O varejo foi responsável por 50,51% dos 1.957.699 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2022. Este desempenho representou uma retração de mais de 6 pontos percentuais na comparação com 2021 (56,77%). A Fiat, com 17,29% de marketshare, repetiu a liderança do ano anterior. Muito próxima, a Chevrolet (16,37%) foi a 2ª, com a Toyota (14,91%) subindo de 5ª para 3ª e VW (11,81%) e Hyundai (10,73%) na sequência.
Líder entre 2015 e 2020 e 2º colocado em 2021, o Chevrolet Onix (58.083) retomou a posição de honra entre os automóveis. Mas não foi fácil: o Creta, novamente o líder entre os SUVs / crossovers, ficou menos de 1,6 mil unidades atrás (56.493) – o modelo da Hyundai teve mais de 90% de seus registros na modalidade. Com 47.471 unidades, o Chevrolet Tracker, 11º há um ano, completou o pódio.
Atrás do VW T-Cross (42.002), o Chevrolet Onix Plus (39.060) foi o único sedã entre os dez primeiros. Campeão geral no ano passado, o Hyundai HB20 (37.273) caiu para o sexto lugar com o aumento de sua participação nas vendas diretas. Em seus primeiros anos completos, Fiat Pulse (37.200) e Toyota Corolla Cross (36.217) vieram na sequência. Com o VW Nivus (32.201) em 10º, tivemos seis SUVs / crossovers na parte de cima da tabela.
Entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (35.878) novamente ficou à frente do Fiat Mobi (24.742). 19º, o Honda City Hatch (14.992) foi o melhor estreante. Assim como no ano anterior, os BMW 320i (4.394) e X1 (3.090) foram os únicos representantes premium no top 50. Mesmo aposentado em dezembro de 2021, o Honda Civic (1.971) ainda ficou à frente de modelos como o Renault Captur (1.738), um dos que tiveram um 2022 para esquecer.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 2022 |
1º | CHEVROLET ONIX | 58.083 | 68,13% | 85.252 |
2º | HYUNDAI CRETA | 56.493 | 90,17% | 62.651 |
3º | CHEVROLET TRACKER | 47.471 | 67,04% | 70.806 |
4º | VW T-CROSS | 42.002 | 64,28% | 65.341 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 39.060 | 51,91% | 75.243 |
6º | HYUNDAI HB20 | 37.273 | 38,72% | 96.255 |
7º | FIAT PULSE | 37.200 | 73,63% | 50.522 |
8º | TOYOTA COROLLA CROSS | 36.217 | 85,20% | 42.506 |
9º | RENAULT KWID | 35.878 | 62,52% | 57.388 |
10º | VW NIVUS | 32.201 | 81,60% | 39.463 |
11º | TOYOTA COROLLA | 31.400 | 73,22% | 42.887 |
12º | FIAT MOBI | 24.742 | 34,01% | 72.756 |
13º | FIAT ARGO | 24.078 | 37,61% | 64.016 |
14º | NISSAN KICKS | 22.774 | 58,42% | 38.983 |
15º | TOYOTA YARIS HATCH | 20.877 | 78,44% | 26.614 |
16º | HONDA CITY | 19.387 | 87,60% | 22.132 |
17º | VW GOL | 17.093 | 23,54% | 72.606 |
18º | JEEP RENEGADE | 15.655 | 30,46% | 51.398 |
19º | HONDA CITY HATCH | 14.992 | 93,03% | 16.115 |
20º | JEEP COMPASS | 14.986 | 23,58% | 63.564 |
21º | HONDA HR-V | 14.440 | 93,74% | 15.404 |
22º | TOYOTA SW4 | 12.802 | 93,32% | 13.718 |
23º | HYUNDAI HB20S | 10.818 | 42,43% | 25.497 |
24º | FIAT CRONOS | 10.574 | 25,37% | 41.680 |
25º | RENAULT DUSTER | 10.387 | 45,78% | 22.690 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 10.087 | 63,91% | 15.783 |
27º | VW TAOS | 9.690 | 82,56% | 11.737 |
28º | FIAT FASTBACK | 8.678 | 87,75% | 9.889 |
29º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 7.941 | 76,07% | 10.439 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 7.653 | 79,28% | 9.653 |
31º | VW POLO | 7.111 | 86,79% | 8.193 |
32º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 6.947 | 78,27% | 8.876 |
33º | CITROËN C3 | 5.547 | 51,20% | 10.834 |
34º | NISSAN VERSA | 5.038 | 88,98% | 5.662 |
35º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 5.035 | 59,12% | 8.517 |
36º | BMW 320I | 4.394 | 89,51% | 4.909 |
37º | CHEVROLET SPIN | 3.932 | 22,07% | 17.816 |
38º | JEEP COMMANDER | 3.474 | 15,54% | 22.355 |
39º | BMW X1 | 3.090 | 88,82% | 3.479 |
40º | RENAULT SANDERO | 2.862 | 26,82% | 10.673 |
41º | VW VIRTUS | 2.765 | 49,15% | 5.626 |
42º | PEUGEOT 208 | 2.710 | 9,06% | 29.918 |
43º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 2.310 | 62,01% | 3.725 |
44º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 2.024 | 55,36% | 3.656 |
45º | HONDA CIVIC | 1.971 | 98,75% | 1.996 |
46º | CITROËN C4 CACTUS | 1.762 | 9,55% | 18.450 |
47º | RENAULT CAPTUR | 1.738 | 57,80% | 3.007 |
48º | MITSUBISHI PAJERO | 1.649 | 84,30% | 1.956 |
49º | FIAT GRAND SIENA | 1.388 | 33,52% | 4.141 |
50º | CHEVROLET EQUINOX | 1.376 | 77,83% | 1.768 |
Já entre os comerciais leves tivemos uma nova líder. Terceira colocada nos últimos dois anos, a Fiat Strada (37.160) assumiu a 1ª posição com quase 2,3 mil unidades à frente da Toyota Hilux (34.886), nº 1 na categoria entre 2016 e 2020. Em ano fraco, a Fiat Toro (19.889) caiu da 1ª para a 3ª posição. A Ford Ranger, com 7.827 unidades, repetiu a 4ª colocação do último ranking.
