Apresentada ao mundo no final do ano passado, a nova geração da picape Ranger, da Ford, deverá inovar ao ser oferecida pela primeira vez em versão eletrificada. O novo modelo foi desenvolvido desde o princípio para atender às mais modernas diretrizes da indústria em termos de propulsão e ganhará em breve inédita configuração híbrida. Detalhes ainda são limitados, mas informações obtidas pelo site Drive adiantam novidades.

De acordo com a publicação, a aguardada Ranger eletrificada será híbrida do tipo plug-in, ou seja, a bateria utilizada para alimentar o motor elétrico poderá ser carregada diretamente por meio de uma tomada. O sistema se assemelhará a outros já adotados pela marca, como no Escape e no Explorer. Resta saber qual propulsor à combustão formará o conjunto.

Galeria: Ford Ranger 2022

Alguns apostam que será uma variante com sistema híbrido-diesel, enquanto outros acreditam que será híbrido-gasolina. Neste último caso, tudo aponta para adoção do motor 2.3 EcoBoost associado a um ou mais propulsores elétricos. A opção híbrida também será oferecida para o SUV Everest, feito na mesma plataforma e com nova geração programada para breve.

Além da Ford, outras montadoras já sinalizaram interesse no lançamento de picapes médias eletrificadas nos próximos anos. É o caso da Toyota com a Hilux de nova geração, a Nissan com a próxima Frontier e a Mitsubishi com a futura L200 Triton. Resta saber qual colocará seu representante híbrido primeiro no mercado. A Ford, ao que tudo indica, parece ser a mais adiantada e planeja colocar a Ranger PHEV no mercado em 2024.

Nova Ranger no Brasil

Por aqui, a nova geração da Ranger será lançada em 2023 inicialmente somente com motores turbodiesel. A produção será concentrada na Argentina, onde a fábrica de Pacheco está recebendo investimentos da ordem de US$ 580 milhões para produzir o modelo. A opção eletrificada deverá ficar para um segundo momento.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com