O Chery eQ1 foi apresentado para o mercado chinês no final de 2020. Sua proposta era de ser um subcompacto urbano e elétrico. Menor, o modelo também é um dos mais acessíveis movidos por baterias naquele país. Desde dezembro do ano passado, já sabíamos que a brasileira Caoa Chery tinha interesse em trazer a novidade para cá também.
Em 2021, a empresa confirmou a intenção de trazer dois modelos inéditos para o Brasil ao longo de 2022 e o eQ1 era um dos mais cotados. O outro deve ser o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, híbrido, que já foi flagrado por aqui em testes. Agora, a marca divulgou por meio de suas redes sociais o que deve ser o segundo modelo, confirmando a chegada do pequeno elétrico eQ1.
O teaser pode estar escurecido, mas a silhueta do Caoa Chery eQ1 é inconfundível por conta de suas dimensões reduzidas, formato dos faróis e disposição das luzes de neblina no para-choque frontal. O que está escrito na imagem não revela datas, nem a legenda que apenas reforça a intenção da empresa em eletrificar sua linha de veículos (ainda sem data para ocorrer).
No entanto, após o lançamento do Renault Kwid E-Tech e do JAC e-JS1, a janela de oportunidade para o lançamento de mais um pequeno carro elétrico, somado à declaração da Caoa Chery de revelar 2 modelos em 2022, sugere que o lançamento do eQ1 deve ocorrer neste ano mesmo.
Vamos começar pelo que deve mudar. O teaser mostra um carro praticamente idêntico ao lançado na China no ano passado. Mas a imagem deixou escapar um detalhe: o modelo chinês utiliza luzes de LED na posição dos faróis de neblina com faixa vertical. O carro que apareceu na imagem utiliza luzes redondas convencionais.
O Chery eQ1 - futuro Caoa Chery eQ1 -, é produzido e vendido na China, onde também é chamado de 'little ant' (formiguinha). Com 1.005 kg e medindo 3.200 mm de comprimento (48 cm a menos que um Kwid), 1.670mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.150 mm de distância entre-eixos, o pequeno carro elétrico da Chery tem como destaque a estrutura da carroceria feita em alumínio.
O conjunto motriz tem duas opções, a primeira com 30 kW e 120 nm, a segunda tem 55 kWh (75 cv) 150 nm. Na mais forte, a velocidade máxima é limitada a 120 km/h. A empresa declara apenas o tempo de recarga das baterias de 0 a 80%, que ocorre em 30 minutos. O conjunto pode ter duas opções: uma com 30.6 kWh de capacidade e 301 km de autonomia pelo ciclo chinês (NEDC). A segunda tem 40.6 kWh e 408 km de autonomia. Ainda não se sabe qual será a configuração escolhida para o Brasil.
O eQ1 chinês possui volante multifuncional, central multimídia com tela vertical de 10", conectividade com smartphones e comandos de voz, inteligência artificial, carregamento de smartphone sem fio, USB, botão de partida, chave remota e ar-condicionado automático com filtro de ar PM2.5. Olhando para os modelos que o novo Caoa Chery elétrico enfrentará no Brasil, a expectativa é a de que seu preço fique entre R$ 140 mil e R$ 160 mil.
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