A vantagem superior a 6,6 mil unidades em relação à Mitsubishi L200 (7.592), no entanto, caiu para apenas 235 unidades. Sexta, a Fiat Fiorino (7.357) foi novamente a 1ª dentre os modelos totalmente voltados para o trabalho. Principal aposta da Ford no ano passado, a Maverick emplacou apenas 505 unidades na modalidade.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 2022 |
1º | FIAT STRADA | 37.160 | 33,04% | 112.456 |
2º | TOYOTA HILUX | 34.886 | 71,77% | 48.606 |
3º | FIAT TORO | 19.889 | 40,13% | 49.567 |
4º | FORD RANGER | 7.827 | 54,73% | 14.302 |
5º | MITSUBISHI L200 | 7.592 | 47,96% | 15.831 |
6º | FIAT FIORINO | 6.325 | 30,19% | 20.954 |
7º | CHEVROLET S10 | 4.974 | 18,34% | 27.128 |
8º | NISSAN FRONTIER | 4.507 | 51,99% | 8.669 |
9º | VW AMAROK | 3.749 | 62,36% | 6.012 |
10º | RENAULT MASTER | 3.378 | 33,70% | 10.023 |
11º | KIA K2500 | 2.679 | 99,70% | 2.687 |
12º | RENAULT OROCH | 2.550 | 21,21% | 12.022 |
13º | PEUGEOT EXPERT | 2.149 | 60,21% | 3.569 |
14º | CITROËN JUMPY | 1.699 | 61,80% | 2.749 |
15º | VW / MAN EXPRESS | 1.481 | 69,63% | 2.127 |
16º | IVECO DAILY 35-150 | 1.262 | 89,31% | 1.413 |
17º | FORD TRANSIT | 1.054 | 51,04% | 2.065 |
18º | IVECO DAILY | 952 | 99,48% | 957 |
19º | VW SAVEIRO | 886 | 3,78% | 23.422 |
20º | EFFA V21 | 720 | 100,00% | 720 |
21º | FIAT DUCATO | 570 | 30,83% | 1.849 |
22º | HYUNDAI HR | 548 | 84,83% | 646 |
23º | FORD MAVERICK | 505 | 36,54% | 1.382 |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 478 | 100,00% | 478 |
25º | IVECO DAILY 30-130 | 451 | 97,20% | 464 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 425 | 100,00% | 425 |
27º | PEUGEOT PARTNER | 410 | 19,03% | 2.154 |
28º | EFFA V22 | 270 | 100,00% | 270 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 254 | 99,61% | 255 |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 150 | 100,00% | 150 |
31º | FIAT SCUDO | 84 | 8,13% | 1.033 |
32º | JAC V260 | 71 | 100,00% | 71 |
33º | PEUGEOT BOXER | 68 | 72,34% | 94 |
34º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 67 | 100,00% | 67 |
35º | FOTON AUMARK 1039 | 62 | 100,00% | 62 |
36º | CITROËN JUMPER | 61 | 76,25% | 80 |
37º | RAM 1500 | 58 | 4,64% | 1.251 |
38º | JEEP GLADIATOR | 56 | 43,08% | 130 |
39º | EFFA V25 | 51 | 100,00% | 51 |
40º | RAM 3500 | 45 | 2,04% | 2.204 |
41º | BYD T3 | 37 | 100,00% | 37 |
42º | KIA UK2500 | 36 | 100,00% | 36 |
44º | FORD F150 | 29 | 85,29% | 34 |
45º | CHEVROLET SILVERADO | 25 | 100,00% | 25 |
46º | JAC IEV750 | 23 | 100,00% | 23 |
47º | EFFA K01 | 16 | 100,00% | 16 |
48º | RAM 2500 | 9 | 0,86% | 1.046 |
49º | TOYOTA BANDEIRANTE | 9 | 64,29% | 14 |
50º | VW KOMBI | 8 | 88,89% | 9 |
Em dezembro
Responsável por 46,11% dos 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no mês passado, o varejo chegou ao 6º mês seguido atrás das vendas diretas. A Chevrolet, com 17,59% de participação, assumiu a liderança. Preferida em outubro e novembro, a Fiat (15,47%) também foi superada pela Toyota (16,24%). VW (12,56%) e Hyundai (10,14%) completaram as cinco primeiras posições.
