As vendas de hatches registraram nova retração em junho. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, os 44.196 emplacamentos representaram um resultado 12,3% inferior ao de um ano atrás e 4% abaixo do total de maio. Ao todo, o segmento foi responsável por quase 27% dos 165.470 veículos registrados no país no mês passado.
A disputa entre os modelos de entrada marcou a volta do Renault Kwid (5.043) à liderança pela 1ª vez desde fevereiro. Embora com resultado muito próximo, o Fiat Mobi (4.725) teve seu desempenho mais fraco em quatro meses. Fechando o pódio, o elétrico Caoa Chery iCar estreou com 11 unidades. Com suas primeiras unidades no ano, o Chery QQ (5) fechou a lista.
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/22 | MAI/22 | JUN/21 | % JUN 22 | % MAI 22 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | RENAULT KWID | 5043 | 2756 | 6083 | 51,54% | 26,89% | 82,98% | -17,10% |
2º | FIAT MOBI | 4725 | 7493 | 7524 | 48,29% | 73,11% | -36,94% | -37,20% |
3º | CAOA CHERY ICAR | 11 | 0 | 0 | 0,11% | 0,00% | - | - |
4º | CHERY QQ | 5 | 0 | 0 | 0,05% | 0,00% | - | - |
9784 | 10249 | 13607 | 100,00% | 100,00% | -4,54% | -28,10% |
Entre os modelos intermediários, tivemos o grande destaque do mês passado. Com seu melhor desempenho comercial desde dezembro de 2014 (24.150), o veterano Volkswagen Gol (9.435) assegurou uma liderança com quase 1,5 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (4.349), preferido desde março. Com o melhor desempenho da atual geração, o Peugeot 208 (4.349) cresceu 150% e conquistou um inédito 3º lugar em seu 14º mês seguido acima das mil unidades.
Vice em maio, o Chevrolet Onix (3.949) teve seu mês mais fraco desde setembro (4.309), seguido pelo Fiat Argo (3.097). Numa disputa entre japoneses pela 6ª posição, o Toyota Yaris (2.239) venceu o Honda City Hatch (1.564) com sobras. Novamente atrás do Renault Sandero (1.062), o VW Polo (248) chegou ao 8º mês consecutivo abaixo das mil unidades. O chinês JAC E-JS1 (56) mais uma vez completou o top 10.
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/22 | MAI/22 | JUN/21 | % JUN 22 | % MAI 22 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOL | 9435 | 6980 | 4742 | 27,77% | 19,67% | 35,17% | 98,97% |
2º | HYUNDAI HB20 | 7938 | 9633 | 7608 | 23,36% | 27,15% | -17,60% | 4,34% |
3º | PEUGEOT 208 | 4349 | 2812 | 1738 | 12,80% | 7,92% | 54,66% | 150,23% |
4º | CHEVROLET ONIX | 3949 | 6982 | 2531 | 11,62% | 19,68% | -43,44% | 56,03% |
5º | FIAT ARGO | 3097 | 3415 | 9379 | 9,11% | 9,62% | -9,31% | -66,98% |
6º | TOYOTA YARIS | 2239 | 2281 | 2046 | 6,59% | 6,43% | -1,84% | 9,43% |
7º | HONDA CITY HATCH | 1564 | 1800 | 0 | 4,60% | 5,07% | -13,11% | - |
8º | RENAULT SANDERO | 1062 | 1089 | 1548 | 3,13% | 3,07% | -2,48% | -31,40% |
9º | VW POLO | 248 | 391 | 1554 | 0,73% | 1,10% | -36,57% | -84,04% |
10º | JAC E-JS1 | 56 | 72 | 0 | 0,16% | 0,20% | -22,22% | - |
11º | CITROËN C3 | 16 | 0 | 0 | 0,05% | 0,00% | - | - |
12º | FIAT UNO | 15 | 23 | 2632 | 0,04% | 0,06% | -34,78% | -99,43% |
13º | VW FOX | 6 | 5 | 1624 | 0,02% | 0,01% | 20,00% | -99,63% |
14º | FIAT PALIO | 1 | 1 | 2 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | -50,00% |
15º | FORD KA | 1 | 0 | 370 | 0,00% | 0,00% | - | -99,73% |
16º | HONDA FIT | 1 | 0 | 795 | 0,00% | 0,00% | - | -99,87% |
33977 | 35484 | 36569 | 100,00% | 100,00% | -4,25% | -7,09% |
Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (150) ficou sob ameaça do Renault Zoe (129), que em maio não havia emplacado uma só unidade. Vice no ranking anterior, o Mini (50) completou o pódio como único entre os cinco primeiros em queda (-36%). Nissan Leaf (36) e BMW i3 (30) garantiram três modelos elétricos no top 5.
