Manter-se atualizado com a linha da Audi exige um trabalho em tempo integral, pois a marca de luxo alemã tem um dos portfólios mais complexos do ramo. Ela lançou recentemente o SUV Q6, baseado na plataforma MQB, mas que é maior que o Q7. Ele é vendido somente na China como uma alternativa mais sofisticada ao Volkswagen Atlas.

E a confusão continua pois o nome Q6 ainda será usado Q6 E-Tron / E-Tron Sportback, dupla de SUVs elétricos que usa a plataforma PPE, a mesma que será a base do futuro Porsche Macan elétrico. Embora o Q6 e o Q7 ofereçam opções para 7 lugares divididos em três fileiras, não são tão espaçosos para os passageiros como um Mercedes-Benz GLS ou um BMW X7.

Por esta razão, acredita-se que a Audi esteja preparando um modelo maior, o Q9, como seu novo modelo topo de linha. O foco seria principalmente o mercado norte-americano e o chinês. A Automotive News reportou que os revendedores nos EUA já foram informados sobre o modelo, que deve chegar ao mercado em 2025.

Audi Q6 2023

Este novo Audi Q9 estaria entre os últimos carros da marca a serem desenvolvidos para acomodar um motor a combustão. Vale lembrar que a empresa já anunciou que todos os modelo a partir de 2026 serão puramente elétricos. Não está claro se o Q9 será vendido na Europa, porém é uma possibilidade visto que GLS e X7 estão disponíveis no Velho Continente.

No outro extremo da linha de SUVs, a Audi deixará de oferecer o SUV compacto Q2, que já está no final do ciclo de vida. O pequeno A1 Sportback, que tem a mesma base, também está indo embora, pois a Audi teria decidido se concentrar em modelos maiores e mais caros, uma vez que estes têm margens de lucro mais altas. O Q9, por sua vez, seria mais favorável às contas da empresa. Pouco se sabe sobre o Q9, embora o chefe de design da Audi, Marc Lichte, tenha dito em junho de 2018 que a empresa já tinha "algumas ideias" para um utilitário esportivo topo de linha.

Nota: Na foto ao topo está nossa projeção para o Audi Q9.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com