Conhecido dos brasileiros desde 2011, quando foi lançado por aqui ainda em primeira geração, o Chery QQ deverá passar por importantes transformações na China. Por lá, o modelo estreou recentemente uma linhagem completamente nova e, dada a importância que tem para a empresa, seguirá caminho independente. Dessa forma, será emancipado do portfólio e elevado à condição de marca própria.

Não por acaso, a Chery já deu entrada na legalização da QQ e fez todos os registros junto aos órgãos reguladores da China. Segundo a imprensa local, a nova marca será oficialmente apresentada no mês de junho e terá foco comercial voltado para veículos elétricos com preços acessíveis. O próprio QQ, antes de virar marca, abandonou os motores tradicionais e virou um micro EV de apenas duas portas.

Galeria: Novo Chery QQ EV

É nessa pegada que nasce a nova marca, visando atender o público de grandes cidades chinesas e, em especial, os mais jovens. O logotipo escolhido, inclusive, faz conexão direta com a nova geração de consumidores: tem design que remete a um aplicativo de celular e letras brancas (uma maiúscula e outra minúscula) em um fundo preto.

Detalhes sobre a estrutura comercial da QQ ainda são desconhecidos (todas as informações serão divulgadas no lançamento em junho), mas desde já é certo que o portfólio será formado por quatro modelos: eQ1, eQ5, Wujie Pro e Wujie Max. Todos serão equipados com propulsão elétrica e amplo pacote tecnológico.

Chery eQ5 (5)
Chery eQ5

Veículos que viraram marcas

A transformação de veículos em marcas independentes é relativamente comum na indústria automotiva. Hoje divisão de luxo da Hyundai, a Genesis nasceu primeiro como um modelo no portfólio da marca. Tinha carrocerias sedã e cupê, até ser efetivamente emancipada em 2015. O mesmo aconteceu com a RAM, nascida como picape da Dodge e hoje elevada à marca própria dentro do grupo Stellantis.

Na China, outro exemplo é a Jetta, marca local do grupo Volkswagen focada em veículos de baixo custo que usa o mesmo nome do conhecido sedã.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com