A fábrica da General Motors Argentina em Santa Fé (Argentina) iniciou esta semana a produção das primeiras unidades pré-série do Chevrolet Tracker. É o mesmo modelo que é feito em São Caetano do Sul (SP) e exportado para o país vizinho há dois anos. Porém, agora também será feito na Argentina para ampliar a oferta por lá.

A produção de unidades pré-série é realizada em uma etapa anterior à produção em série, com o objetivo de fazer ajustes e treinar os operadores na linha de montagem. Além disso, isto permite que as primeiras unidades sejam testadas a fim de fazer as melhorias finais antes do lançamento comercial, que está programado para o segundo semestre deste ano.

A notícia do início da produção pré-série do Tracker foi confirmada à Motor1.com Argentina por fontes de dentro da fábrica em Santa Fé. A General Motors Argentina ainda não confirmou oficialmente qual modelo será produzido por lá, como parte do chamado Projeto A.V.A. (também conhecido como Projeto Tango). Há tempos ouvíamos rumores de que este carro poderia ser o Tracker, ao invés deu um modelo inédito.

Trata-se de um investimento de US$ 500 milhões (R$ 2,38 bilhões) para fabricar o SUV compacto que, como descrito pela Chevrolet, tem um "alto valor agregado"  (por isso o projeto era chamado de A.V.A.). Desse montante, sabe-se que 300 milhões veio da GM América do Sul, enquanto o dinheiro restante corresponde a investimentos feitos por fornecedores locais.

O Tracker coexistirá na linha de produção argentina com o Chevrolet Cruze, mas não se sabe por quanto tempo. Atualmente, o Cruze é o único carro em produção no país vizinho, nas versões sedã e hatchback, mas que já encerrou sua carreira em todo o resto do mundo.

Com a produção do Chevrolet Tracker também acontecendo na Argentina, a GM terá mais unidades para abastecer o mercado brasileiro. Será uma mudança importante, pois a fábrica em São Caetano do Sul tem feito paradas pontuais ao longo deste ano, em preparação para fabricar a nova Montana em 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com