Após décadas oferecido de forma restrita em mercados da Ásia e Oceania, o Ford Everest finalmente terá alcance comercial ampliado nos próximos anos. A nova geração, apresentada oficialmente no último mês de março, chegará a diversos novos países e poderá finalmente ser vendida no Brasil. Reunimos abaixo as principais informações disponíveis sobre o modelo, que rivaliza diretamente com Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer.

Começando pelo design, o Everest 2023 segue os mesmo passos da irmã Ranger. A dianteira conserva muito do que já é visto na picape, mas com detalhes únicos no desenho do para-choque e na malha da grade. As laterais têm o mesmo estilo, assim como os vincos e o formato das portas dianteiras. A traseira, por sua vez, conta com lanternas em formato estiloso e assinatura em LED diferenciada.

Galeria: Novo Ford Everest 2023 - Versões

Por dentro, o painel também acompanha a irmã Ranger, tanto no design quanto no pacote tecnológico. Nesse sentido, destaque para central multimídia com tela de 10,1 polegadas nas versões de entrada e de 12 polegadas para as versões mais caras (incluindo formato vertical aos moldes das picapes RAM e da Fiat Toro). Além disso, há quadro de instrumentos digital personalizável de 8 ou 12,4 polegadas.

O sistema SYNC4 está presente, assim como toda sorte de recursos de segurança e assistência à condução. A lista inclui nove airbags (incluindo um airbag central entre os bancos dianteiros) e sistemas de prevenção de acidentes, como aviso de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, frenagem de emergência, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), faróis automáticos, câmera de ré, entre outros.

Novo Ford Everest 2023 - Versões
Novo Ford Everest 2023 - Versões
Novo Ford Everest 2023 - Versões

No mercado australianos, um dos principais para o Everest, a gama de versões é composta pela acabamentos Ambiente (modelo branco das fotos), Trend (vermelho), Sport (azul) e Platinum (cinza). As duas primeiras têm sob o capô motor 2.0 diesel biturbo com 210 cv de potência (3.750 rpm) e 51 kgfm de torque (1.750 rpm). Já as duas últimas adotam o propulsor 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv (3.250 giros) e 61,2 kgfm de força (1.750 rotações).

Em todos os casos o câmbio é sempre automático de 10 marchas. A tração é 4x2 ou 4x4 nas versões de entrada e sempre 4x4 nos modelos de topo. Dados de fábrica indicam capacidade de reboque de 3.500 kg, independentemente da versão. Destaque ainda para os modos de condução Normal, Eco, Tow/Haul, Slippery, Sand e Mud/Ruts (estes últimos exclusivos dos modelos Trend 4x4, Sport e Platinum).

Novo Ford Everest 2023 - Versões

Com exceção do acabamento de entrada, todas as versões oferecem de série espaço suficiente para acomodar até 7 passageiros. Falando em versões, a Ambiente tem rodas de 17 polegadas, a Trend 18", a Sport 20" pintadas em preto e a Platinum aro 21" diamantadas. O modelo Platinum é o único equipado com teto solar duplo, faróis em LED tipo Matrix, bancos traseiros e volante aquecidos, sistema de B&O Premium com 12 alto-falantes e câmera 360 graus.

Novo Ford Everest 2023 - Versões
Novo Ford Everest 2023 - Versões

E no Brasil?

Por aqui, as chances de lançamento do Everest são consideráveis. A própria Ford admite que estuda a possibilidade de trazer o modelo ao nosso mercado e considera a viabilidade de produzi-lo na Argentina ao lado da picape Ranger. Em entrevista concedida recentemente, Daniel Justo, CEO da Ford South America, revelou que a fábrica de Pacheco - recentemente modernizada - "será focada na Ranger e derivados dela”. A conferir. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com