À venda no mercado internacional desde o final de 2014, a atual geração do Ford Everest (ou Endeavor, dependendo da região) está prestes a mudar. O modelo acompanhará a renovação da irmã Ranger - recentemente apresentada - e estreará importantes avanços em termos estéticos, tecnológicos e dinâmicos. Detalhes importantes já foram adiantados pela própria Ford em ensaio camuflado divulgado recentemente e serviram de base para estas projeções.

Publicadas pelo site russo Kolesa, as renderizações adiantam com fidelidade como será o design final do SUV. A dianteira conservará muito do que já é visto na Ranger, mas com detalhes únicos no desenho do para-choque e na malha da grade. As laterais terão o mesmo estilo da picape, assim como os vincos e o formato das portas dianteiras. A traseira, por sua vez, contará com lanternas em formato estiloso e assinatura em LED diferenciada.

Galeria: Novo Ford Everest 2023 - Projeções

Por dentro, o painel será basicamente o mesmo da Ranger. Nesse sentido, destaque para central multimídia com tela de 10,1 polegadas nas versões de entrada e de 12 polegadas para as versões mais caras (incluindo formato vertical aos moldes das picape RAM e da Fiat Toro). O sistema SYNC4 estará presente, assim como toda sorte de recursos de assistência à condução. O espaço será suficiente para acomodar até 7 passageiros.

Sob o capô, o motor V6 3.0 turbodiesel já usado na F-150 substituirá o antigo propulsor 3.2 cinco cilindros turbodiesel, enquanto as versões de base adotarão propulsor 2.0 diesel biturbo. Dependendo do mercado, versões a gasolina também serão oferecidas, assim como inédita variante híbrida plug-in. Dependendo do propulsor escolhido, a transmissão poderá ser manual de 6 marchas ou automática de 6 ou 10 posições.

Ford Ranger XLT 2022

O lançamento está programado para acontecer no primeiro trimestre de 2022. Mercados como Austrália, Filipinas, Tailândia e Índia serão os primeiros a receber o modelo. A boa notícia é que, pela primeira vez, o Everest poderá ser vendido no Brasil. Especulações indicam que a Ford estuda produzir o SUV na Argentina ao lado da Ranger e comercializá-lo em toda a região. Será rival direto de modelos como Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport.

Veja também:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com