.

Citroën C3 2023 (Argentina)

Mesmo com maior foco nas vendas diretas, o novo Citroën C3 (1.326) novamente garantiu lugar entre os vinte primeiros. Menos dependente da modalidade (9,4%), o Peugeot 208 (168) foi apenas o 43º. Entre os cinquenta primeiros, apenas três modelos tiveram 100% de seus registros na modalidade: o Mercedes GLA (149), o Porsche Cayenne (124) e o Kia Stonic (120).

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

DEZ.22 (A)

CHEVROLET ONIX

6.043

63,54%

9.511

CHEVROLET TRACKER

5.725

69,12%

8.283

HYUNDAI CRETA

5.719

87,02%

6.572

VW NIVUS

3.414

71,78%

4.756

TOYOTA COROLLA CROSS

3.404

87,42%

3.894

CHEVROLET ONIX PLUS

3.321

41,36%

8.030

TOYOTA COROLLA

3.198

73,86%

4.330

FIAT FASTBACK

3.083

90,38%

3.411

HONDA HR-V

3.030

94,75%

3.198

10º

VW T-CROSS

2.902

46,94%

6.182

11º

HYUNDAI HB20

2.759

39,58%

6.970

12º

RENAULT KWID

2.600

51,15%

5.083

13º

FIAT PULSE

2.572

64,00%

4.019

14º

VW POLO

2.413

83,58%

2.887

15º

NISSAN KICKS

2.362

64,41%

3.667

16º

TOYOTA YARIS HATCH

2.097

65,10%

3.221

17º

FIAT ARGO

1.687

25,04%

6.737

18º

HONDA CITY HATCH

1.447

96,02%

1.507

19º

CITROËN C3

1.326

40,54%

3.271

20º

TOYOTA SW4

1.304

94,49%

1.380

21º

FIAT MOBI

1.258

17,33%

7.258

22º

JEEP COMPASS

1.189

19,52%

6.092

23º

JEEP RENEGADE

1.168

21,55%

5.420

24º

VW TAOS

1.131

75,65%

1.495

25º

HONDA CITY

1.120

84,59%

1.324

26º

FIAT CRONOS

1.106

24,05%

4.598

27º

VW GOL

1.030

11,24%

9.166

28º

TOYOTA YARIS SEDAN

1.013

50,55%

2.004

29º

HYUNDAI HB20S

939

32,16%

2.920

30º

RENAULT DUSTER

920

40,56%

2.268

31º

BMW 320i

691

92,75%

745

32º

CHEVROLET SPIN

555

22,82%

2.432

33º

CAOA CHERY TIGGO 7

548

62,27%

880

34º

CAOA CHERY TIGGO 8

539

75,38%

715

35º

CAOA CHERY TIGGO 5X

455

66,04%

689

36º

NISSAN VERSA

400

82,99%

482

37º

CHEVROLET EQUINOX

297

83,43%

356

38º

MITSUBISHI PAJERO

243

69,63%

349

39º

VW VIRTUS

238

29,90%

796

40º

JEEP COMMANDER

237

10,39%

2.281

41º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

217

76,41%

284

42º

RENAULT SANDERO

206

15,09%

1.365

43º

PEUGEOT 208

168

9,40%

1.787

44º

KIA SPORTAGE

165

97,63%

169

45º

AUDI Q3

159

59,11%

269

46º

CHEVROLET CRUZE SEDAN

153

84,53%

181

47º

MERCEDES GLA

149

100,00%

149

48º

PORSCHE CAYENNE

124

100,00%

124

49º

KIA STONIC

120

100,00%

120

50º

CITROËN C4 CACTUS

119

15,70%

758

Entre os comerciais, a Toyota Hilux (4.004) interrompeu um domínio de seis meses da Fiat Strada (3.182). Mais uma vez distante da briga pela liderança, a Fiat Toro (1.090) novamente viu a aproximação da Ford Ranger (958). Em outro mês fraco, a Chevrolet S10 (199) foi apenas a 13ª colocada, atrás da van Ford Transit (215).

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

DEZ.22 (A)

TOYOTA HILUX

4.004

69,24%

5.783

FIAT STRADA

3.182

34,70%

9.169

FIAT TORO

1.090

25,37%

4.296

FORD RANGER

958

60,10%

1.594

MITSUBISHI L200

731

46,00%

1.589

NISSAN FRONTIER

393

41,59%

945

FIAT FIORINO

392

19,42%

2.019

VW AMAROK

374

42,12%

888

RENAULT OROCH

279

23,41%

1.192

10º

RENAULT MASTER

251

28,08%

894

11º

KIA K2500

225

99,56%

226

12º

FORD TRANSIT

215

38,74%

555

13º

CHEVROLET S10

199

5,90%

3.374

14º

VW SAVEIRO

162

5,36%

3.024

15º

PEUGEOT EXPERT

143

77,72%

184

16º

CITROËN JUMPY

134

88,16%

152

17º

IVECO DAILY

114

100,00%

114

18º

VW / MAN EXPRESS

92

61,33%

150

19º

FORD MAVERICK

72

56,25%

128

20º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 315

64

100,00%

64

21º

EFFA V21

59

100,00%

59

22º

PEUGEOT PARTNER

34

14,47%

235

23º

FIAT SCUDO

30

12,71%

236

24º

RAM 1500

24

21,43%

112

25º

EFFA V22

21

100,00%

21

26º

FORD F150

11

68,75%

16

27º

FIAT DUCATO

10

90,91%

11

28º

IVECO DAILY 30-130

10

100,00%

10

29º

MERCEDES-BENZ SPRINTER

8

100,00%

8

30º

EFFA V25

7

100,00%

7

31º

FOTON AUMARK 3.5-14DT

4

100,00%

4

32º

JAC V260

4

100,00%

4

33º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 314

4

100,00%

4

34º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 416

4

100,00%

4

35º

CITROËN JUMPER

3

100,00%

3

36º

FOTON AUMARK 1039

3

100,00%

3

37º

IVECO DAILY 35-150

3

100,00%

3

38º

JAC IEV330P

3

100,00%

3

39º

JEEP GLADIATOR

3

50,00%

6

40º

RAM CLASSIC

3

0,99%

304

41º

CHEVROLET SILVERADO

2

100,00%

2

42º

IVECO DAILY 30S13

2

100,00%

2

43º

KIA UK2500

2

100,00%

2

44º

RAM 2500

2

1,45%

138

45º

RAM 3500

2

0,44%

452

46º

CHEVROLET C10

1

100,00%

1

47º

FORD F250

1

100,00%

1

48º

FORD RANCHERO

1

100,00%

1

49º

GMC HUMMER EV

1

100,00%

1

50º

GMC SIERRA

1

100,00%

1

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com