Apesar da polêmica decisão de interromper a produção da fábrica em Jacareí (SP) até 2025 e demitir todos os funcionários da linha de montagem, a Caoa Chery segue trabalhando para trazer mais uma novidade ao país. Será o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, reestilização do SUV que dará o primeiro passo na nova estratégia de eletrificação da marca no Brasil. Avistado em testes pelo nosso parceiro Renato Maia do canal Falando de Carro, o utilitário de 7 lugares apostará em uma motorização com um sistema híbrido-leve de 48V.
Há um tempo, até acreditava-se que o Tiggo 8 Pro viria na variante híbrida plug-in, revelada recentemente na China. Porém, de acordo com o Jornal do Carro, o SUV utilizará o sistema híbrido-leve de 48V, já preparado para aceitar etanol. Trabalha com um motor 1.5 turbo e entrega um total de 170 cv e 25,5 kgfm. Segundo os números divulgados pela marca no seu país de origem, o Tiggo 8 Pro nessa versão faz 15,6 km/litro.
O plano é semelhante ao da Kia com Stonic e, em breve, com o novo Sportage (prometido para julho). Toda a propaganda dirá que é um carro híbrido, embora utilize um sistema muito mais simples conhecido como mild-hybrid (ou híbrido-leve), usando um gerador no lugar do alterador, auxiliando o motor em momentos específicos como ao deixar o carro na “banguela”, sem acelerar para manter o movimento, ou no momento inicial da aceleração.
Porém, um híbrido-leve não entrega uma grande economia de combustível como as demais tecnologias. Como utiliza um conjunto de baterias bem pequeno, não é possível ter uma condução puramente elétrica como em um híbrido convencional ou plug-in. Alguns carros mais caros ainda desligam o motor ou desativam parte dos cilindros para aumentaro rendimento. Por exemplo, ao se aproximar de um semáforo em baixa velocidade, o veículo poderia desligar o motor antes e usar a força do gerador para manter o automóvel em movimento nos poucos metros até a parada.
A vantagem deste sistema é que, por ter poucas baterias, acaba sendo muito mais barato, motivo pelo qual ganhou popularidade na Europa, onde as normas de emissões são mais rígidas. Só que, segundo as normas do Inmetro, os híbridos-leves estão na mesma categoria que os híbridos de verdade, então recebem os mesmos benefícios, como a alíquota menor de IPI.
Há uma confusão com o nome. A Chery vende três modelos do SUV: Tiggo 8, Tiggo 8 Pro e Tiggo 8 Plus. O Pro foi o último a ser lançado, fazendo sua estreia em março, e é o mais luxuoso. Só que, apesar da expectativa de que use este sobrenome por aqui, o carro que aparece nas fotos e que está sendo testado há tempos é o Tiggo 8 Plus, que inclusive já foi registrado no país.
Seu estilo será bem parecido com o do Tiggo 7 Pro, usando uma grade menos larga do que o modelo atual e sem as barras horizontais cromadas. Os faróis ficarão mais finos, em LED e com iluminação diurna integrada. O para-choque foi redesenhado para utilizar luzes de neblina horizontais e com uma área menor. A traseira abandona as lanternas interligadas para usar um conjunto ótico em LED mais comprido e colocando o escrito “CHERY” logo abaixo do vidro traseiro.
O modelo chinês recebeu uma mudança ainda maior no interior. Para começar, colocou o painel de instrumentos e a central multimídia lado a lado, no mesmo estilo que a Mercedes-Benz utiliza com o MBUX. Os comandos do ar-condicionado seguem posicionados mais abaixo, mas no Tiggo 8 Pro, são feitos com uma tela sensível ao toque como nos carros da Jaguar Land Rover. O console central foi redesenhado para posicionar a alavanca no centro e ficar rodeado por botões.
Ao contrário do que aconteceu com o Arrizo 6 Pro, Tiggo 5x Pro e Tiggo 3x Pro, que mantiveram as versões anteriores nas lojas, o Tiggo 8 Pro deve seguir a estratégia do Tiggo 7, tornando-se a única opção nas lojas. Atualmente, o SUV de 7 lugares é vendido em versão única, por R$ 201.990.
Lançado no começo de 2019, o Caoa Chery Tiggo 7 já pedia por atualizações, isso porque o segmento de SUVS médios nunca esteve tão aquecido. Agora o SUV intermediário da marca brasileira como conhecemos sai de linha para dar lugar ao novo Tiggo 7 Pro, que chega com visual totalmente renovado e com porte maior, embora seja construído com base na mesma plataforma do Tiggo7 antigo.
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