Hatches Premium | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/22 | MAI/22 | JUN/21 | % JUN 22 | % MAI 22 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 150 | 165 | 110 | 34,48% | 50,61% | -9,09% | 36,36% |
2º | RENAULT ZOE | 129 | 0 | 2 | 29,66% | 0,00% | - | 6350,00% |
3º | MINI COOPER/JCW | 50 | 83 | 78 | 11,49% | 25,46% | -39,76% | -35,90% |
4º | NISSAN LEAF | 36 | 37 | 7 | 8,28% | 11,35% | -2,70% | 414,29% |
5º | BMW i3 | 30 | 6 | 12 | 6,90% | 1,84% | 400,00% | 150,00% |
6º | AUDI A3 | 22 | 14 | 1 | 5,06% | 4,29% | 57,14% | 2100,00% |
7º | FIAT 500E | 7 | 11 | 0 | 1,61% | 3,37% | -36,36% | - |
8º | BMW SÉRIE 1 | 5 | 2 | 26 | 1,15% | 0,61% | 150,00% | -80,77% |
9º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 5 | 6 | 11 | 1,15% | 1,84% | -16,67% | -54,55% |
10º | FORD FOCUS | 1 | 2 | 0 | 0,23% | 0,61% | -50,00% | - |
435 | 326 | 247 | 100,00% | 100,00% | 33,44% | 76,11% |
NO 1º SEMESTRE
Atrás da participação dos SUVs na composição do mercado brasileiro, o segmento de hatches emplacou 221.460 unidades no 1º semestre, 26% dos 851.444 veículos registrados no país. Na comparação com o mesmo período do ano passado (318.180), houve uma expressiva retração de 30,4% - em números absolutos, foram quase 100 mil unidades a menos.
Entre os modelos de entrada, o Fiat Mobi (31.454) se manteve à frente, mas com vantagem um pouco menor do que o Renault Kwid (23.050), ambos com quedas na casa dos 20%. Estreante no mês passado, o elétrico Caoa Chery iCar (11) foi o 3º colocado. Da 4ª posição em diante, com o VW Up! (10) à frente, somente modelos já aposentados.
Hatches Compactos I | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % 2022 | 1º SEM. 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT MOBI | 31454 | 57,68% | 39351 | 55,82% | -20,07% |
2º | RENAULT KWID | 23050 | 42,27% | 29185 | 41,40% | -21,02% |
3º | CAOA CHERY ICAR | 11 | 0,02% | 0 | 0,00% | - |
4º | VW UP! | 10 | 0,02% | 1961 | 2,78% | -99,49% |
5º | CHERY QQ | 5 | 0,01% | 1 | 0,00% | 400,00% |
6º | CHEVROLET CELTA | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
54531 | 100,00% | 70499 | 100,00% | -22,65% |
Na faixa intermediária, a mais representativa, os quatro primeiros colocados tiveram resultados negativos. Mantendo-se na liderança, o HB20 (42.834) emplacou quase 9 mil unidades a mais do que o Chevrolet Onix (33.852). Com o reforço das vendas de junho, o VW Gol (23.607) garantiu presença no pódio. Com a recente reestilização, o representante da Hyundai apresenta grande potencial de encerrar o ano na 1ª posição.
Vice há um ano, o Fiat Argo (22.130) perdeu quase metade dos compradores e caiu para a 4ª colocação, mas a reestilização próxima pode dar um bom estímulo para uma reação nos próximos meses. 11º em 2021, o Peugeot 208 (15.082) cresceu quase 150% para marcar presença entre os cinco primeiros com uma vantagem superior a 3 mil unidades sobre o Toyota Yaris (11.992).
