SUVs compactos mais vendidos em junho: T-Cross lidera; C4 Cactus bate recorde
No semestre, T-Cross também lidera com o Hyundai Creta vice
Com 40.921 emplacamentos registrados em junho, os SUVs compactos representaram quase 25% dos 165.470 veículos comercializados no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado (34.170), houve um crescimento de quase 20% - na comparação com maio, entretanto, o resultado foi praticamente 8% pior.
Dos cinco primeiros colocados, à exceção do Fiat Pulse (4.839) – que não era comercializado há um ano -, todos registraram números positivos. Com 6.309 unidades, o VW T-Cross reassumiu uma liderança da qual estava ausente desde março. O Hyundai Creta, com 5.924 unidades, manteve a 2ª posição de maio, seguido pelo Chevrolet Tracker (5.312), nº 1 no ranking anterior.
Atrás do Nissan Kicks, que completou o top 5 acima das 4 mil unidades pelo 2º mês seguido (4.315), o Jeep Renegade (4.123) perdeu mais de 45% de seus compradores de 12 meses atrás. O grande destaque de junho veio da Citroën: com 3.664 unidades, a maior parte através das chamadas vendas diretas, o C4 Cactus jamais havia tido um resultado tão expressivo.
VW Nivus (2.930), Duster (1.839) e Caoa Chery Tiggo 5X (1.028) completaram o top 10 – assim como o Renegade, o representante da Renault também perdeu fôlego na parte de cima da tabela (-21,8%). Com apenas 209 unidades, o Renault Captur chegou ao 6º mês consecutivo sem sequer atingir a marca de 600 emplacamentos. Junho marcou ainda o 1º emplacamento do Kia Soul no ano.
SUVs compactos mais vendidos de junho
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW T-CROSS |
6309 |
6405 |
3318 |
15,42% |
14,42% |
-1,50% |
90,14% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
5924 |
6410 |
5902 |
14,48% |
14,44% |
-7,58% |
0,37% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
5312 |
6564 |
990 |
12,98% |
14,78% |
-19,07% |
436,57% |
4º |
FIAT PULSE |
4839 |
4948 |
0 |
11,83% |
11,14% |
-2,20% |
- |
5º |
NISSAN KICKS |
4315 |
4892 |
3249 |
10,54% |
11,02% |
-11,79% |
32,81% |
6º |
JEEP RENEGADE |
4123 |
5489 |
7504 |
10,08% |
12,36% |
-24,89% |
-45,06% |
7º |
CITROËN C4 CACTUS |
3664 |
1590 |
2151 |
8,95% |
3,58% |
130,44% |
70,34% |
8º |
VW NIVUS |
2930 |
4087 |
2823 |
7,16% |
9,20% |
-28,31% |
3,79% |
9º |
RENAULT DUSTER |
1839 |
1311 |
2353 |
4,49% |
2,95% |
40,27% |
-21,84% |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1028 |
918 |
967 |
2,51% |
2,07% |
11,98% |
6,31% |
11º |
RENAULT CAPTUR |
209 |
240 |
495 |
0,51% |
0,54% |
-12,92% |
-57,78% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
125 |
1042 |
830 |
0,31% |
2,35% |
-88,00% |
-84,94% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
94 |
246 |
189 |
0,23% |
0,55% |
-61,79% |
-50,26% |
14º |
KIA STONIC |
64 |
85 |
0 |
0,16% |
0,19% |
-24,71% |
- |
15º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
55 |
65 |
61 |
0,13% |
0,15% |
-15,38% |
-9,84% |
16º |
SUZUKI JIMNY |
41 |
47 |
78 |
0,10% |
0,11% |
-12,77% |
-47,44% |
17º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
16 |
14 |
489 |
0,04% |
0,03% |
14,29% |
-96,73% |
18º |
JAC T40 |
14 |
16 |
41 |
0,03% |
0,04% |
-12,50% |
-65,85% |
19º |
HONDA HR-V |
7 |
21 |
2469 |
0,02% |
0,05% |
-66,67% |
-99,72% |
20º |
TROLLER T4 / TX4 |
6 |
7 |
153 |
0,01% |
0,02% |
-14,29% |
-96,08% |
21º |
JAC T50 / T5 |
4 |
2 |
16 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-75,00% |
22º |
FORD ECOSPORT |
2 |
4 |
92 |
0,00% |
0,01% |
-50,00% |
-97,83% |
23º |
KIA SOUL |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
40921 |
44403 |
34170 |
100,00% |
100,00% |
-7,84% |
19,76% |
No 1º Semestre
Dos 851.444 veículos 0km registrados no país no 1º semestre, praticamente 25% (212.356) foram de SUVs e crossovers compactos também, o que o configura individualmente como o segmento mais importante do mercado brasileiro atualmente. Na comparação com o desempenho de 2021 (233.052), entretanto, houve uma retração de quase 9%.
