Levantamento realizado recentemente pela Tracker-Fecap, com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, revela informações importantes sobre os índices de roubos e furtos de veículos no estado. Em particular, os dados detalham o segmento de SUVs e mostram os 10 modelos mais visados pelos criminosos no período de janeiro a abril deste ano.

Neste período, de acordo com o relatório, foram 714 casos de furto a SUVs no estado, o que representou acréscimo de 213,16% em reação ao primeiro quadrimestre de 2021. Já no caso dos roubos foram 542 casos registrados, o que resultou em crescimento de 77,12% na comparação com igual período do ano passado. 

Galeria: Comparativo: Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline

“Os SUVs, por serem veículos mais caros e luxuosos, proporcionalmente possuem peças com valores mais altos, e isso é levado em consideração também no mercado ilegal dos desmanches. Assim, focar nestas ações criminosas gera uma lucratividade maior para as quadrilhas especializadas, que começam a preferir esses modelos de veículos", explica Vitor Corrêa, coordenador de operações do grupo Tracker.

"O gradual crescimento da categoria nos últimos anos, com excelentes resultados de vendas, estimulam ainda mais os criminosos”, completa. Não por acaso, os modelos com mais ocorrências são, na maioria dos casos, os mais emplacados da categoria. No caso do Honda HR-V e do Volkswagen T-Cross, por exemplo, o crescimento de casos em relação ao ano anterior foi de 224,19% e 235,29%, respectivamente.

renegade-longitude-1
Dianteira do Hyundai Creta Platinum 1.0T 2022
Jeep Compass Sport: traseira diagonal

Lista de SUVs mais roubados de SP:

Veículos Roubo ou Furto
1. Honda HR-V 201 unidades
2. Volkswagen T-Cross 171 unidades
3. Jeep Renegade 161 unidades
4. Hyundai Creta 159 unidades
5. Jeep Compass 113 unidades
6. Nissan Kicks  87 unidades
7. Volkwagen Nivus 76 unidades
8. Honda WR-V  56 unidades
9. Chevrolet Tracker 47 unidades
10. Ford EcoSport 39 unidades

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com