O mercado francês registrou em 2021 crescimento nas vendas de veículos novos pela 7ª vez nos últimos 8 anos – a exceção foi 2020. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializadas 1.659.008 unidades, alta de apenas 0,5%. Este foi o 2º pior desempenho desde 1975, segundo o Best Selling Cars Blog.
Entre as montadoras, um fato histórico. Com 285.930 unidades, a Peugeot assumiu uma liderança que não ocupava desde 1935 de acordo com o BSCB. Ainda segundo o site, a vice-líder, a Renault (268.975) não ficava atrás da rival desde 1939. A Citroën (161.883), com retração menor do que as conterrâneas na comparação com 2020 (-0,5%), completou o pódio.
Quinta colocada no ranking anterior, a Dacia (125.205) desta vez foi a 4ª, com sua maior participação de mercado já registrada (7,5%), abrindo mais de 20 mil unidades de vantagem sobre a VW (105.299). Sétima, a Mercedes (50.789) se manteve como a premium nº 1, mas desta vez com pouco mais de 700 unidades à frente da Audi (50.083). Destaque negativo para a Ford (43.777) fora do top 10.
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | PEUGEOT | 285.930 | 17,2% | 301.935 | 18,3% | -5,3% | 2º |
2º | RENAULT | 268.975 | 16,2% | 314.630 | 19,1% | -14,5% | 1º |
3º | CITROËN | 161.883 | 9,8% | 162.688 | 9,9% | -0,5% | 3º |
4º | DACIA | 125.205 | 7,5% | 97.170 | 5,9% | 28,9% | 5º |
5º | VOLKSWAGEN | 105.299 | 6,3% | 97.784 | 5,9% | 7,7% | 4º |
6º | TOYOTA | 96.170 | 5,8% | 89.727 | 5,4% | 7,2% | 6º |
7º | MERCEDES-BENZ | 50.789 | 3,1% | 52.570 | 3,2% | -3,4% | 8º |
8º | AUDI | 50.083 | 3,0% | 45.360 | 2,7% | 10,4% | 10º |
9º | BMW | 45.970 | 2,8% | 45.478 | 2,8% | 1,1% | 9º |
10º | HYUNDAI | 45.241 | 2,7% | 34.585 | 2,1% | 30,8% | 14º |
11º | KIA | 44.215 | 2,7% | 39.052 | 2,4% | 13,2% | 13º |
12º | FORD | 43.777 | 2,6% | 55.219 | 3,3% | -20,7% | 7º |
13º | FIAT | 39.914 | 2,4% | 42.360 | 2,6% | -5,8% | 12º |
14º | OPEL | 37.393 | 2,3% | 43.801 | 2,7% | -14,6% | 11º |
15º | SEAT | 30.693 | 1,9% | 26.912 | 1,6% | 14,0% | 17º |
16º | SKODA | 30.399 | 1,8% | 29.875 | 1,8% | 1,8% | 16º |
17º | NISSAN | 26.414 | 1,6% | 32.963 | 2,0% | -19,9% | 15º |
18º | MINI | 25.337 | 1,5% | 21.881 | 1,3% | 15,8% | 19º |
19º | SUZUKI | 22.907 | 1,4% | 19.651 | 1,2% | 16,6% | 20º |
20º | DS | 22.782 | 1,4% | 22.182 | 1,3% | 2,7% | 18º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.659.008 | 100,0% | 1.650.118 | 100,0% | 0,5% | ... |
No ranking de modelos, o Peugeot 208 (88.013) foi tricampeão, mas com vantagem bem menor em relação ao Renault Clio (85.247). Líder entre os SUVs e crossovers, o Peugeot 2008 (75.477) repetiu a 3ª posição de 2020. Preferido no país nos meses de janeiro, junho, julho e agosto, o Dacia Sandero (73.740), reforçado pela nova geração, assegurou a 4ª posição com boa margem sobre o Citroën C3 (65.365).
O bom desempenho da Dacia também garantiu o retorno do Duster (31.058) ao top 10, à frente de um Renault Twingo (29.111) que perdeu quase 1/3 de seus compradores nos últimos 12 meses. Em 8º, o Toyota Yaris (32.299) foi campeão entre modelos de marcas estrangeiras pelo 3º ano consecutivo. O ano foi bom para o Fiat 500 (25.042), que assegurou o 13º lugar com as vendas crescendo acima dos 40%.
Presente entre os 10 primeiros em cinco oportunidades no ano passado, o Tesla Model 3 (24.911) saltou da 64ª para a 14ª posição. Melhor estreante, o Renault Arkana (17.977) – que chegou a ser cotado para o mercado brasileiro – foi o 21º. Destaque também para a versão elétrica do Kwid – por lá comercializado como Dacia Spring -, que encerrou seu 1º ano em 36º, com 11.386 unidades.
