Apresentado no final do ano passado, o novo Equator Sport surgiu inicialmente como um SUV maior posicionado acima do Territory na China, mas parece que a marca do oval azul optou por vender o novo utilitário em outros países e rebatizá-lo com o nome de Territory. O primeiro país a receber o “novo Territory” baseado no Equator Sport é o Camboja, país do sudeste asiático onde a marca deverá retirar de linha o antigo Territory – que tem 6 anos de mercado por lá.

Enquanto no Brasil o Ford Territory tem baixos números de vendas (foram apenas 265 unidades emplacas no primeiro trimestre deste ano), em países como o das Filipinas o SUV médio emplacou mais de 10.000 unidades no mercado em menos de dois anos. Vale lembrar que o Territory tem como origem o modelo Yusheng S330, modelo feito em parceria entre a JMC (Jiangling Motors Corporation) e a Ford no mercado chinês.

Ford Equator Sport
Ford Equator Sport
Ford Equator Sport

O site AutoIndustriya perguntou ao novo diretor-gerente da Ford Filipinas, Michael Breen, se o sucesso do Territory poderá abrir caminho para a Ford adquirir mais modelos JMC, porém o executivo não revelou muito além de que a marca está considerando esses novos modelos. Breen disse que "o sucesso com qualquer linha de veículos perpetua as discussões que devem acontecer para que possamos considerar futuros produtos”. Embora não tenha confirmado, é possível que o Ford Equator Sport seja vendido nas Filipinas também como Territory, já que o Camboja (país próximo) já anuncia o SUV com o nome rebatizado.

Apesar de um pouco confuso, vale lembrar que tanto o Territory original quanto o Equator Sport são produzidos pela joint-venture formada entre a JMC e a Ford na China, de onde são exportados para outros países da Ásia. O Equator Sport surgiu no ano passado como uma versão de 5 lugares do Equator (outro SUV da JMC-Ford, mas com 7 lugares), sendo pesando inicialmente para ser vendido apenas no mercado chinês. Agora com o anúncio do Equator Sport como novo Territory no Camboja, é de se imaginar que o novo SUV deverá ser vendido em outros mercados.

Ford Territory 2021
O Territory "original"
Ford Territory aka Equator Sport
Equator Sport rebatizado como Territory no Camboja

O Equator Sport traz visual mais ousado que o do Territory antigo, com destaque para a grade frontal de grandes dimensões, assinatura visual em LED em “L” invertido e faróis principais posicionados logo abaixo, ficando destacados em um vinco no para-choque. Nas laterais, as últimas colunas trazem um novo formato em relação ao Equator de 8 lugares e os frisos cromados acompanham o teto até o final. Já na traseira, as lanternas têm desenho único (sem interligação como no Equator maior), o nome Equator Sport aparece centralizado na tampa e o para-choque tem elementos em prata nas extremidades.

Com a mesma plataforma do Equator, o Equator Sport tem 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Territory anterior (como o modelo vendido no Brasil) mede 4,58 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,67 m de altura, enquanto a distância entre eixos é um pouco menor, com 2,71 m.

Ford Equator Sport

A cabine do Equator Sport parece bem mais resolvida e moderna, com o painel de instrumentos 100% digital junto da central multimídia com tela sensível ao toque, que remete a conhecida MBUX da Mercedes. A lista de equipamentos do Ford Equator Sport chinês soma teto panorâmico, piloto automático adaptativo, monitor de pontos cegos e assistente de manutenção em faixa.

No mercado chinês, o Equator Sport é comercializado com o motor 1.5 turbo Ecoboost de 170 cv de potência combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, vindo sempre com tração dianteira. No Camboja o Equator Sport rebatizado de Territory deverá manter esse conjunto mecânico, enquanto o antigo Territory tem também um 1 turbo, mas de 143 cv e transmissão automática CVT.

Galeria: Ford Equator Sport

Vale lembrar que o antigo Territory também foi pensado também inicialmente para ser vendido apenas na China, mas depois começou a ser vendido em outros países, como o próprio Brasil. Resta saber agora se o Equator Sport e até o Equator de 7 lugares serão vendidos em outras regiões além da Ásia, com o primeiro podendo substituir o Territory “original” em mais mercados. O mais curioso disso tudo é que o Territory que conhecemos no Brasil ainda vai ganhar uma reestilização com faróis nos moldes do Equator Sport e o novo Fusion, mudando apenas dianteira e trazendo mais tecnologias para a cabine. Pelo jeito, não vai faltar opção de SUV na China.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com