No ranking de automóveis tivemos uma dobradinha da Chevrolet, com o Onix (6.043) à frente do Tracker (5.725). Preferido entre agosto e novembro, o Hyundai Creta (5.719) praticamente teve um empate técnico na disputa pelo 2º lugar. O pódio, vale ressaltar, teve os mesmos integrantes do mês anterior, apenas com ordens trocadas.
Considerando o 4º lugar do VW Nivus (3.414), o Toyota Corolla Cross (3.404) em 5º, o Fiat Fastback (3.083) em 8º, o Honda HR-V (3.030) em 9º e o VW T-Cross (2.902) em 10º, tivemos 70% do top 10 com SUVs / crossovers – este é o 5º mês seguido em que o segmento mais aquecido do mercado tem pelo menos 60% de predomínio da parte de cima da tabela. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.321) tirou do Toyota Corolla (3.198) a liderança entre os sedãs.
Mesmo com maior foco nas vendas diretas, o novo Citroën C3 (1.326) novamente garantiu lugar entre os vinte primeiros. Menos dependente da modalidade (9,4%), o Peugeot 208 (168) foi apenas o 43º. Entre os cinquenta primeiros, apenas três modelos tiveram 100% de seus registros na modalidade: o Mercedes GLA (149), o Porsche Cayenne (124) e o Kia Stonic (120).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | DEZ.22 (A) |
1º | CHEVROLET ONIX | 6.043 | 63,54% | 9.511 |
2º | CHEVROLET TRACKER | 5.725 | 69,12% | 8.283 |
3º | HYUNDAI CRETA | 5.719 | 87,02% | 6.572 |
4º | VW NIVUS | 3.414 | 71,78% | 4.756 |
5º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.404 | 87,42% | 3.894 |
6º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.321 | 41,36% | 8.030 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.198 | 73,86% | 4.330 |
8º | FIAT FASTBACK | 3.083 | 90,38% | 3.411 |
9º | HONDA HR-V | 3.030 | 94,75% | 3.198 |
10º | VW T-CROSS | 2.902 | 46,94% | 6.182 |
11º | HYUNDAI HB20 | 2.759 | 39,58% | 6.970 |
12º | RENAULT KWID | 2.600 | 51,15% | 5.083 |
13º | FIAT PULSE | 2.572 | 64,00% | 4.019 |
14º | VW POLO | 2.413 | 83,58% | 2.887 |
15º | NISSAN KICKS | 2.362 | 64,41% | 3.667 |
16º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.097 | 65,10% | 3.221 |
17º | FIAT ARGO | 1.687 | 25,04% | 6.737 |
18º | HONDA CITY HATCH | 1.447 | 96,02% | 1.507 |
19º | CITROËN C3 | 1.326 | 40,54% | 3.271 |
20º | TOYOTA SW4 | 1.304 | 94,49% | 1.380 |
21º | FIAT MOBI | 1.258 | 17,33% | 7.258 |
22º | JEEP COMPASS | 1.189 | 19,52% | 6.092 |
23º | JEEP RENEGADE | 1.168 | 21,55% | 5.420 |
24º | VW TAOS | 1.131 | 75,65% | 1.495 |
25º | HONDA CITY | 1.120 | 84,59% | 1.324 |
26º | FIAT CRONOS | 1.106 | 24,05% | 4.598 |
27º | VW GOL | 1.030 | 11,24% | 9.166 |
28º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.013 | 50,55% | 2.004 |
29º | HYUNDAI HB20S | 939 | 32,16% | 2.920 |
30º | RENAULT DUSTER | 920 | 40,56% | 2.268 |
31º | BMW 320i | 691 | 92,75% | 745 |
32º | CHEVROLET SPIN | 555 | 22,82% | 2.432 |
33º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 548 | 62,27% | 880 |
34º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 539 | 75,38% | 715 |
35º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 455 | 66,04% | 689 |
36º | NISSAN VERSA | 400 | 82,99% | 482 |
37º | CHEVROLET EQUINOX | 297 | 83,43% | 356 |
38º | MITSUBISHI PAJERO | 243 | 69,63% | 349 |
39º | VW VIRTUS | 238 | 29,90% | 796 |
