Se em março o segmento de sedãs representou menos de 14% dos veículos emplacados no Brasil, em abril a situação foi um pouco melhor. Com 22.190 unidades registradas somados os modelos compactos e médios, a representatividade em relação ao total de 136.341 emplacamentos chegou a quase 16,3%. Na comparação com o mesmo período de 2021, houve um leve crescimento (+1,3%). Em relação a março, a alta foi de quase 21%.
Na disputa entre os compactos, o líder Chevrolet Onix Plus (5.240), em seu melhor momento em 2022, manteve a participação de mercado próxima de 1/3. A briga pela 2ª posição, no entanto, foi acirradíssima: o Hyundai HB20 manteve o posto, mas apenas 149 unidades à frente de um Fiat Cronos (3.043) que quintuplicou o resultado do ano passado e saltou quatro posições em relação a março.
Terceiro colocado nos dois últimos meses, o Honda City (2.182) teve evolução menor do que a dos rivais nas últimas semanas, mas suficiente para emplacar quase o dobro do Toyota Yaris Sedan (1.160), quinto. Da 6ª posição em diante, todos os modelos perderam fôlego. Melhor entre eles, o Renault Logan emplacou apenas 649 unidades.
Repetindo a situação dos últimos três meses, foram os representantes da Volkswagen os destaques negativos. Ambos atrás do Nissan Versa (560), Virtus (433) e Voyage (302) perderam mais de 80% de seus compradores. Fora de linha, Fiat Grand Siena (205) e Ford Ka Sedan (1) completaram a lista.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | ABR/22 | MAR/22 | ABR/21 | % ABR 22 | % MAR 22 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 17421 | 5240 | 4179 | 4895 | 30,88% | 32,24% | 25,39% | 7,05% |
2º | HYUNDAI HB20S | 9955 | 3192 | 2304 | 1721 | 18,81% | 17,78% | 38,54% | 85,47% |
3º | FIAT CRONOS | 6411 | 3043 | 784 | 591 | 17,93% | 6,05% | 288,14% | 414,89% |
4º | HONDA CITY | 7544 | 2182 | 1992 | 520 | 12,86% | 15,37% | 9,54% | 319,62% |
5º | TOYOTA YARIS SEDAN | 4196 | 1160 | 1221 | 1025 | 6,84% | 9,42% | -5,00% | 13,17% |
6º | RENAULT LOGAN | 3431 | 649 | 798 | 1075 | 3,83% | 6,16% | -18,67% | -39,63% |
7º | NISSAN VERSA | 3273 | 560 | 836 | 948 | 3,30% | 6,45% | -33,01% | -40,93% |
8º | VW VIRTUS | 1780 | 433 | 429 | 2344 | 2,55% | 3,31% | 0,93% | -81,53% |
9º | VW VOYAGE | 1090 | 302 | 121 | 2437 | 1,78% | 0,93% | 149,59% | -87,61% |
10º | FIAT GRAND SIENA | 3806 | 205 | 296 | 999 | 1,21% | 2,28% | -30,74% | -79,48% |
11º | FORD KA SEDAN | 4 | 1 | 1 | 178 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -99,44% |
|
| 58911 | 16967 | 12961 | 16733 | 100,00% | 100,00% | 30,91% | 1,40% |
Entre os sedãs médios, o líder Toyota Corolla (3.729) respondeu por quase ¾ de todas as vendas. O maior destaque, no entanto, coube ao Chevrolet Cruze: com 1.115 unidades, boa parte delas através de vendas diretas, o representante da Chevrolet cresceu mais de 370% em relação a 2021 e teve seu momento mais forte desde novembro passado (1.334).
Bem longe dos dois primeiros, o Caoa Chery Arrizo 6 Pro (243) se aproveitou das últimas unidades do Honda Civic nacional (77) para garantir um lugar no pódio, com o Kia Cerato (50) fechando o top 5. Mais uma vez lanterna, o Jetta (4) ficou atrás de um aposentado Citroën C4 Lounge (5). A linha 2023 da versão GLi, que acaba de chegar às concessionárias, pode melhorar a atual situação do VW nos próximos meses.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | ABR/22 | MAR/22 | ABR/21 | % ABR 22 | % MAR 22 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | TOYOTA COROLLA | 12835 | 3729 | 4192 | 3417 | 71,40% | 77,41% | -11,04% | 9,13% |
2º | CHEVROLET CRUZE | 2804 | 1115 | 746 | 235 | 21,35% | 13,78% | 49,46% | 374,47% |
3º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 864 | 243 | 181 | 244 | 4,65% | 3,34% | 34,25% | -0,41% |
4º | HONDA CIVIC | 1937 | 77 | 250 | 859 | 1,47% | 4,62% | -69,20% | -91,04% |
5º | KIA CERATO | 175 | 50 | 41 | 43 | 0,96% | 0,76% | 21,95% | 16,28% |
6º | CITROËN C4 LOUNGE | 5 | 5 | 0 | 7 | 0,10% | 0,00% | - | -28,57% |
7º | VW JETTA | 45 | 4 | 5 | 360 | 0,08% | 0,09% | -20,00% | -98,89% |
|
| 18665 | 5223 | 5415 | 5165 | 100,00% | 100,00% | -3,55% | 1,12% |
Fonte: Fenabrave