Responsável por 16,5% dos 165.470 veículos emplacados no país em junho (27.358), o segmento de picapes registrou uma retração de 11,4% frente ao mesmo período de 2021 (30.867) e de 8,3% na comparação com maio (29.834). A queda só não foi maior nos últimos doze meses porque a líder entre as picapes pequenas não perdeu fôlego.
Com 9.828 unidades, a Fiat Strada se aproximou dos 93% de market share. O resultado de junho, no entanto, foi quase 15% pior do que o registrado em maio. Já a Volkswagen Saveiro, que no mês anterior havia conseguido superar a casa dos mil emplacamentos após meses seguidos com problemas de produção, desta vez sequer chegou a 800 unidades (755).
Galeria: Fiat Strada Volcano 1.3 CVT 2022
POS. | MODELO | JUN/22 | MAI/22 | JUN/21 | % JUN 22 | % MAI 22 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 9828 | 11525 | 9697 | 92,81% | 88,78% | -14,72% | 1,35% |
2º | VW SAVEIRO | 755 | 1456 | 2932 | 7,13% | 11,22% | -48,15% | -74,25% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 4 | 1 | 237 | 0,04% | 0,01% | 300,00% | -98,31% |
4º | EFFA K01 | 2 | 0 | 0 | 0,02% | 0,00% | - | - |
10589 | 12982 | 12866 | 100,00% | 100,00% | -18,43% | -17,70% |
Galeria: Fiat Toro Volcano 1.3 turbo (T270) 2022 - Teste Motor1.com
Na faixa de cima, a líder perdeu fôlego: com 4.481 unidades, a Toro perdeu quase ¼ dos compradores de 2021 e permitiu à Toyota Hilux (3.845) encurtar sua desvantagem para cerca de 600 unidades. Assim como a representante da Fiat, a Chevrolet S10 (2.965) também registrou resultado negativo (-10,7%), mas não perdeu o conforto do 3º lugar.
Assim como em maio, a Mitsubishi L200 (1.654) foi um dos destaques ao avançar quase 40% e mais uma vez se manter à frente de uma Ford Ranger (1.335) que cresceu ainda mais (+78,7%) e respondeu por nada menos do que 65% das vendas da marca norte-americana no Brasil (2.048). Abaixo das mil unidades, a Renault Oroch (931) ao menos cresceu bastante na comparação com maio.
Atrás da Nissan Frontier (792), a novata Ford Maverick (243) teve desempenho similar ao registrado em abril. Modelo mais recente da RAM à venda no país, a 3500 registrou seu recorde de vendas (151). Colada na irmã maior, a 1500 (150) assegurou duas representantes da montadora no top 10. Com 83 unidades, a VW Amarok mais uma vez ficou de fora da parte de cima da tabela.
POS. | MODELO | JUN/22 | MAI/22 | JUN/21 | % JUN 22 | % MAI 22 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT TORO | 4481 | 5287 | 5907 | 26,72% | 31,37% | -15,24% | -24,14% |
2º | TOYOTA HILUX | 3845 | 4145 | 3535 | 22,93% | 24,60% | -7,24% | 8,77% |
3º | CHEVROLET S10 | 2965 | 2714 | 3320 | 17,68% | 16,10% | 9,25% | -10,69% |
4º | MITSUBISHI L200 | 1654 | 1819 | 1195 | 9,86% | 10,79% | -9,07% | 38,41% |
5º | FORD RANGER | 1335 | 1215 | 747 | 7,96% | 7,21% | 9,88% | 78,71% |
6º | RENAULT OROCH | 931 | 385 | 1052 | 5,55% | 2,28% | 141,82% | -11,50% |
7º | NISSAN FRONTIER | 792 | 721 | 766 | 4,72% | 4,28% | 9,85% | 3,39% |
8º | FORD MAVERICK | 243 | 176 | 0 | 1,45% | 1,04% | 38,07% | - |
9º | RAM 3500 | 151 | 94 | 0 | 0,90% | 0,56% | 60,64% | - |
10º | RAM 1500 | 150 | 35 | 77 | 0,89% | 0,21% | 328,57% | 94,81% |
11º | VW AMAROK | 83 | 48 | 944 | 0,49% | 0,28% | 72,92% | -91,21% |
12º | EFFA V21 | 70 | 71 | 67 | 0,42% | 0,42% | -1,41% | 4,48% |
13º | RAM 2500 | 52 | 98 | 369 | 0,31% | 0,58% | -46,94% | -85,91% |
14º | EFFA V22 | 14 | 39 | 21 | 0,08% | 0,23% | -64,10% | -33,33% |
15º | FORD F150 / F250 | 2 | 2 | 1 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | 100,00% |
16º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 3 | 0 | 0,01% | 0,02% | -66,67% | - |
16769 | 16852 | 18001 | 100,00% | 100,00% | -0,49% | -6,84% |
NO 1º SEMESTRE
Entre janeiro e junho deste ano, 142.149 picapes foram emplacadas, número que representou 16,7% dos 851.444 veículos registrados no país. Na comparação com o acumulado do mesmo período de 2021 (175.978), houve uma retração de 19,2%. Na disputa entre os modelos menores, a Fiat Strada (51.021) respondeu por mais de 93% do total. Rival mais próxima, a VW Saveiro sequer chegou a 4 mil unidades (3.781).
