Responsável por 26% dos 134.904 veículos comercializados em março, o segmento de SUVs e crossovers compactos – o mais importante neste início de 2022 - registrou uma retração de quase 18% na comparação com o mesmo período de 2021. Dentre os dez primeiros colocados, apenas dois deles tiveram números positivos. E o grande destaque ficou por conta do líder T-Cross.
Preferido também no mês anterior e já com quase 15,6 mil unidades no 1º trimestre, o Volkswagen T-Cross teve 6.549 unidades emplacadas, quase 24% a mais do que há um ano, e assegurou mais de 1,8 mil unidades de vantagem em relação ao Chevrolet Tracker (4.748), este último tomando a posição ocupada pelo Hyundai Creta (4.238) no 1º bimestre.
Embora com boa recuperação em relação a fevereiro, o Jeep Renegade (3.789) não passou da quarta posição e ainda sob ameaça do Fiat Pulse (3.650), este com avanço ainda maior nas últimas semanas (+93%). Quarto colocado no último ranking, o VW Nivus (3.154) caiu duas posições., mas ainda com margem confortável em relação ao Nissan Kicks (2.569), que teve queda similar nos últimos doze meses.
Com 1.908 unidades, o Renault Duster emplacou aproximadamente três vezes mais do que um Renault Captur (595), 12º, que segue sem empolgar mesmo com nova motorização. Nono, o Caoa Chery Tiggo 5X cresceu quase 32% e voltou a superar a barreira das mil unidades (1.081), ao contrário do Citroën C4 Cactus (883), que viu interrompida uma sequência de doze meses na casa dos quatro dígitos.
Aposta da Kia na categoria, o Stonic (137) teve seu melhor resultado desde o lançamento. Para a Honda, no entanto, más notícias. Em fim de estoques da atual geração – a nova chegará ao mercado nos próximos meses -, o HR-V ficou abaixo das 500 unidades (466). Já o WR-V, com apenas 24 emplacamentos, não tinha um resultado tão fraco desde março de 2017, 1º mês oficial de vendas.
Os SUVs compactos mais vendidos em março de 2022:
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | MAR/22 | FEV/22 | MAR/21 | % MAR 22 | % FEV 22 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW T-CROSS | 15588 | 6549 | 5278 | 5288 | 18,66% | 18,99% | 24,08% | 23,85% |
2º | CHEVROLET TRACKER | 10683 | 4748 | 3560 | 6407 | 13,53% | 12,81% | 33,37% | -25,89% |
3º | HYUNDAI CRETA | 12667 | 4238 | 4254 | 6172 | 12,07% | 15,30% | -0,38% | -31,34% |
4º | JEEP RENEGADE | 11103 | 3789 | 2316 | 6185 | 10,79% | 8,33% | 63,60% | -38,74% |
5º | FIAT PULSE | 8729 | 3650 | 1887 | 0 | 10,40% | 6,79% | 93,43% | - |
6º | VW NIVUS | 7015 | 3154 | 2477 | 3916 | 8,98% | 8,91% | 27,33% | -19,46% |
7º | NISSAN KICKS | 5408 | 2569 | 1157 | 3136 | 7,32% | 4,16% | 122,04% | -18,08% |
8º | RENAULT DUSTER | 4984 | 1908 | 1633 | 2624 | 5,44% | 5,87% | 16,84% | -27,29% |
9º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 2328 | 1081 | 649 | 822 | 3,08% | 2,33% | 66,56% | 31,51% |
10º | CITROËN C4 CACTUS | 4794 | 883 | 1628 | 1125 | 2,52% | 5,86% | -45,76% | -21,51% |
11º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 2517 | 708 | 786 | 0 | 2,02% | 2,83% | -9,92% | - |
12º | RENAULT CAPTUR | 1682 | 595 | 520 | 510 | 1,69% | 1,87% | 14,42% | 16,67% |
13º | HONDA HR-V | 3107 | 466 | 849 | 3728 | 1,33% | 3,05% | -45,11% | -87,50% |
14º | PEUGEOT 2008 | 2473 | 393 | 449 | 709 | 1,12% | 1,62% | -12,47% | -44,57% |
15º | KIA STONIC | 250 | 137 | 74 | 0 | 0,39% | 0,27% | 85,14% | - |
16º | SUZUKI JIMNY | 213 | 83 | 74 | 57 | 0,24% | 0,27% | 12,16% | 45,61% |
17º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 177 | 73 | 61 | 49 | 0,21% | 0,22% | 19,67% | 48,98% |
18º | TROLLER T4 / TX4 | 59 | 25 | 25 | 67 | 0,07% | 0,09% | 0,00% | -62,69% |
19º | HONDA WR-V | 704 | 24 | 80 | 1208 | 0,07% | 0,29% | -70,00% | -98,01% |
20º | JAC T40 | 34 | 15 | 6 | 33 | 0,04% | 0,02% | 150,00% | -54,55% |
21º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 99 | 11 | 32 | 428 | 0,03% | 0,12% | -65,63% | -97,43% |
22º | JAC T50 / T5 | 10 | 4 | 3 | 14 | 0,01% | 0,01% | 33,33% | -71,43% |
23º | FORD ECOSPORT | 5 | 2 | 2 | 315 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -99,37% |
94629 | 35105 | 27800 | 42793 | 100,00% | 100,00% | 26,28% | -17,97% |
Fonte: Fenabrave