POS. | MODELO | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | PEUGEOT 208 II | 88.013 | 5,3% | 92.796 | 5,6% | -5,2% | 1º |
2º | RENAULT CLIO V | 85.247 | 5,1% | 84.031 | 5,1% | 1,4% | 2º |
3º | PEUGEOT 2008 II | 75.477 | 4,5% | 66.698 | 4,0% | 13,2% | 3º |
4º | DACIA SANDERO | 73.740 | 4,4% | 53.354 | 3,2% | 38,2% | 6º |
5º | CITROËN C3 III | 65.365 | 3,9% | 58.547 | 3,5% | 11,6% | 4º |
6º | RENAULT CAPTUR II | 52.596 | 3,2% | 54.597 | 3,3% | -3,7% | 5º |
7º | PEUGEOT 3008 | 50.399 | 3,0% | 45.165 | 2,7% | 11,6% | 7º |
8º | TOYOTA YARIS | 32.299 | 1,9% | 33.455 | 2,0% | -3,5% | 11º |
9º | DACIA DUSTER | 31.058 | 1,9% | 30.260 | 1,8% | 2,6% | 12º |
10º | RENAULT TWINGO III | 29.111 | 1,8% | 43.116 | 2,6% | -32,5% | 8º |
11º | RENAULT MÉGANE IV | 27.952 | 1,7% | 28.980 | 1,8% | -3,5% | 14º |
12º | CITROËN C3 AIRCROSS | 26.666 | 1,6% | 30.165 | 1,8% | -11,6% | 13º |
13º | FIAT 500 | 25.042 | 1,5% | 17.450 | 1,1% | 43,5% | 20º |
14º | TESLA MODEL 3 | 24.911 | 1,5% | 6.477 | 0,4% | 284,6% | 64º |
15º | VW POLO | 23.882 | 1,4% | 21.493 | 1,3% | 11,1% | 17º |
16º | RENAULT ZOE | 23.573 | 1,4% | 37.409 | 2,3% | -37,0% | 9º |
17º | CITROËN C5 AIRCROSS | 21.907 | 1,3% | 26.577 | 1,6% | -17,6% | 15º |
18º | PEUGEOT 5008 II | 21.478 | 1,3% | 20.050 | 1,2% | 7,1% | 18º |
19º | CITROËN C4 III | 19.783 | 1,2% | - | - | - | - |
20º | VW T-ROC | 18.145 | 1,1% | 14.898 | 0,9% | 21,8% | 25º |
21º | RENAULT ARKANA | 17.977 | 1,1% | 0 | 0,0% | - | - |
22º | HYUNDAI TUCSON | 17.755 | 1,1% | 6.606 | 0,4% | 168,8% | 63º |
23º | PEUGEOT 308 II | 17.436 | 1,1% | 36.575 | 2,2% | -52,3% | 10º |
24º | TOYOTA COROLLA | 16.872 | 1,0% | 15.610 | 0,9% | 8,1% | 23º |
25º | FORD PUMA | 16.176 | 1,0% | 15.604 | 0,9% | 3,7% | 24º |
26º | MINI | 16.040 | 1,0% | 14.119 | 0,9% | 13,6% | 28º |
27º | OPEL CORSA | 15.869 | 1,0% | 22.410 | 1,4% | -29,2% | 16º |
28º | TOYOTA C-HR | 14.565 | 0,9% | 14.406 | 0,9% | 1,1% | 27º |
29º | VW T-CROSS | 13.946 | 0,8% | 12.738 | 0,8% | 9,5% | 32º |
30º | MERCEDES CLASSE A | 13.873 | 0,8% | 14.893 | 0,9% | -6,8% | 26º |
31º | VW GOLF | 13.870 | 0,8% | 8.913 | 0,5% | 55,6% | 51º |
32º | TOYOTA AYGO | 13.724 | 0,8% | 13.115 | 0,8% | 4,6% | 31º |
33º | PEUGEOT 108 | 12.939 | 0,8% | 15.833 | 1,0% | -18,3% | 22º |
34º | VW TIGUAN | 12.804 | 0,8% | 11.404 | 0,7% | 12,3% | 37º |
35º | DS DS7 | 12.018 | 0,7% | 11.847 | 0,7% | 1,4% | 35º |
36º | DACIA SPRING | 11.386 | 0,7% | 0 | 0,0% | - | - |
37º | RENAULT KADJAR | 11.338 | 0,7% | 19.679 | 1,2% | -42,4% | 19º |
38º | SUZUKI SWIFT | 11.300 | 0,7% | 10.624 | 0,6% | 6,4% | 39º |
39º | HYUNDAI KONA | 10.997 | 0,7% | 13.314 | 0,8% | -17,4% | 29º |
40º | BMW SÉRIE 1 | 10.123 | 0,6% | 9.644 | 0,6% | 5,0% | 45º |
41º | CITROËN C1 II | 10.061 | 0,6% | 11.997 | 0,7% | -16,1% | 33º |
42º | TOYOTA RAV4 | 9.978 | 0,6% | 8.487 | 0,5% | 17,6% | 54º |
43º | NISSAN JUKE II | 9.740 | 0,6% | 9.012 | 0,5% | 8,1% | 50º |
44º | KIA NIRO | 9.487 | 0,6% | 8.794 | 0,5% | 7,9% | 52º |
45º | DS DS3 CBACK | 9.266 | 0,6% | 10.334 | 0,6% | -10,3% | 40º |
46º | SEAT IBIZA V | 9.173 | 0,6% | 7.090 | 0,4% | 29,4% | 61º |
47º | FORD FIESTA | 8.690 | 0,5% | 16.290 | 1,0% | -46,7% | 21º |
48º | PEUGEOT 508 II | 8.507 | 0,5% | 10.108 | 0,6% | -15,8% | 41º |
49º | BMW X1 | 8.425 | 0,5% | 9.851 | 0,6% | -14,5% | 42º |
50º | FORD KUGA | 8.407 | 0,5% | 5.611 | 0,3% | 49,8% | 73º |
Fontes: CCFA / Marklines / Best Selling Cars Blog