Se no ano passado a liderança folgada estava com o Jeep Renegade (24.880), apenas o 4º em 2022, agora quem comanda as ações é o VW T-Cross (32.871), único a crescer entre os sete primeiros colocados (+12,7%) – o Fiat Pulse (24.036), 5º, não entra nessa conta por ser novato. A vantagem reduzida em relação ao Hyundai Creta (29.255), vice-líder, ainda não permite cravar o favoritismo do T-Cross para encerrar o ano à frente.
Praticamente estável nos últimos doze meses, o Chevrolet Tracker (26.968) garantiu presença no pódio. Numa disputa acirrada pela 6ª posição, o Nissan Kicks (17.087) ficou à frente do VW Nivus (16.675). Dono da maior evolução no top 10 (+45%), o Citroën C4 Cactus emplacou 10.618 unidades. Sem ameaça do Caoa Chery Tiggo 5X (5.134), o Renault Duster foi o 9º, mas abaixo das 10 mil unidades (9.539).
Com nova geração chegando ao mercado apenas nas próximas semanas, o Honda HR-V (3.250) perdeu posições para o Peugeot 2008 (3.929) e até para o Caoa Chery Tiggo 3X (3.401), oficialmente aposentado pela marca. Coadjuvante absoluto, o Renault Captur não conseguiu sequer emplacar 2,5 mil unidades (2.446).
SUVs/Crossovers compactos mais vendidos no 1º semestre
SUVs / Crossovers I |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW T-CROSS |
32871 |
15,48% |
29179 |
12,52% |
12,65% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
29255 |
13,78% |
33492 |
14,37% |
-12,65% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
26968 |
12,70% |
27124 |
11,64% |
-0,58% |
4º |
JEEP RENEGADE |
24880 |
11,72% |
40604 |
17,42% |
-38,73% |
5º |
FIAT PULSE |
24036 |
11,32% |
0 |
0,00% |
- |
6º |
NISSAN KICKS |
17087 |
8,05% |
19167 |
8,22% |
-10,85% |
7º |
VW NIVUS |
16675 |
7,85% |
19935 |
8,55% |
-16,35% |
8º |
CITROËN C4 CACTUS |
10618 |
5,00% |
7302 |
3,13% |
45,41% |
9º |
RENAULT DUSTER |
9539 |
4,49% |
12949 |
5,56% |
-26,33% |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5134 |
2,42% |
5516 |
2,37% |
-6,93% |
11º |
PEUGEOT 2008 |
3929 |
1,85% |
3417 |
1,47% |
14,98% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
3401 |
1,60% |
189 |
0,08% |
1699,47% |
13º |
HONDA HR-V |
3250 |
1,53% |
18746 |
8,04% |
-82,66% |
14º |
RENAULT CAPTUR |
2446 |
1,15% |
3490 |
1,50% |
-29,91% |
15º |
HONDA WR-V |
710 |
0,33% |
5006 |
2,15% |
-85,82% |
16º |
KIA STONIC |
480 |
0,23% |
0 |
0,00% |
- |
17º |
SUZUKI JIMNY |
386 |
0,18% |
365 |
0,16% |
5,75% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
361 |
0,17% |
319 |
0,14% |
13,17% |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
142 |
0,07% |
2477 |
1,06% |
-94,27% |
20º |
TROLLER T4 / TX4 |
81 |
0,04% |
596 |
0,26% |
-86,41% |
21º |
JAC T40 |
73 |
0,03% |
180 |
0,08% |
-59,44% |
22º |
JAC T50 / T5 |
20 |
0,01% |
74 |
0,03% |
-72,97% |
23º |
FORD ECOSPORT |
13 |
0,01% |
2924 |
1,25% |
-99,56% |
24º |
KIA SOUL |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
212356 |
100,00% |
233052 |
100,00% |
-8,88% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Carlos Tavares comenta saída pacífica da Stellantis e defende legado
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
BYD atinge 70.000 carros entregues no Brasil em 2024 com Song Pro GS
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã