O Ford Taurus 2023 marca a chegada da oitava geração do famoso sedã, mesmo que tenha saído de linha nos EUA e em outros mercados em 2019. Enquanto isso, um Taurus usando a arquitetura do Mondeo chegou à China em 2016, e acaba de ser renovado para atender os mercados chinês e do Oriente Médio, onde a Ford diz que o modelo ainda vende bem.

E quais são as novidades que este novo Ford Taurus oferece? Há um painel de instrumentos digital no interior, ostentando uma tela de 8 polegadas, além de uma tela de central multimídia com 13,2 polegadas. Teto panorâmico e carregamento sem fio para smartphones estão disponíveis, assim como sistemas de auxílio à condução, tais como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Apple Car Play e  Android Auto também fazem parte do pacote e a Ford faz questão de mencionar o acionamento do câmbio por botão giratório no console central.

Interior do Ford Taurus de 2023
Visão traseira do Ford Taurus 2023

No exterior, ainda há elementos do Mondeo nas formas do Taurus 2023, mas ele assume uma aparência moderna com faróis estreitos no alto da dianteira, flanqueando uma grade larga. Na traseira, há lanternas estreitas de três barras que têm uma curiosa semelhança com algo que se encontraria em um Mustang.

As luzes são conectadas por uma faixa de LED que atravessa o tampão. Sob o capô está o motor EcoBoost 2.0 turbo conectado a uma transmissão automática de 8 velocidades. E para ter certeza de que ele lida com o calor dos desertos do Oriente Médio, a Ford diz que o Taurus 2023 foi completamente testado para condições climáticas extremas.

"É crucial para o conforto de nossos clientes e para a integridade do Taurus que o testemos em climas tão extremos", disse Ziyad Dallalah, gerente geral de desenvolvimento de produção do Grupo de Mercados Internacionais da Ford. "O pó e a areia podem causar estragos no interior do motor e nos componentes da suspensão, acelerando o desgaste das peças móveis. Acrescente isso ao calor extremo do deserto e você se depara com um veículo que tem que trabalhar muito mais do que o normal. Nossos testes garantem que o motor, a transmissão, a linha motriz e os sistemas de resfriamento do Taurus possam lidar com as exigências da região".

Vista lateral do Ford Taurus de 2023

O Ford Taurus foi lançado originalmente em 1986 e logo se tornou o carro de passageiros mais vendido nos Estados Unidos. O Taurus 2023, no entanto, continuará sendo o oferecido somente na China e no Oriente Médio, com as vendas nesta última região previstas para o final deste ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com