40º | JEEP COMMANDER | 237 | 10,39% | 2.281 |
41º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 217 | 76,41% | 284 |
42º | RENAULT SANDERO | 206 | 15,09% | 1.365 |
43º | PEUGEOT 208 | 168 | 9,40% | 1.787 |
44º | KIA SPORTAGE | 165 | 97,63% | 169 |
45º | AUDI Q3 | 159 | 59,11% | 269 |
46º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 153 | 84,53% | 181 |
47º | MERCEDES GLA | 149 | 100,00% | 149 |
48º | PORSCHE CAYENNE | 124 | 100,00% | 124 |
49º | KIA STONIC | 120 | 100,00% | 120 |
50º | CITROËN C4 CACTUS | 119 | 15,70% | 758 |
Entre os comerciais, a Toyota Hilux (4.004) interrompeu um domínio de seis meses da Fiat Strada (3.182). Mais uma vez distante da briga pela liderança, a Fiat Toro (1.090) novamente viu a aproximação da Ford Ranger (958). Em outro mês fraco, a Chevrolet S10 (199) foi apenas a 13ª colocada, atrás da van Ford Transit (215).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | DEZ.22 (A) |
1º | TOYOTA HILUX | 4.004 | 69,24% | 5.783 |
2º | FIAT STRADA | 3.182 | 34,70% | 9.169 |
3º | FIAT TORO | 1.090 | 25,37% | 4.296 |
4º | FORD RANGER | 958 | 60,10% | 1.594 |
5º | MITSUBISHI L200 | 731 | 46,00% | 1.589 |
6º | NISSAN FRONTIER | 393 | 41,59% | 945 |
7º | FIAT FIORINO | 392 | 19,42% | 2.019 |
8º | VW AMAROK | 374 | 42,12% | 888 |
9º | RENAULT OROCH | 279 | 23,41% | 1.192 |
10º | RENAULT MASTER | 251 | 28,08% | 894 |
11º | KIA K2500 | 225 | 99,56% | 226 |
12º | FORD TRANSIT | 215 | 38,74% | 555 |
13º | CHEVROLET S10 | 199 | 5,90% | 3.374 |
14º | VW SAVEIRO | 162 | 5,36% | 3.024 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 143 | 77,72% | 184 |
16º | CITROËN JUMPY | 134 | 88,16% | 152 |
17º | IVECO DAILY | 114 | 100,00% | 114 |
18º | VW / MAN EXPRESS | 92 | 61,33% | 150 |
19º | FORD MAVERICK | 72 | 56,25% | 128 |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 64 | 100,00% | 64 |
21º | EFFA V21 | 59 | 100,00% | 59 |
22º | PEUGEOT PARTNER | 34 | 14,47% | 235 |
23º | FIAT SCUDO | 30 | 12,71% | 236 |
24º | RAM 1500 | 24 | 21,43% | 112 |
25º | EFFA V22 | 21 | 100,00% | 21 |
26º | FORD F150 | 11 | 68,75% | 16 |
27º | FIAT DUCATO | 10 | 90,91% | 11 |
28º | IVECO DAILY 30-130 | 10 | 100,00% | 10 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 8 | 100,00% | 8 |
30º | EFFA V25 | 7 | 100,00% | 7 |
31º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 4 | 100,00% | 4 |
32º | JAC V260 | 4 | 100,00% | 4 |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 4 | 100,00% | 4 |
34º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 4 | 100,00% | 4 |
35º | CITROËN JUMPER | 3 | 100,00% | 3 |
36º | FOTON AUMARK 1039 | 3 | 100,00% | 3 |
37º | IVECO DAILY 35-150 | 3 | 100,00% | 3 |
38º | JAC IEV330P | 3 | 100,00% | 3 |
39º | JEEP GLADIATOR | 3 | 50,00% | 6 |
40º | RAM CLASSIC | 3 | 0,99% | 304 |
41º | CHEVROLET SILVERADO | 2 | 100,00% | 2 |
42º | IVECO DAILY 30S13 | 2 | 100,00% | 2 |
43º | KIA UK2500 | 2 | 100,00% | 2 |
44º | RAM 2500 | 2 | 1,45% | 138 |
45º | RAM 3500 | 2 | 0,44% | 452 |
46º | CHEVROLET C10 | 1 | 100,00% | 1 |
47º | FORD F250 | 1 | 100,00% | 1 |
48º | FORD RANCHERO | 1 | 100,00% | 1 |
49º | GMC HUMMER EV | 1 | 100,00% | 1 |
50º | GMC SIERRA | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave