A nova Ford Ranger já está rodando no Brasil. Sim, estamos falando da nova geração revelado ao mundo no fim de novembro do ano passado já circula em testes, ainda com pesada camuflagem, pelas ruas brasileiras. A picape, completamente reformulada, será produzida na Argentina a partir do ano que vem para abastecer os mercados da região.

As fotos, publicadas por nosso colega João Anacleto do canal A Roda em seu perfil no Instagram, mostra a nova Ford Ranger 2024 totalmente camuflada andando na Rodovia Rio-Santos. O que denuncia sua identidade são os pequenos detalhes, como a cobertura diferente na área da iluminação, usando um adesivo bem alto, algo necessário já que os novos faróis são grandes e acompanham a grade dianteira, formando uma iluminação diurna em forma de “C”. O pano preto sobre a grade acaba revelando um pouco do que está por baixo, como a barra dupla frontal.

 

O interior mudou completamente, com a adoção de uma gigantesca tela de 12” na vertical, semelhante à do Mustang Mach-E e usando o sistema SYNC4. Mais moderna, aceita atualizações por estar sempre conectada à internet, comandos por voz e mantém a compatibilidade com o FordPass, permitindo usar um smartphone para fazer algumas coisas como travar as portas ou dar partida no motor. As versões mais baratas substituem este display por um de 10,1”. Quase não há botões no console central, com exceção dos comandos do ar-condicionado logo abaixo da multimídia.

Ford Ranger XLT 2022

Outra alteração está no painel de instrumentos, agora totalmente digital ao invés de usar duas telas menores do lado do velocímetro central. É totalmente personalizável e ainda muda de acordo com o modo de condução escolhido. A Ford Ranger 2024 ainda recebe o novo volante que fará a estreia no Brasil na Maverick, a ser lançada ainda no começo deste ano.

Neste primeiro momento, a Ranger estreia no mercado global com dois motores diesel, com o 2.0 nas versões com um ou dois turbos; e o 3.0 V6 turbo da F-150, substituindo o 3.2 de cinco cilindros do modelo atual. Alguns mercados ainda terão o 2.3 EcoBoost turbo a gasolina. A transmissão pode ser manual ou automática de 6 marchas, com o 2.3 turbo tendo a opção da caixa automática de 10 posições. Obviamente, terá tração 4x4, com um novo modo de tração integral sob demanda, ao invés de fazer a tradicional divisão 50/50.

Ainda há a promessa de uma Ranger híbrida no futuro e os últimos rumores dizem que será lançada apenas em 2024. A própria Ford já disse que a plataforma permite a eletrificação, mas não dá muitos detalhes, nem mesmo sobre quando será revelada. Documentos vazados anteriormente diziam que seria um sistema híbrido plug-in feito com o 2.3 turbo a gasolina, entregando 367 cv e 69,3 kgfm, embora existam rumores sobre uma variante diesel-híbrida.

Como você notou, estamos afirmando que se trata da Ford Ranger 2024, isso mesmo, modelo 2024. O motivo é que a marca lançará a linha 2023 no Brasil em breve, mas ainda com a geração atual. Com a produção da nova apenas em 2023 na Argentina, fruto do investimento de US$ 580 milhões na fábrica em Santa Isabel (Argentina), chegará por aqui no ano que vem já como modelo 2024. 

Enquanto isso, Ranger "atual" 2023 já aparece no site

Enquanto isso, a Ford prepara o lançamento da linha 2023 da Ranger atual. Como mostrado por Motor1.com, ela já aparece no site oficial da marca como um “futuro lançamento” e tem até a ficha técnica, mostrando que terá mudanças na lista de equipamentos. Espera-se que receba uma nova versão chamada FX4, que já apareceu em uma foto vazada na Argentina, recebendo um visual um pouco mais aventureiro e até mesmo um snorkel, aproveitando o nome que será usado pela Maverick no Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com