Após muitos meses de espera, o Fiat Cronos 2023 finalmente ganha uma data de lançamento. A versão reestilizada do sedã compacto será apresentada em julho, como revela Pablo García Leyenda, diretor comercial da Fiat Argentina, em uma entrevista exclusiva. Além da mudança no visual, o veículo adotará o motor 1.0 Firefly para uma nova versão de entrada, enquanto as configurações com o 1.3 receberão a transmissão automática do tipo CVT.

Motor1.com Argentina teve a chance de visitar a fábrica da Fiat em Córdoba, responsável pela produção do sedã, conversando com Leyenda. O executivo confirmou o lançamento do Fiat Cronos 2023 em julho, simultaneamente no Brasil e na Argentina. Como ainda falta um tempo, o diretor comercial da marca evitou dar qualquer spoiler sobre o que veremos. Leyenda diz que ganhará novas versões, mas não especifica se terá mudanças na motorização.

Fiat Cronos na fábrica de Córdoba
Pablo García Leyenda na linha de montagem do Cronos

Os rumores até agora falam sobre uma versão básica com o 1.0 Firefly de 77 cv a 6.250 rpm e 10,9 kgfm a 3.250 rpm. Seria uma forma de compensar o fim do Grand Siena. Nossos colegas da Argentina ainda comentam sobre receber o 1.0 turbo de 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm, que fez sua estreia no Pulse, combinado a um câmbio CVT. Porém, ainda é uma especulação.

O que está confirmado, pois diversas fontes já comentaram anteriormente sobre isto, é que o Cronos (e o Argo 2023) adotarão a transmissão CVT para o 1.3 Firefly aspirado de 107 cv a 6.250 rpm e 13,7 kgfm a 4.000 rpm. Assim, voltará a ter uma opção automática após o fim das configurações com o 1.8 E.torQ, que saiu de linha por não atender as normas de emissões do Proconve L7.

O foco da entrevista foi o Cronos, por ser produzido na Argentina e por atualmente liderar as vendas no mercado local, mas não podemos deixar de pensar no Argo, que é o terceiro carro mais vendido do segmento no Brasil. Anteriormente, a Fiat falava de um lançamento simultâneo para o hatch e o sedã, então existe grande chance que o Argo 2023 também apareça renovado em julho.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com