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % 2022 | 1º SEM. 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 51021 | 93,06% | 61063 | 77,68% | -16,45% |
2º | VW SAVEIRO | 3781 | 6,90% | 15570 | 19,81% | -75,72% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 13 | 0,02% | 1979 | 2,52% | -99,34% |
4º | EFFA K01 | 8 | 0,01% | 1 | 0,00% | 700,00% |
54823 | 100,00% | 78613 | 100,00% | -30,26% |
Dentre os modelos maiores, a Fiat Toro (25.863) manteve a ponta, mas viu desaparecer uma enorme vantagem sobre a Toyota Hilux (21.547) que, no ano passado, havia sido de quase 15 mil unidades nesse mesmo período. Sem ameaças diretas, a Chevrolet S10 (13.976) repetiu a 3ª posição com uma evolução pouco superior a 9%.
Com a maior alta no pelotão de cima (+25,2%), a Mitsubishi L200 (7.242) destronou uma Ford Ranger (6.671) que parecia cativa na 4ª colocação. Mesmo renovada e com nova motorização, a Renault Oroch (3.834) ficou atrás na Nissan Frontier (4.000) na disputa pelo 6º lugar. Forte na Argentina, onde costuma figurar no top 5, a Amarok teve um início de 2022 para esquecer: em queda superior a 40%, a representante da VW foi apenas a 8ª.
Principal aposta da Ford, a Maverick sequer chegou às 800 unidades. Com três modelos oficialmente à venda por aqui, a RAM superou os mil emplacamentos somando os resultados de 2500 (590), 3500 (249) e 1500 (223). Mesmo sem importação oficial, as norte-americanas Chevrolet Silverado (11) e Ford F150 / F250 (10) não passaram em branco.
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % 2022 | 1º SEM. 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT TORO | 25863 | 29,62% | 34082 | 35,00% | -24,12% |
2º | TOYOTA HILUX | 21547 | 24,67% | 19236 | 19,76% | 12,01% |
3º | CHEVROLET S10 | 13976 | 16,00% | 12780 | 13,13% | 9,36% |
4º | MITSUBISHI L200 | 7242 | 8,29% | 5783 | 5,94% | 25,23% |
5º | FORD RANGER | 6671 | 7,64% | 9802 | 10,07% | -31,94% |
6º | NISSAN FRONTIER | 4000 | 4,58% | 4751 | 4,88% | -15,81% |
7º | RENAULT OROCH | 3834 | 4,39% | 5948 | 6,11% | -35,54% |
8º | VW AMAROK | 1943 | 2,22% | 3296 | 3,39% | -41,05% |
9º | FORD MAVERICK | 754 | 0,86% | 0 | 0,00% | - |
10º | RAM 2500 | 590 | 0,68% | 1086 | 1,12% | -45,67% |
11º | EFFA V21 | 293 | 0,34% | 210 | 0,22% | 39,52% |
12º | RAM 3500 | 249 | 0,29% | 0 | 0,00% | - |
13º | RAM 1500 | 223 | 0,26% | 313 | 0,32% | -28,75% |
14º | EFFA V22 | 116 | 0,13% | 76 | 0,08% | 52,63% |
15º | CHEVROLET SILVERADO | 11 | 0,01% | 1 | 0,00% | 1000,00% |
16º | FORD F150 / F250 | 10 | 0,01% | 1 | 0,00% | 900,00% |
17º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 0,00% | 0 | 0,00% | - |
18º | TOYOTA TACOMA | 2 | 0,00% | 0 | 0,00% | - |
87326 | 100,00% | 97365 | 100,00% | -10,31% |
Fonte: Fenabrave