Preços atualizados em 21/11/2022: Os últimos aumentos de preço mexeram um pouco na ordem. O Citroën C3 perdeu a 2ª posição para o Toyota Yaris e o Fiat Cronos caiu para a 5ª colocação, abaixo do Peugeot 208. O Hyundai HB20 agora é o 9º da lista, perdendo a posição pra o Peugeot 2008.
A transmissão automática está cada vez mais presente nos carros, conforme a tecnologia avança e o gosto dos brasileiros vai mudando. O câmbio manual vai ficando restrito aos modelos bem baratos ou com uma proposta mais entusiasta mas, em alguns casos, as fabricantes até desistiram de ter uma versão manual em determinados segmentos, como o dos SUVs compactos. Assim, listamos os 10 carros automáticos mais baratos que você pode comprar hoje.
Nesta lista dos carros automáticos mais baratos do Brasil, usamos os preços sugeridos oficiais das fabricantes (o valor real pode variar caso a concessionária esteja dando um desconto ou cobrando ágio). Também consideramos somente a tabela para a maior parte do país, exceto São Paulo, onde o ICMS cobrado é maior do que em outros estados.
Como é de praxe, não vamos listar diversas versões do mesmo carro, para aumentar a variedade de modelos. Assim, somente a configuração mais acessível de cada veículo entra na lista. Vale qualquer opção que não tenha um pedal de embreagem, seja um automático com conversor de torque ou CVT – valeria até mesmo os automatizados, porém esta tecnologia não aparece mais em carros baratos.
Antes líder de vendas no Brasil, o Chevrolet Onix ainda está tentando se reestabelecer após o período sem produção em 2021. E uma das formas de atrair os clientes é com a versão AT turbo, com o 1.0 de 116 cv e um câmbio automático de 6 marchas, sendo o hatch mais barato com este tipo de transmissão, custando R$ 93.450. Tenta ser bem “completão”, com seis airbags, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, direção elétrica, rádio com bluetooth, travas e vidros elétricos e controles de estabilidade e tração. Com o aumento de preço do Fiat Cronos, o compacto passa a ser o carro automático mais barato do Brasil.
Renovado na linha 2022, o Toyota Yaris descartou o motor 1.3 e a transmissão manual, passando a ser vendido sempre com o 1.5 de 110 cv e o câmbio CVT que simula 7 marchas. A versão XL, vendida por R$ 93.490, conta com ar-condicionado, sete airbags, central multimídia de 7”, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, travas e vidros elétricos, retrovisor com ajuste elétrico e direção elétrica.
Além de ser um dos carros mais baratos do Brasil, o Citroën C3 consegue aparecer entre os automáticos mais acessíveis do país, usando a mesma mecânica que o 208. É o velho conhecido 1.6 EC5 aspirado de quatro cilindros, gerando 120 cv e com uma caixa automática de 6 marchas. Como existem as versões 1.0, esta configuração já é mais equipada, com itens como central multimídia de 10" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, luzes diurnas em LED, volante em couro e rodas de liga leve diamantadas de 15".
Quando foi lançado, o Peugeot 208 se posicionou um pouco mais acima dos demais hatchbacks. Isto mudou nos últimos anos e a versão Active 1.6 agora é um dos carros automáticos mais baratos do Brasil. Traz o 1.6 de 120 cv e um câmbio de 6 marchas, o mesmo usado pelo 2008. Entre os equipamentos estão as luzes diurnas em LED, rodas de liga leve de 16”, quatro airbags, controle de estabilidade, controle de cruzeiro, ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros e travas elétrcas, banco do motorista com ajuste de altura, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entre outros.
O sedã mais barato do Brasil, o Fiat Cronos ganhou uma versão com câmbio CVT recentemente, usado em combinação ao motor 1.3 Firefly de 107 cv. Surpreendeu no lançamento, pois era o carro automático mais barato do país. Só que vieram os aumentos de preço e acabou despencando para a 5ª posição. Como é a versão intermediária, vem com uma lista boa de equipamentos, com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, central multimídia de 7”, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro e mais.
Assim como foi com o Yaris hatch, o Toyota Yaris Sedan recebeu uma leve atualização visual na linha 2022, porém teve menos novidades do que o hatchback, pois já era vendido somente com o motor 1.5 de 110 cv e a transmissão CVT. Vendido por R$ 97.990, acaba custando mais pelo tamanho, pois a versão XL do sedã repete a lista de equipamentos do hatch. Assim, tem ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, travas e vidros elétricos, retrovisores laterais com ajuste elétrico e central multimídia de 7”.
A General Motors repete a estratégia do Onix com a versão sedã. O Chevrolet Onix Plus era um dos sedãs mais acessíveis do país com câmbio automático, embora tenha perdido o cargo para o Fiat Cronos 1.3 CVT e o Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT. Custando R$ 98.860, tem o motor 1.0 turbo de 116 cv sob o capô e trabalha com um câmbio de 6 marchas. Tem os mesmos equipamentos que o hatch, com seis airbags, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, rádio com bluetooth, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, travas e vidros elétricos, e mais.
Com a nova geração longe do Brasil, o Peugeot 2008 feito em Porto Real (RJ) recebeu uma segunda reestilização no Brasil. Seu destaque, porém, é o preço. Por R$ 99.990, a versão Allure aposta em um custo-benefício para não ser somente um dos carros automáticos mais baratos do Brasil, como também o SUV compacto mais acessível do país com este tipo de transmissão. É equipado com o 1.6 aspirado de 120 cv e um câmbio de 6 marchas, trazendo quatro airbags, ar-condicionado, câmera de ré, vidros e travas elétricas, iluminação diurna em LED, rodas de liga leve de 16”, controle de cruzeiro, central multimídia com tela de 7” e conexão Android Auto e Apple CarPlay.
Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Hyundai HB20 mudou completamente na linha 2023, alterando o seu design para tentar resolver as críticas sobre o visual anterior. A versão mais barata com transmissão automática de 6 marchas é a Comfort, com o motor 1.0 turbo de 120 cv. A lista de equipamentos inclui seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e rodas de liga leve de 16”.
Atualmente o carro mais barato da Nissan no Brasil, o Versa Sense custa R$ 101.330 e, no momento, é vendido somente com câmbio CVT – a marca promete que a variante manual voltará em algum momento. Toda a linha utiliza o memso motor 1.6 aspirado de 114 cv. Traz ar-condicionado, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, banco com ajuste de altura parao motorista, retrovisores elétricos, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial e rádio com bluetooth.
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