Estreante, o Honda City Hatch (7.341) ficou à frente de um Renault Sandero (4.704) cada vez mais esquecido. O grande destaque negativo do período, no entanto, foi o Polo: sexto no ano passado, o modelo da VW emplacou apenas 2.018 unidades – queda de quase 86% - e só ficou à frente do aposentado Fiat Uno (744) no top 10. 14º, o Citroën C3 (17) certamente irá aparecer no pelotão de cima com o lançamento de sua noiva geração nas próximas semanas.
Hatches Compactos II | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % 2022 | 1º SEM. 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | HYUNDAI HB20 | 42834 | 25,97% | 45406 | 18,44% | -5,66% |
2º | CHEVROLET ONIX | 33852 | 20,52% | 41507 | 16,86% | -18,44% |
3º | VW GOL | 23607 | 14,31% | 36967 | 15,01% | -36,14% |
4º | FIAT ARGO | 22130 | 13,42% | 41922 | 17,02% | -47,21% |
5º | PEUGEOT 208 | 15082 | 9,14% | 6052 | 2,46% | 149,21% |
6º | TOYOTA YARIS | 11992 | 7,27% | 12251 | 4,98% | -2,11% |
7º | HONDA CITY HATCH | 7341 | 4,45% | 0 | 0,00% | - |
8º | RENAULT SANDERO | 4704 | 2,85% | 7865 | 3,19% | -40,19% |
9º | VW POLO | 2018 | 1,22% | 14250 | 5,79% | -85,84% |
10º | FIAT UNO | 744 | 0,45% | 15340 | 6,23% | -95,15% |
11º | JAC E-JS1 | 317 | 0,19% | 0 | 0,00% | - |
12º | HONDA FIT | 230 | 0,14% | 3949 | 1,60% | -94,18% |
13º | VW FOX | 54 | 0,03% | 11366 | 4,62% | -99,52% |
14º | CITROËN C3 | 17 | 0,01% | 36 | 0,01% | -52,78% |
15º | FORD KA | 11 | 0,01% | 8230 | 3,34% | -99,87% |
16º | FIAT PALIO | 2 | 0,00% | 7 | 0,00% | -71,43% |
17º | TOYOTA ETIOS HATCH | 2 | 0,00% | 1086 | 0,44% | -99,82% |
18º | CHEVROLET AGILE | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
19º | FIAT PUNTO | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
20º | FORD FIESTA | 1 | 0,00% | 3 | 0,00% | -66,67% |
164940 | 100,00% | 246239 | 100,00% | -33,02% |
Na faixa de preços mais elevados, o número de emplacamentos cresceu quase 40% graças ao reforço de modelos elétricos, capitaneados pela presença do Nissan Leaf (208), do Renault Zoe (191) e do Fiat 500E (164) entre os cinco primeiros. A liderança, como nos anos anteriores, permaneceu com o Chevrolet Cruze Sport6 (769).
Hatches Premium | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2022 | % 2022 | 1º SEM. 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 769 | 38,66% | 660 | 45,77% | 16,52% |
2º | MINI COOPER/JCW | 426 | 21,42% | 321 | 22,26% | 32,71% |
3º | NISSAN LEAF | 208 | 10,46% | 37 | 2,57% | 462,16% |
4º | RENAULT ZOE | 191 | 9,60% | 32 | 2,22% | 496,88% |
5º | FIAT 500E | 164 | 8,25% | 0 | 0,00% | - |
6º | AUDI A3 | 135 | 6,79% | 39 | 2,70% | 246,15% |
7º | BMW i3 | 52 | 2,61% | 86 | 5,96% | -39,53% |
8º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 26 | 1,31% | 74 | 5,13% | -64,86% |
9º | BMW SÉRIE 1 | 9 | 0,45% | 108 | 7,49% | -91,67% |
10º | FORD FOCUS | 5 | 0,25% | 0 | 0,00% | - |
11º | VW GOLF | 2 | 0,10% | 6 | 0,42% | -66,67% |
12º | CHEVROLET BOLT | 1 | 0,05% | 79 | 5,48% | -98,73% |
13º | PEUGEOT 308 | 1 | 0,05% | 0 | 0,00% | - |
1989 | 100,00% | 1442 | 100,00% | 37,93% |
Fonte: Fenabrave