O lançamento dos novos Polo e Virtus 170 TSI está cada vez mais próximo. Prova disso é que a dupla com o novo motor 1.0 turbo que era usado no Up! já aparecem no site de revisões da Volkswagen – e isso na mesma semana que o consumo das novas versões acabou sendo revelado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Na ocasião, as opções de transmissões para o Polo e Virtus acabaram aparecendo também “antes da hora”.

Como você deve ter visto aqui no Motor1.com Brasil na última segunda-feira (6), os novos Polo e Virtus terão o mesmo motor 170TSI, que é a designação que a montadora usa para o propulsor três cilindros 1.0 turbo menos potente, que rende até 105 cv e 16,8 kgfm de torque (ante os 128 cv e 20,4 kgfm das versões 200TSI). Além disso, o Polo 170 TSI será equipado sempre com o câmbio manual de 5 marchas, enquanto que o Virtus 170TSI terá a opção com o pedal da embreagem e também uma transmissão automática de 6 posições. E agora a própria Volkswagen confirma quais serão as caixas de câmbio da dupla em seu site.

VW Polo 170 TSI manual_site VW
Polo 170 TSI manual no site da VW
VW Virtus 170 TSI automático_site VW
Virtus 170 TSI automático no site da VW
Volkswagen Polo 2023 - Flagras
VW Virtus 170 TSI manual_site VW
Virtus 170 TSI manual

Em uma breve consulta no site da empresa, mas especificamente na área dedicada ao agendamento de revisões, basta selecionar o Polo para ver que a nova versão (que nem foi lançada ainda) aparece como “170 TSI manual” no campo de seleção de versões. Como o nome já adianta, o hatch terá apenas câmbio manual, confirmando o que havíamos visto na tabela de consumo do Inmetro.

Volkswagen Virtus 2023 - Flagras

O mesmo ocorre no momento de selecionar o Virtus para a revisão, a diferença é que o sedã com o novo motor 1.0 turbo surge em duas configurações diferentes: 170 TSI manual e 170 TSI AT (abreviação para automático), ou seja, mais uma vez confirmando as informações divulgadas “sem querer” pelo órgão do governo no início desta semana. Com isso, a Volkswagen deverá manter sua estratégia de não ter um nome oficial de versão para as variantes com o motor 170TSI, usando apenas o nome comercial do propulsor três cilindros 1.0 turbo para identificar as novidades, assim como ocorre com o Polo 1.0 MPI aspirado.

Dessa forma, é de se imaginar que depois de aparecer na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e agora no próprio site da VW na área de revisão, os novos Polo 170 TSI e Virtus 170 TSI não deverão demorar para serem lançados. Com aparições cada vez mais comuns em testes de rodagens e detalhes sendo revelados, ambos devem ser revelados pela Volkswagen já neste segundo semestre.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com